“Física médica” é um dos termos buscados quando o assunto é medicina, mas geralmente existe dúvida sobre o que é essa profissão.
Sim, física médica é uma profissão da área da Saúde e aborda os temas da Física Clássica, Moderna e Contemporânea, com foco teórico-experimental, além de Anatomia, Fisiologia e Biofísica. É a área que se dedica a conectar Física e Medicina para garantir diagnóstico e terapia adequados às pessoas.
As áreas mais importantes da designada física médica são a radioterapia, medicina nuclear e a radiologia ou radiodiagnóstico, sendo que todas elas envolvem o manuseamento de equipamentos complexos, lidando com radiação ionizante.
Cabe ao profissional da física médica garantir que o paciente garantir a administração da radiação ao paciente de forma segura e efetiva. Dessa forma, o papel do Físico (a) Médico (a) tem grande impacto nas rotinas da Saúde.
A formação do Físico (a) Médico (a)
Sendo uma área multidisciplinar, o curso de físcia médica precisa reunir conhecimentos múltiplos, unindo física comum e das áreas de biologia e química e medicina. Além disso, conhecimentos de computação e matemática também são importantes, uma vez que esse profissional irá lidar com equipamentos e softwares complexos de radiologia.
Opções de curso
Exstem diversas universidades e faculdades com a opção de curso de física médica algumas delas são:
Conheça a história da Física Médica
A física médica foi criada a partir da utilização de raios-X e radioatividade na terapêutica e diagnóstico médica. Na década de 50 médicos e profissionais de física médica já atuavam em conjunto.
Nas décadas de 60 e 70 foram criadas legislações que estabeleceram a presença deste profissional em algumas áreas médicas, como por exemplo em radioterapia e medicina nuclear.
No Brasil, esta área foi melhor estruturada com a criação em 1969 da Associação Brasileira de Física Médica (ABFM).
Atividades do profissional da físico médico
A área de atuação profissional é ampla, podendo atuar principalmente nas áreas de radiologia diagnóstica e intervencionista, medicina nuclear, radioterapia, proteção radiológica, metrologia das radiações, biomagnetismo, radiobiologia, processamento de sinais e imagens biomédicas.. Algumas das atividades do físico (a) médica são:
- calibração e avaliação de aparelhos que trabalham com radiação;
- proteção radiológica;
- consultoria na aquisição de equipamentos;
- pesquisa.
Mercado de trabalho do Físico (a) Médico (a)
Os (as) físicos (as) médicos (as) podem atuar no planejamento radioterápico, na garantida de que os equipamentos estejam funcionando de maneira correta e na proteção dos pacientes.
Além disso, o profissional também pode desenvolver pesquisas nas áreas de física médica, nanociências, novos materiais, instrumentação, energias renováveis e geofísica.
Outra opção são os concursos públicos.
Se você é da área da Saúde e tem interesse em concursos públicos da área, confira nosso conteúdo sobre concursos públicos para médicos aqui