Dia Mundial do Sono - Apps para Médicos e pacientes dormirem melhor
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Datas Comemorativas da Saúde

Dia Mundial do Sono – Aplicativos para Médicos e pacientes dormirem melhor

Dia Mundial do Sono - Aplicativos para Médicos e pacientes dormirem melhor

Comemora-se hoje (15/03) o Dia Mundial do Sono. A iniciativa da Associação Mundial de Medicina do Sono (World Association of Sleep Medicine – WASM) tem como objetivo chamar a atenção para a importância do sono regular diário, a fim de diminuir o fardo de problemas do sono na sociedade com uma prevenção melhor e uma gerência de doenças do sono.

Nos humanos, o ciclo do sono é formado por cinco estágios e dura cerca de 90 minutos (podendo chegar a 120 minutos). Ele repete-se durante quatro ou cinco vezes durante o sono. O sono normal, ou seus distúrbios, estão ligados ao funcionamento cerebral.

Distúrbios

Mas, a insônia também está relacionada com diversos fatores que podem se manifestar em um mesmo paciente. Existem cerca de 70 tipos de distúrbios de sono e os mais comuns são a insônia e a apneia do sono.

Na insônia, a pessoa não consegue dormir em seu período de descanso, o que pode ter como agentes causadores a ansiedade e a depressão. Por outro lado, a pessoa com o distúrbio da apneia tem interrupções intermitentes da respiração durante o sono, diminuindo a oxigenação dos tecidos.

Dicas para ter uma boa noite de sono

  • Desligue o celular e a televisão antes de dormir. A TV, principalmente, pode condicionar o cérebro a se manter desperto.
  • Procure manter uma rotina todas as noites. Por exemplo: ter uma hora certa para ir para a cama. Assim, estará com a mente condicionada para dormir.
  • Não durma de estômago vazio. Mas, evite alimentos de difícil digestão. Fique longe dos carboidratos pesados. Dê preferência para lanches leves como iogurte ou pipoca. E beba algo quente e sem cafeína.
  • Evite fazer exercícios físicos logo antes de ir dormir. Embora possam te cansar e ajudar a cair no sono, o seu sono terá uma qualidade melhor se malhar mais cedo.
  • Além de uma cama com o colchão adequado, o quarto deve estar escuro e silencioso. E com uma temperatura agradável de 23º/24º.
  • O que fazer se acaso perceber que está ansioso ou nervoso, com a mente fervilhando? O conselho é anotar em um papel todos os pensamentos. Só depois vá se deitar.

Doutor, você tem problemas para dormir? Trata pacientes com esse problema? Então, saiba que há uma infinidade de aplicativos disponíveis para ajudar na qualidade do sono. Por exemplo, usando músicas e sons que relaxam, além de monitorar o seu descanso e preparar o seu despertar de uma forma suave.

Dia Mundial do Sono: Aplicativos para médicos e pacientes dormirem melhor

Dia Mundial do Sono - Aplicativos para Médicos e pacientes dormirem melhor2

Abaixo, veja nossa lista de aplicativos para ajudar médicos e pacientes a dormirem melhor:

1 – Sleep Cycle

Este app foi premiado em diversos sites, serviços e na própria App Store, mas não possui versão em Português. Seu principal objetivo é melhorar as noites de sono do usuário.

Durante a noite, passamos por “fases do sono”, que podem alternar em mais profundas e mais leves, ocasionalmente entrando em um estado de sonho chamado “REM”. O smartphone deve permanecer na cama para que o app funcione.

Com a ajuda do acelerômetro, que detecta os movimentos da pessoa, o software identifica quando o sono está em seu estágio leve ou profundo,. Dessa forma, a pessoa será acordada na melhor fase dentro do intervalo que for selecionado.

O Sleep Cycle possui uma biblioteca de melodias para despertar. Além disso, fornece estatísticas e gráficos das noites de sono e permite acrescentar notas sobre hábitos relacionados à noite de sono e ao humor ao acordar.

Disponível para iOS e Android.

2 – Sleep Better

Desenvolvido pela Runtastic, empresa conhecida por aplicativos para gerenciamento de informações de saúde. Funciona mais como um alarme, que varia conforme as atividades diárias da pessoa, calculando o momento em que está com o sono leve para acordá-la.

Exibe em detalhes gráficos e relatórios de desempenho de suas noites de descanso. Além disso, disponibiliza dicas para melhorar sua rotina e traz um complemento que monitora a qualidade dos sonhos.

Quando a pessoa tiver um pesadelo, um sonho neutro ou bom, pode adicionar um número no contador. Isto ajuda a dar resultados mais precisos aos relatórios. O Sleep Better disponibiliza medidas de qualidade do sono da noite anterior e faz comparações entre as noites.

Dessa forma, mostra estimativas de quanto os hábitos podem influenciar na qualidade do sono mediante as informações que receber. Por exemplo: a prática de exercício físico, um dia estressante, comer tarde, consumo de cafeína e álcool.

Aplicativo gratuito, disponível em Português para iOS e Android.

3 – White Nose Relax

Este app traz inúmeras opções de sons da natureza, como por exemplo: chuva, vento, água correndo em riachos e cachoeiras e gorjeio de pássaros. Assim, o usuário pode relaxar e alcançar uma boa noite de sono.

Além disso, o White Nose Relax permite que a pessoa misture os efeitos sonoros, a fim de obter a ambientação adequada para seus ouvidos e sua mente. Também possibilita que a pessoa encontre dezenas de alternativas com outros sons para baixar gratuitamente na loja do software.

Disponível gratuitamente para Android e iOS.

4 – Sleepmaker Rain

Você gosta do barulho da chuva quando está pronto para dormir? Seu efeito apaziguante pode ajudar pessoas com problemas para pegar no sono e este aplicativo disponibiliza diferentes tipos de chuva a fim de se chegar a um relaxamento completo.

O programa é gratuito e está disponível para  iOS.

5 – Sleep Tracker

O aplicativo monitora o seu sono, disponibiliza gráficos de desempenho e cria um ambiente sonoro. Com isso, o usuário poderá vencer a insônia rapidamente.

Para tanto, deverá deixar seu smartphone ao lado do seu travesseiro. No dia seguinte, o app emite um relatório analítico acerca da qualidade da noite de descanso. Dessa forma, ajuda quem deseja criar uma rotina para melhorar a saúde.

Disponível para Windows Phone.

Aproveite o Dia Mundial do Sono e use o auxilio da tecnologia para melhorar o seu sono e de seus pacientes.

Você pode se interessar por