Agenda médica cheia é o desejo de todos os médicos. Vários fatores contribuem para o crescimento de uma clínica/consultório. Desde o primeiro atendimento e o conforto proporcionado pelas instalações físicas até a atenção na sala de espera e a realização da consulta, além da utilização de equipamentos de alta tecnologia.

Tudo isto contribui para envolver as pessoas, fidelizando os pacientes e proporcionando ao estabelecimento criar uma imagem positiva e com potencial para conquistar novos clientes. Com qualidade e ética.

Seu consultório, como vários outros negócios, precisa estar à frente, uma vez que a concorrência na área da saúde é cada vez maior. A seguir, confira alguns tópicos para você começar 2019 com a agenda do consultório cheia.

Dicas para ter a agenda do consultório cheia

1 – Atendimento personalizado

Existe algo mais gratificante do que ser reconhecido e tratado pelo nome quando você vai a uma clínica/consultório? Desde a secretária e colaboradores até o médico! Isto evidencia a importância que o estabelecimento reconhece em cada paciente, lhe conferindo um tratamento humano e deixando claro que dá maior importância às pessoas do que aos números. O tratamento personalizado revela a preocupação da clínica/consultório em proporcionar atenção, qualidade e um estreitamento na relação médico-paciente.

2 – Parceria no tratamento

O estreitamento da relação médico-paciente está na ordem do dia, tornando-se um pressuposto básico saber ouvir. Deixe que o paciente externe todas as suas angústias, preocupações e temores. Não tenha pressa em fazer o diagnóstico, prescrever a receita e encerrar a conversa. Ouça, para depois falar, troque ideias e responda os questionamentos, procurando fazer com que o paciente se sinta especial, tenha confiança em você, acredite e colabore para o sucesso do tratamento.

3 – Fora das consultas

Caso seja requisitado fora dos horários das consultas, demonstre disponibilidade para tirar dúvidas, alimentando uma aproximação, mas também estabelecendo limites para que não haja invasão de privacidade. A tecnologia tem sido um ponto de apoio fundamental para o aprimoramento das relações entre médicos e pacientes. Todavia, esteja atento à utilização das redes sociais e siga sempre os preceitos do Conselho Federal de Medicina. Não se exponha e tampouco seus pacientes.

4 – Marketing digital

Você dispõe de vários canais para expor suas ideias e disseminar seu conhecimento científico, sem exibicionismos e vaidades. A fidelização e a conquista dos pacientes estão ligadas diretamente à sua imagem. Escreva artigos, faça pequenos posts, participe de chats, responda às perguntas dos pacientes e sempre dê dicas para que possam ter uma vida mais saudável. Torne-se uma referência em sua especialidade, pois assim será lembrado para proferir palestras e participar de seminários e demais eventos, sendo obviamente sempre lembrado pela mídia. Uma coisa puxa a outra, podendo canalizar mais pacientes para sua clínica/consultório.

5 – Gestão de qualidade

Um bom software de gestão otimiza suas consultas, proporcionando melhor desempenho em todo o trabalho da clínica/consultório. Uma rotina desenvolvida sem atropelo e erro, com um atendimento rápido e eficiente, possibilita ter um precioso ganho de tempo. Tudo isto reflete na boa imagem pública do empreendimento, com a plena satisfação dos pacientes se transformando assim em propaganda gratuita, que pode atrair novos clientes.

6 – Estabelecimento de parcerias

Sempre que possível, fortaleça o seu relacionamento com os colegas da classe médica, que poderão indicá-lo para algum paciente quando houver necessidade. Também é importante estar em contato com clubes, associações, academias e escolas, por exemplo, que também poderão indicar novos clientes.

7 – Cartão atualizado

Antes de mais nada, não se esqueça de atualizar o seu cartão, procurando fazer algo moderno e atrativo graficamente, com as informações básicas sobre você e seu consultório/clínica. Renove o material impresso e deixe em academias, clubes, escolas e associações.

8 – Recuperando clientes

Dê uma atualizada em sua agenda e veja que desapareceu das consultas. Procure saber se estão bem e qual o motivo do “sumiço”. Sua secretária poderá fazer o contato telefônico ou através de um e-mail devidamente personalizado e bem redigido. Da mesma forma, ofereça descontos, caso a reclamação seja em função do valor da consulta.

14 Técnicas para lotar sua agenda de pacientes

Espaços vazios na sua agenda? Confira nossas dicas e resolva este problema!