Dia Nacional da Saúde e Nutrição - Blog ProDoctor
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Datas Comemorativas da Saúde

Dia Nacional da Saúde e Nutrição

Dia Nacional da Saúde e Nutrição

Comemorado hoje, 31 de março, o Dia Nacional da Saúde e Nutrição faz alerta aos profissionais e instituições da área para a importância de um olhar atento para a própria saúde.  O intuito é voltar os olhos para um consumo cada vez mais saudável e consciente. Aderir a esse estilo é se alimentar menos de industrializados e aderir mais aos naturais garantindo maior sanidade para o corpo e a alma.

Segundo uma pesquisa do Ministério da Saúde, o número de pessoas com índice de massa corporal (IMC), a partir de 30, aumentou muito nos últimos 10 anos. A população brasileira possui um alto índice de obesidade. De acordo com a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), de 2017, quase 1 em cada 5 (18,9%) são obesos. Mais da metade da população nas capitais brasileiras (54%) estão com excesso de peso.

Em contrapartida,  o consumo regular de frutas e hortaliças cresceu 4,8% (de 2008 a 2017), a prática de atividade física no tempo livre aumentou 24,1% (de 2009 a 2017) e o consumo de refrigerantes e bebidas açucaradas caiu 52,8% (de 2007 a 2017). Mesmo com fatores e estatísiticas evoluindo nos padrões de uma vida saudável, cresceu também a quantidade de hipertensos e diabéticos.

Comer é um ato político

Até um tempo atrás, a forma como alimentávamos não definiam nossas posições e nosso estilo de vida. Comida, hoje, deixou de ser apenas matéria-prima e passou a representar os ideiais e a personalidade de cada um. Carregada de símbolos e bandeiras, a forma de ingerir alimentos passou a representar posições éticas, políticas e ativistas pelo mundo.

Atualmente, a existência e a presença de várias tribos faz com que seja possível se encaixar em um determinado grupo e assim seja refletido e repensado a forma como estamos ingerindo os alimentos. O conceito de cada tribo é levantar questões onde a porção no seu prato contribua de forma positiva para o mundo, buscando um planeta mais sustentável, ético e responsável.

Correntes, conversas e ideias sobre alimentação já são pautas! O movimento “clean label”, é uma delas pregando que para o alimento ser mais saudável ele deve conter menos ingredientes. Levantando a bandeira da sustentabilidade e da melhor qualidade de vida, a ideia central defende que é melhor comer alimentos produzidos localmente, sem defensivos agrícolas (orgânicos) e cultivados naturalmente. O discurso se baseia na defesa do pequeno produtor e na valorização da agricultura familiar.

Além desse movimento, os números são cada vez mais crescentes para grupos adeptos e que procuram a uma alimentação sustentável.

 Leia também: Quando descobri que comer é um ato político?

Dia Nacional da Saúde e Nutrição: Dicas para adotar no dia a dia

  • Fazer de alimentos ‘in natura’ ou minimamente processados a base da alimentação;
  • Utilizar óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades ao temperar e cozinhar alimentos e criar preparações culinárias;
  • Limitar o consumo de alimentos processados;
  • Evitar o consumo de alimentos ultraprocessados;
  • Comer com regularidade e atenção, em ambientes apropriados e, sempre que possível, com companhia;
  • Fazer compras em locais que oferecem variedades de alimentos ‘in natura’ ou minimamente processados;
  • Desenvolver, exercitar e partilhar habilidades culinárias;
  • Planejar o uso do tempo para dar à alimentação o espaço que ela merece;
  • Dar preferência, quando fora de casa, aos locais que servem refeições feitas na hora;
  • Ser crítico quanto a informações, orientações e mensagens sobre alimentação veiculadas em propagandas comerciais;

Levar adiante a prática de uma alimentação saudável, todos os dias, é a melhor forma de assegurar o bem-estar geral do corpo e da mente!

Dia Nacional da Saúde e Nutrição: Aplicativos que ajudam na busca de uma melhor qualidade de vida

1 – Alimentação Saudável

Dia Nacional da Saúde e Nutrição: Aplicativos que ajudam a ter uma alimentação saudável

  • My Fitness Pal – Este software traz informações nutricionais e calóricas dos alimentos, disponibilizando ferramentas com conteúdos diversos que permitem fazer o controle do peso e a manutenção da forma. O My Fitness Pal está disponível para Android e iOS, em português e gratuito.
  • Tecno Nutri Disponível para Android e iOS, este programa estabelece um perfil conforme o IMC do paciente. A partir daí, o TecnoNutri estabelece a quantidade de calorias que o indivíduo necessita consumir a cada dia e também faz todo o acompanhamento dos nutrientes de cada alimento absorvido.
  • Minhas Receitas Light – Semelhante a um “caderno de receitas”, está disponível gratuitamente para download na AppStore e no Google Play. O aplicativos disponibiliza opções de pratos doces e salgados com poucas calorias, permitindo que sejam compartilhados com as amigas através de e-mail.

2 – Praticar exercícios físicos

Dia Nacional da Saúde e Nutrição: Aplicativos que ajudam a Praticar exercícios físicos

  • All-in fitness Considerado bastante completo, este app disponibiliza mais de 1200 exercícios e apresenta um vídeo explicativo sobre a forma como devem ser executados. O All-in fitness disponibiliza ainda dicas importantes de como se alimentar corretamente, traz um contador de calorias e uma ferramenta que calcula o Índice de Massa Corporal do usuário.
  • FitSatr O FitStar se apresenta como um app para treino pessoal, com o foco em exercícios personalizados, que acompanham as características físicas do usuário. Depois que este insere seus dados, é submetido a um teste de aptidão, para que seja criada para ele uma rotina de atividades personalizada, podendo desbloquear para realizar novos treinos.
  • Pact Embora esteja disponível para usuários brasileiros, para iOS e Android, está sem tradução para a língua portuguesa, o que faz com que tenha restringido seu alcance. Não só utiliza o recurso da recompensa, como também aprofunda sua estratégia de marketing. Além de estimular a assiduidade nas atividades e de recompensar pela dieta mais saudável a ser seguida, o Pact ainda penaliza aqueles que não cumprirem a meta semanal estipulada, fazendo-os pagar pela meta que não foi alcançada.

3 – Estimular a ingestão de água

Dia Nacional da Saúde e Nutrição: Aplicativos que lembra de beber agua

  • Hydro beba água – Hydro beba água é um aplicativo gratuito para Android e iOS que ajuda a pessoa a controlar a ingestão de água durante os dias. O aplicativo calcula, de forma personalizada, a quantidade de água que o usuário deve beber diariamente e emite alertas de tempos em tempos lembrando-o de beber água para atingir a meta. Permite ainda que sejam realizadas estatísticas e registros de atividades.

4 – Parar de fumar

Dia Nacional da Saúde e Nutrição: Aplicativos que ajudam a parar de fumar

  • QuitNow! – É considerado a ferramenta mais completa disponível no mercado para quem deseja parar de fumar. Disponibiliza, em tempo real, estatísticas específicas sobre quanto tempo a pessoa fumou pela última vez, mostrando a quantidade de cigarros não fumados e o tempo salvo. O QuitNow! permite saber quanto dinheiro poupou e quais são as repercussões no seu corpo. Também permite que uma rede de usuários troque informações e um ajude o outro conversando entre si, obtendo apoio, dicas e truques de outras pessoas, sempre no seu próprio idioma (são mais de 40 opções). Disponível para Android, iOS, e no Facebook.
  • Zero Cigarro – Calcado em evidências científicas, o Aplicativo Zero Cigarro é uma ferramenta efetiva para o tratamento do tabagismo e de apoio a cuidadores (familiares e amigos de tabagistas). Segundo seus desenvolvedores, foi construído a partir de estudos internacionais sobre ‘m-cessation’, das principais técnicas para cessação do tabagismo e da experiência de especialistas no tratamento da dependência química. O programa ajuda o usuário a se preparar para deixar de fumar, até chegar a Zero Cigarro, e a prevenir recaídas. (Android) (iOS).

5 – Controlar e Diabetes

Dia Nacional da Saúde e Nutrição: Aplicativos que ajudam a controlar o Diabetes

  • GlicoCare Totalmente gratuito, é o primeiro aplicativo em Português voltado para o acompanhamento do Diabetes. Ele permite que o usuário acompanhe as medidas de glicose, disponibilizando acesso a dicas de saúde e possibilitando a programação de lembretes e atividades físicas, além de realizar anotações diárias. Está disponível gratuitamente para download na AppStore.
  • GlicOnLine Este software resulta de mais de 10 anos de pesquisa em Telemedicina e Diabetes e está disponível gratuitamente para download no Google Play. É reconhecido internacionalmente por promover um bom controle glicêmico em portadores de diabetes, beneficiando todas as pessoas que têm a doença dos tipos 1 e 2, em todas as fases, em especial aquelas com mais dificuldade em seguir o tratamento diário. O app automatiza todos os cálculos e anotações do tratamento, disponibilizando os dados em gráficos e tabelas em prontuário na Internet, que pode ser compartilhado com o médico e a nutricionista. Para maiores informações, acesse o site.
  • Gluci-Chek Com este app, disponível gratuitamente para download na AppStore e no Google Play, os diabéticos podem controlar os níveis de açúcar via smartphone. O dispositivo disponibiliza o registro dos eventos ligados ao cotidiano dos pacientes, como hipoglicemia e atividade física, além de permitir fazer contas, em instantes, da quantidade de glucídios (açúcares, carboidratos e sacarídeos) de centenas de alimentos e misturas. As tabelas nutricionais podem ser consultadas com agilidade, com uma simples barra de pesquisa. Permite ao usuário escrever a porção consumida para realizar o cálculo, além de combinar pratos conforme seus valores nutritivos.

Você pode se interessar por