3 sites para os médicos se manterem atualizados - Blog ProDoctor
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Entretenimento

3 sites para os médicos se manterem atualizados

O que é prescrição médica?

A prática da Medicina requer atualização constante e é preciso estar antenado com o que vai pelo planeta em termos de discussões, descobertas e avanços consolidados. Além disso, o profissional precisa ter conhecimento da base institucional a que está subordinado e manter permanente procura de intercâmbio com colegas, a fim de sanar suas dúvidas e se desenvolver na especialidade que escolheu.

Para facilitar sua busca no vasto labirinto da internet, selecionamos 3 sites para os médicos se manterem atualizados.

3 sites para os médicos se manterem atualizados

1 – Conselho Federal de Medicina

A página do Conselho Federal de Medicina (CFM) é bastante completa, sendo atualizada diariamente e reconhecida como uma importante fonte para médicos, estudantes, demais profissionais da área de Saúde e, por sua confiabilidade, de toda a Imprensa. O site traz informações detalhadas de sua organização institucional, com nomes de diretores e conselheiros, incluindo organograma, normas e Conselhos Regionais.

Os Serviços de Busca do portal contemplam a procura pelo nome de profissionais, em todas as unidades da Federação e por especialidades, e também a busca por prestadores de serviços em saúde que estão devidamente inscritos nos Conselhos Regionais de Medicina (CRMs). Estão incluídos neste rol ambulatórios, clínicas, consultórios, casas de repouso e hospitais.

Atento à realidade, o CFM disponibiliza informações acerca de todos os fatos importantes que afetam o dia a dia da população brasileira na área médica. O site traz sua palavra oficial através do presidente do CFM, Carlos Vital Tavares Corrêa Lima, e um espaço aberto e democrático para artigos assinados por médicos, cujos comentários e opiniões não expressam, necessariamente, o entendimento da entidade.

Também detalha informes técnicos e de comissões da instituição. Da mesma forma, os julgamentos das Câmaras do Tribunal Superior de Ética Médica do CFM e os textos integrais de pareceres, resoluções e recomendações aprovados. Além de disponibilizar, na íntegra, o documento Demografia Médica no Brasil 2018, pesquisa coordenada pelo Prof. Dr. Mário Scheffer, do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – FMUSP.

Clique aqui para acessar o site do Conselho Federal de Medicina.

Mídia Digital

O Conselho Federal de Medicina coloca ao alcance dos profissionais várias publicações em mídia digital, que podem ser acessadas via internet, por tablet ou smartphone. A página disponibiliza publicações especialmente preparadas para os médicos e todos aqueles que se interessam por diversos temas, como Legislação, Bioética e Gestão em Saúde.

O acervo digital é composto pelo Jornal Medicina, Revista Bioética, Revista Medicina CFM, Informe Comsu, Informe Pró-SUS, Normas de Exercício Profissional, Gestão em Saúde – Trabalho e Ensino Médico, Manuais, Protocolos e Cartilhas, Ética Médica e Bioética, que podem ser acessados gratuitamente através do aplicativo disponível na App Store.

2 – Medscape

Em todo o mundo, o site Medscape se firmou como principal fonte confiável online para médicos e profissionais de saúde. Este portal traz as últimas informações sobre Medicina, divulgando as perspectivas de especialistas, notícias essenciais sobre medicamentos e doenças e conteúdos especialmente recomendados, além de opiniões abalizadas de especialistas sobre temas polêmicos.

Além disso, disponibiliza rico material de Educação Médica Continuada, abordando temas como a prevenção da dengue na América Latina. Também traz extensa cobertura sobre importantes congressos que são realizados em todo o mundo, com suas principais resoluções e descobertas.

Sua versão em língua portuguesa permite acesso aos mais recentes avanços na literatura médica, aos informes das agências reguladoras e às novidades apresentadas em mais de 200 congressos médicos em todo o planeta.

Clique aqui para acessar o site do Medscape.

Aplicativos

Medpulse – Software que traz as informações mais recentes sobre as especialidades e a Medicina de uma maneira geral. Também em inglês, disponível para iPhone e iPad.

Educação Continuada – Disponível em inglês, apenas para Android, permite ao médico acompanhar seu desenvolvimento pessoal, em qualquer lugar, a qualquer hora.

3 – ProDoctor Software

O Blog da ProDoctor caracteriza-se por trazer importantes matérias abordando não somente temas da Medicina e da área da Saúde, mas também referentes aos avanços tecnológicos para todo o setor. Além de enfocar todas as especialidades médicas, traz notícias acerca de medicamentos, descobertas científicas e aplicativos que podem ser utilizados tanto pelos médicos quanto pelos pacientes. Ainda traz inúmeras dicas para os profissionais que estão iniciando a carreira e para aqueles que estão no mercado há algum tempo.

É abordado também temas como: como escolher a secretária, importância de se informatizar o consultório/clínica e as diversas formas de melhorar o ambiente para proporcionar tranquilidade e bem estar aos pacientes.

A ProDoctor Software é uma empresa com larga experiência na área de Saúde e que há 25 anos acompanha as últimas inovações da Tecnologia. Seus softwares médicos de gestão são: ProDoctor Cloud Consultórios destinado exclusivamente para consultórios, ProDoctor Corp para clínicas médicas e policlínicas e o ProDoctor Plus para informatizar consultórios e pequenas clínicas. Todos concebidos utilizando os mais modernos recursos existentes no mercado, com suas funcionalidades aperfeiçoadas a cada nova versão e sempre procurando se adequar às necessidades dos usuários.

Você pode se interessar por