Afinal, qual é o diferencial das farmácias americanas?
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Medicamentos e Farmácia

Afinal, qual é o diferencial das farmácias americanas?

Prescrição farmacêutica. O que é permitido?

Além das lojas de departamentos, as farmácias americanas são um atrativo especial, estimulando o consumo com seus produtos que não se encontram no Brasil e que são de alta qualidade, além de oferecerem um atendimento médico de causar inveja pela prontidão e qualidade. Para as mulheres, principalmente, tornaram-se um ponto de encontro e referência, onde podem se deliciar com a infinidade de cosméticos e bugigangas disponíveis nas prateleiras, principalmente das redes da CVS e do Walgreens.

Diversos produtos estão disponíveis nas farmácias americanas, como suplementos vitamínicos e nutrientes, alimentos, refrigerantes, petiscos e sorvetes, produtos de limpeza, artigos de pet shop, além de artigos para limpeza e cuidados especiais com automóveis. Os itens de farmácia são de deixar o consumidor brasileiro de queixo caído, com sua diversidade de marcas e qualidade.

Diferencial das farmácias americanas

Consultório médico

A boa qualidade dos serviços está presente nas duas gigantes: na CVS é conhecido como Minute Clinic e no Walgreens atende pelo nome de Healthcare Clinic. Mas, a finalidade é a mesma, consistindo em consultórios médicos dentro das farmácias, altamente equipados e com médicos qualificados. Além disso, não existe qualquer tipo de exigência com relação à marcação prévia de consulta. Porém, se a pessoa optar por esta forma, poderá entrar no site da própria unidade de farmácia e se cadastrar para receber o atendimento médico.

Atendimentos como: exames, aplicação de vacinas, limpeza de ouvido, remoção e renovação de curativos e avaliação física completa. Com um detalhe importante, para evitar surpresas desagradáveis: o próprio site do estabelecimento disponibiliza uma tabela de preços.

Manipulação de medicamentos

Rapidez e eficiência. Além da avaliação completa, a medicação, caso necessite ser manipulada, esta é preparada de imediato pela equipe farmacêutica. Com a dose e a posologia feitas através de um aplicativo de celular, por exemplo, a dose ideal é calculada com base no peso, idade e altura da pessoa. O medicamento não demora para ficar pronto e pode ser logo adquirido no balcão de atendimento da farmácia.

Walgreens

O Walgreens é uma das mais famosas farmácias americanas. Todavia, a extensão de suas proporções dá-lhe a dimensão de um supermercado, principalmente devido à grande variedade de itens que oferece para o consumidor. Pelos corredores, as ofertas vão de produtos de beleza e higiene pessoal até alimentos, bebidas e artigos para presentes, além de uma infinidade de souvenires e até a revelação de fotos.

Especificamente sobre os medicamentos, não há exigência de receita para aquisição de analgésicos, antitérmicos e antiácidos. Entretanto, para outros remédios, como as pílulas anticoncepcionais, só entregando uma receita para o balconista de plantão.

Além disso, estas lojas, que em sua maioria funcionam 24 horas, sabem cativar o consumidor, oferecendo cartões de desconto e fidelidade, que devem ser apresentados no caixa, quando o cliente for efetuar o pagamento. Os estrangeiros podem requisitar os cartões assim que entram na loja, bastando preencher um formulário para, com o decorrer do tempo e das compras, obter descontos e/ou acumular pontos que depois poderão ser trocados por itens.

Assistência e cuidados de saúde

No Walgreens de Millberry Union a venda de produtos foi deixada de lado, sendo criado o Centro Comunitário de Saúde para o atendimento exclusivo de farmacêuticos. Trata-se de um laboratório para enfrentar as demandas provocadas pelo aumento da população da região e a falta de cuidados primários.

A criação desse novo tipo de farmácia passou a atender o aumento da procura por assistência e aos cuidados de saúde, notadamente nos locais mais carentes. Tornou-se um modelo para outras farmácias comunitárias. A Escola de Farmácia marca presença ao desenvolver e testar programas clínicos, todavia, a abertura da Walgreens na UCSF coincidiu com a promulgação da SB 493, que expande a atuação dos farmacêuticos agora reconhecidos como prestadores de serviços.

CVS Health

Outras das gigantes dos Estados Unidos, a CVS Health é dona, no Brasil, da rede de farmácias Onofre, que em suas 47 lojas em 5 estados do País, e no maior e mais completo e-commerce do ramo, oferece uma grande variedade de medicamentos, vitaminas, produtos de beleza, produtos infantis, geriátricos, higiene, cuidados pessoais e serviços diferenciados. A integração à rede americana aconteceu em fevereiro de 2013.

Você pode se interessar por