Cartão SUS ganha versão digital - ProDoctor Software
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Aplicativos para médicos e pacientes Tecnologia na Medicina

Cartão SUS ganha versão digital

Lançado recentemente pelo Ministério da Saúde, a versão digital do Cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) possibilitará que usuários de todo o Brasil tenham maior comodidade no atendimento de suas necessidades médicas ao acessar seu Cartão Nacional de Saúde pelo smartphone ou tablet. Identidade do cidadão no Sistema, o novo cartão será utilizado através de um aplicativo para celular ainda em sua versão beta, disponível apenas para o sistema Android. A partir de novembro próximo, o novo Cartão ganhará a versão iOS, da Apple, sendo disponibilizado na Apple Store. Futuramente, a intenção é de que sejam ampliados os serviços da ferramenta, de maneira que o software indique, por exemplo, o serviço de saúde mais próximo e também permita compartilhar informações entre pacientes e médicos.

Para utilizar o modelo digital, o usuário deve baixar o aplicativo, cadastrando-se com o número do cartão SUS e do CPF, além da data de nascimento, endereço e e-mail. De posse do novo Cartão do SUS, os pacientes terão acesso a informações de resultados de exames simples, poderão cadastrar alergias, atualizar dados como o uso de medicamentos contínuos, peso e altura, calcular a massa corpórea e acompanhar de maneira mais fácil e através de gráficos os resultados das últimas medições de pressão e da taxa de glicose no sangue. Além disso, o programa permite que façam o cadastramento de seus contatos pessoais e de telefones de emergência e ainda o tipo sanguíneo e checar se a pessoa é doadora de órgãos.

Segundo o Ministério da Saúde, o Cartão SUS tem como objetivo possibilitar a identificação única de seus usuários em uma espécie de prontuário eletrônico, possibilitando reunir em um só lugar todas as passagens do paciente pela rede pública, que deve prestar atendimento à população, independentemente da apresentação do cartão. Caso o paciente não tenha um número de Cartão SUS, o registro pode ser feito no momento do atendimento.

Detalhes do Cartão SUS

* Seja na versão física ou digital, o Cartão SUS facilita o acesso aos serviços de saúde no Brasil, com a rápida localização dos dados pessoais e histórico clínico do paciente no momento em que busca atendimento. Pode ser acessado em segundos, bastando baixar o aplicativo no smartphone ou tablet. Ao realizar um rápido cadastro, o sistema localizará o cartão.

* Envie seus resultados de exames para sua equipe de saúde. Na aba “Meus exames” do programa, o paciente deverá informar os resultados de exames de Pressão Arterial e Glicose. Via celular ou tablet, sua equipe de saúde poderá acompanhar os resultados.

* As informações conectadas permitem melhorar o atendimento no SUS. No software, o paciente poderá cadastrar suas alergias, medicamentos que faz uso e seus contatos para qualquer emergência. Tais informações são importantes e serão sincronizadas com o e-SUS e outros prontuários eletrônicos, podendo ser bastante útil para sua equipe de saúde no momento do atendimento agendado ou de urgência.

* O Ministério da Saúde recomenda: “Gire o smartphone e seu Cartão SUS está na mão. Quando for a um serviço de saúde, gire seu telefone e lá estará a imagem do seu cartão SUS igualzinha ao cartão físico. Lembre-se de levar um documento com foto”.

Você pode se interessar por