Biomédico comemora dia e amplia espaço no mercado
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Datas Comemorativas da Saúde

Biomédico comemora dia e amplia espaço no mercado

Comemora-se hoje o Dia do Biomédico, um dos principais profissionais que atuam no setor de pesquisas científicas na área da saúde. Com as mudanças que acontecem de forma vertiginosa nos campos da Medicina e da Genética, é uma profissão que cada vez mais ganha notoriedade e visibilidade no mercado de trabalho.

As funções do Biomédico

O Biomédico terá como principal função testar organismos e, por meio de observação, identificar doenças e pesquisar maneiras de curá-las. É o responsável por identificar, classificar e estudar os micro-organismos causadores de enfermidades, pesquisando medicamentos e vacinas. Seu trabalho torna possível o acesso a tratamentos eficazes para o combate e a prevenção de doenças causadas por vírus, bactérias, fungos ou qualquer outro agente.

Dentre suas atribuições estão a coleta, análise, interpretação, emissão e assinatura de laudos e pareceres técnicos. Com sua responsabilidade técnica, deve transmitir os resultados dos exames laboratoriais a outros profissionais, como consultor, ou diretamente aos pacientes, como aconselhador genético. Além disso, está apto para realizar exames que utilizem como técnica a Reação em Cadeia da Polimerase (em inglês Polymerase Chain Reaction – PCR), podendo para tanto assumir a responsabilidade técnica e firmar os respectivos laudos, inclusive a investigação de paternidade por DNA.

Na Genética, projetos como o Genoma, que tem lugar de destaque em todo o planeta, tendo em vista a importância dos benefícios que a descoberta dos códigos do DNA pode trazer para a humanidade, proporcionam uma perspectiva relevante para este profissional.

Indústria farmacêutica e o Biomédico

Não é à toa que a indústria farmacêutica aposta no crescimento do setor, com o Biomédico desempenhando importante papel na pesquisa e na produção dos medicamentos. Um trabalho que poderá realizar tanto em laboratórios de análises clínicas, institutos tecnológicos e de pesquisas, quanto em universidades e escolas.

Para atuar no ramo, o profissional deve possuir um profundo conhecimento sobre o organismo humano e sua organização. Dentre suas áreas principais de atuação estão a microbiologia, a genética e a imunologia e a parte molecular.

Biomedicina e Informática

O casamento da Biomedicina com a Informática descortinou um vasto campo a ser explorado e que tem sido visto como de grande futuro profissional, o da Informática Biomédica. Com seus conhecimentos interdisciplinares de computação e biociências, este profissional está preparado para analisar, projetar e implementar soluções computacionais aplicadas às ciências da vida, especialmente Medicina e Biologia, pronto para interagir com profissionais de áreas médicas e biológicas específicas e de participar de equipes de trabalho interdisciplinares.

O informata biomédico é quem cuida do desenvolvimento de softwares e equipamentos eletrônicos para serem empregados nas áreas da saúde. Sua missão é otimizar as tarefas em hospitais, clínicas, centros de saúde, laboratórios de análises clínicas e núcleos de pesquisa, unindo seus conhecimentos de Ciência da Computação e Ciências Médicas. Ele será o responsável pela criação, aperfeiçoamento e adaptação de equipamentos eletrônicos móveis para a realização de exames, desenvolver e implantar programas para análise de exames laboratoriais e arquivamento de dados sobre os pacientes.

Veja nosso Blog,  a reportagem O informata biomédico.

Você pode se interessar por