Comemora-se hoje, 17 de abril, o ”Dia Internacional da Hemofilia”, data instituída para celebrar o nascimento de Frank Schnabel, fundador da Federação Mundial de Hemofilia. Portador de hemofilia A grave, ele lutou incansavelmente em prol da melhoria da qualidade de vida dos acometidos pela doença. A data representa para a comunidade de hemofílicos e seus familiares um marco na busca pela melhoria da qualidade de vida de todos os hemofílicos do planeta.
Confira a seguir alguns aplicativos destinados a ajudar hemofílicos a manter o controle do tratamento e também auxiliar os médicos especialistas no monitoramento de seus pacientes.
Aplicativos para pacientes com Hemofilia
1 – Hemofilia
Traz referências importantes, informações úteis e resumidas a respeito da hemofilia tipos A e B, leve, moderada e grave, assim como os tratamentos profiláticos, imunotolerância, tratamento sob demanda, tratamentos ortopédicos e a Doença de Von Willebrand, além de inúmeros assuntos correlatos.
Com o Fator Calc é possível calcular, através do peso do hemofílico e do aumento desejado de coagulação, a quantidade exata de fator a ser administrada por infusão.É ideal para ser utilizado pelos profissionais da área, uma vez que agiliza o processo de indicação da medicação.
Bastante prática, uma tabela permite a verificação da dosagem recomendada para cada tipo de sangramento.
Com relação às infusões, o app traz um cadastro prático para o controle, sendo que após uma infusão realizada o aplicativo notificará o hemofílico dentro de 24 a 48 horas lembrando da necessidade de nova infusão.
Aplicativo gratuito, disponível para Android.
2 – Fator Track
Este aplicativo tem como objetivo auxiliar o paciente hemofílico para ter um melhor controle da enfermidade. Trata-se de um diário simples, mas abrangente e personalizável, para as pessoas com hemofilia A, proporcionando um histórico eficiente das infusões.
O aplicativo também registra alterações nas dosagens e controle das aplicações, além de permitir a transferência das informações via e-mail para o médico. É importante destacar que o app também é adaptável a qualquer tipo de regime terapêutico com o Factor VIII: profilático, ajudando a lembrar quando fazer a infusão, e registrar o tratamento por demanda. Ainda permite recordar os episódios de sangramento e infusão.
Aplicativos gratuito, disponível para IOS
3 – Siat Hemofilia
Este programa foi idealizado para que os portadores da hemofilia possam manter o controle de seu tratamento e de sua saúde, além de promover uma permanente interação com o seu médico. Após instalar o aplicativo, o usuário deverá definir o pré-tratamento por parte do especialista.
Funções disponíveis: relato das infusões de fator de forma rápida e fácil, contato com o seu médico através de bate-papo exclusivo, mensagens e chamadas, lembretes e dicas para tornar o processamento mais fácil, arquivamento das suas atividades e acesso às suas métricas e medições a partir da plataforma web, além de gerar instantaneamente relatórios de eventos e infusões sob demanda com o seu médico.
O médico especialista está habilitado a receber a profilaxia ou atrasos em eventos de informação de seus pacientes em tempo real, além de ter a rastreabilidade detalhada do tratamento de cada um dos enfermos, podendo entrar em contato com eles a partir da aplicação através de chat ou mensagens.
4 – MicroHealth Hemofilia
Software destinado às pessoas com hemofilia ou outro distúrbio de sangramento, cuja função é ajudá-las no controle de sua condição, possibilitando o compartilhamento das informações com sua equipe médica e de cuidados.
Após baixar o aplicativo, o usuário escolherá o seu tratamento da hemofilia, passando a receber lembretes personalizados. O app permite acompanhar as infusões e sangramentos, realizando acompanhamento, com imagens e números de lote em qualquer lugar.
Aplicativo gratuito, disponível para Android.