Aplicativos para Médicos Gastroenterologistas - Blog ProDoctor Software
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Aplicativos para médicos e pacientes Datas Comemorativas da Saúde

Aplicativos para Médicos Gastroenterologistas

Aplicativos para Médicos Gastroenterologistas

Instituído pela Organização Mundial de Gastroenterologia, comemora-se hoje o Dia Mundial da Saúde Digestiva. Além do objetivo de orientar a população e os profissionais de saúde acerca da importância do diagnóstico correto e precoce dos sintomas e da rapidez e precisão no tratamento das doenças do aparelho digestivo, os especialistas utilizam a data para enfatizar a necessidade de se adotar um estilo de vida mais saudável.

Prevenção

A recomendação marcante é de se adotar uma alimentação equilibrada, a fim de combater os riscos do estilo de vida contemporâneo, marcado pelo sedentarismo e pelo stress, aliados ao consumo de produtos industrializados, gordurosos e açucarados.

Veja aplicativos para motivar e ajudar seus pacientes a terem uma alimentação mais saudável.

Estatísticas

Dados da WGO revelam que de 20% a 40% da população sofra de má digestão ou dispepsia e 12% apresenta sintomas de refluxo gástrico, que podem ser tratados de forma clínica. Já a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBA) afirma que de 16% a 22% dos brasileiros apresentam algum problema de deglutição.

Saúde Digestiva e o câncer

De outro lado, e com consequências mais graves, encontram-se as enfermidades oncológicas, com o Instituto Nacional de Câncer (Inca) alertando que o de estômago é o 3ª mais frequente em homens e o 5º entre as mulheres, com mais de 20 mil casos registrados em 2015. É o segundo tipo que mais mata, (perde apenas para o de pulmão), sendo acompanhando por outros relacionados à digestão, com o colorretal na 3ª posição e o de fígado e pâncreas, respectivamente em 6º e 7º lugares.

Segundo a Federação Brasileira de Gastroenterologia, as enfermidades gastrointestinais mais comuns são a azia, principal sintoma da Doença do Refluxo Gastresofágico (DRGE), a Síndrome do Intestino Irritável (SII), a Constipação Intestinal e a Dispepsia Funcional.

Veja abaixo dois aplicativos para Médicos Gastroenterologistas:

Aplicativos para Médicos Gastroenterologistas

Aplicativos para Médicos Gastroenterologistas

1 – Prescrições Gastroenterologia

Com conteúdo 100% offline, tem como objetivo fornecer prescrições de medicamentos e tratamentos mais usados para cada doença de uma maneira didática e direcionada para o uso cotidiano.

Traz 17 prescrições em Gastroenterologia: Colite Pseudomembranosa, Constipação, Diarreia, Diarreia Infecciosa Aguda, Doença de Crohn, Doença Refluxo Gastroesofágico, Encefalopatia Hepática, Hemorragia Digestiva, Alta Varicosa, Hepatite B, Hepatite C, Hepatopatia Alcoólica, Insuficiência Pancreática Exócrinas, Insuficiência Renal na Cirrose, Pancreatite Aguda, Parasitoses Intestinais, Peritonite Bacteriana Espontânea e Retocolite Ulcerativa. Traz ainda 200 drogas mais utilizadas em Emergência e CTI. Disponibiliza 35 calculadoras médicas.

Pago, disponível para Android.

2 – Calculadora Child-Pugh

App disponível em Espanhol, Inglês, Português, Francês e Alemão, destina-se aos profissionais de saúde.

A classificação de Child-Pugh é usada para avaliar o grau de disfunção do fígado em pacientes com doença hepática. A escala original (Child Turcotte) foi mais tarde modificada para dar origem à escala Child-Pugh. Essa escala foi construída para avaliar o prognóstico de pacientes submetidos à cirurgia e só é aplicável a pacientes com cirrose hepática.

Gratuito, disponível para Android.

Você pode se interessar por