Materiais de apoio para médicos são itens indispensáveis para a permanente atualização do profissional. Representam o quanto é verdade aquela máxima, tantas vezes repetida na faculdade de Medicina, de que você, estudante, nunca deixaria de estudar, depois de formado. Estar em dia com os avanços da Medicina, no campo científico, com o acompanhamento das inovações tecnológicas como seu braço direito do trabalho diário, é uma obrigação para que você se mantenha no topo da profissão.
Diante dessa realidade, a ProDoctor Software elaborou este post com o intuito de ajudá-lo a se manter atualizado com algumas dicas importantes. Em nosso Blog, você encontra o estímulo para que possa desenvolver suas próprias buscas, a fim de aprofundar seus conhecimentos.
A seguir, você confere os seguintes tópicos:
Robótica
Materiais de Apoio para Médicos de Emergência
Materiais de Apoio para Médicos sobre a Doença de Chagas
Materiais de Apoio para Médicos sobre Doenças Infecciosas e Parasitárias
Guia para trabalhadores médicos
Guia Prático Prevenção do Colo do Útero
Materiais de Apoio para Médicos Pediatras
Medicamentos – Software de Referência fácil e prático para prescrever
Materiais de Apoio para Médicos – Consulta do CID-10 – CID
Robótica
Em 2020 foram realizadas mais de 14 mil cirurgias com o auxílio de robôs, número considerado ainda pequeno diante do total de operações realizadas no Brasil. Contudo, já naquele ano foi detectada sua importância e a expectativa de crescimento no setor. A Robótica é uma das grandes tendências da Saúde em 2022, tendo como principais especialidades a Ginecologia e a Urologia.
Seu alcance, porém, abrange todas as especialidades. Nesse sentido, pesquisadores da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da Universidade de São Paulo desenvolvem um robô que será utilizado em cirurgias realizadas em crianças que sofrem de epilepsia, um dos problemas neurológicos mais frequentes na infância.
O robô vai auxiliar os médicos a colocarem os eletrodos no crânio dos pacientes, com o intuito de monitorar o cérebro durante uma crise, fornecendo dados precisos aos profissionais. Com a tecnologia, a operação se tornará muito mais segura, rápida e eficiente do que as que atualmente são realizadas.
A partir de imagens em 3D do cérebro do paciente recebidas online, a máquina permitirá aos médicos interpretar e calcular os locais exatos para a colocação dos eletrodos, posicionando uma ferramenta tubular na cabeça da criança para que a equipe médica coloque os sensores.
Engenheiro, professor da EESC e coordenador do grupo, Glauco Caurin, afirma que “o robô conta com câmeras e sensores de distância. Um sistema de Inteligência Artificial analisa as imagens, os dados captados e mapeia os pontos para inserir os eletrodos. O médico vai ter um guia. Não tem erro. É mais segurança para as crianças que passam por esse tipo de procedimento”.
Materiais de Apoio para Médicos de Emergência
O “Guia Prático de Emergências Clínicas” é um livro de consulta rápida. E que tem grande importância como material de apoio para o trabalho diário dos profissionais de Saúde. Foi desenvolvido por médicos assistentes e residentes que atuam nos plantões da Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP), no estado de São Paulo. Destina-se aos emergencistas, socorristas, intensivistas, clínicos, residentes em emergências médicas e profissionais que atuam em Medicina Intensiva e Clínica Médica.
Esse material de apoio teve a participação de quatro editores e 37 colaboradores que são médicos residentes da Unidade de Emergência do HCFMRP. A objetividade das informações contidas em seus 14 capítulos permitem o manejo nas condições emergenciais. Além disso, sua linguagem é objetiva, concisa, linear e inteligente para ser utilizado como guia para a prática da Medicina de Emergência.
A obra, de autoria coletiva, foi editado pelo professor Antônio e Carlos Henrique Miranda, ambos da FMRP; e pelos médicos Carla Marchini Dias da Silva e Daniel Ossamu Goldschmidt Kiminami, ambos da Unidade de Emergência do HCFMRP.
A ferramenta perfeita para simplificar a sua rotina
Conheça as soluções em gestão médica da ProDoctor e tenha mais segurança, organização e tempo para investir no seu paciente.
Materiais de Apoio para Médicos sobre a Doença de Chagas
Em janeiro de 2019, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) publicou novas diretrizes para o diagnóstico e o tratamento clínico da Doença de Chagas. Trata-se de uma infecção parasitária que atinge mais de 6 milhões de pessoas em países das Américas. Como os profissionais de Saúde da região trabalham com poucas informações e capacitação mínima, o Guia tem como proposta fortalecer as capacidades desses profissionais.
Conforme acentua a OPAS, escritório regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) na região, a aposta desse material de apoio é proporcionar aos médicos condições de diagnosticar e tratar a Doença de Chagas de maneira ágil, oportuna e adequada, incluindo o manejo clínico integral.
Ao adotar procedimentos mais claros e padronizados, a meta é melhorar o atendimento e o tratamento, proporcionando, por conseguinte, a melhoria da saúde não apenas dos pacientes, como também de suas famílias e das comunidades. O documento foi criado por especialistas de renome e baseado em evidências avaliadas com a metodologia GRADE (Grading of Recommendations Assessment, Development and Evaluation).
O Comitê Consultivo Nacional orienta os trabalhos, liderados pela Biblioteca de Ciências Biomédicas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz – Instituto de Comunicação, Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT). Tem como intuito “promover a operação cooperativa e descentralizada da rede de fontes de informação científica e técnica em Doenças Infecto Parasitárias, visando proporcionar o acesso equitativo e estimular o uso da informação científica e técnica atualizada e relevante reunida na BVS, relacionadas à DIP no país”.
Além disso, tem como meta a integração das fontes de informação, “definindo critérios de seleção, análise e disseminação da informação científica e técnica relevante, articulando instituições envolvidas com o tema”.
Seu objetivo é acompanhar a evolução da situação dos médicos em seu trabalho diário, prestando todo o apoio no esclarecimento de qualquer dúvida acerca de seus direitos como trabalhador.
Em sua terceira versão, por exemplo, incluiu uma minuta de declaração de recusa de exercício de funções por falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Além dessa abordagem, o Guia orienta como proceder na falta desses Equipamentos, levantando questionamentos sobre a suspensão de atividades letivas e não letivas, a mobilização para o serviço ou prontidão e a mobilidade.
Também apresenta informações específicas para os médicos aposentados e sobre férias.
Veja também sobre Doenças Relacionadas ao Trabalho, um material elaborado pelo Ministério da Saúde do Brasil e pela Organização Pan-Americana de Saúde/Brasil, contendo um Manual de Procedimentos para os Serviços de Saúde.
Guia Prático Prevenção do Colo do Útero
A cada 26 de março é comemorado o Dia Mundial de Prevenção do Câncer do Colo do Útero. Em 2022, a Fundação do Câncer lançou o Guia Prático Prevenção do Câncer de Colo do Útero – Orientações para Profissionais de Saúde, com o intuito de aumentar a adesão às recomendações para a vacinação contra o HPV (sigla em inglês para Papilomavirus Humano) e o rastreamento da enfermidade. O Guia traz orientações sobre a moléstia, a fim de capacitar médicos e profissionais que trabalham na Atenção Básica de Saúde, como enfermeiros, técnicos e agentes comunitários.
Materiais de Apoio para Médicos Pediatras
A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) elaborou um manual com o objetivo de orientar os médicos Pediatras sobre como atuar nos casos de crianças que não se identificam com o seu gênero biológico, a chamada disforia de gênero. Essa é uma condição marcada pelo descompasso entre o sexo biológico e a identidade de gênero. Em sua página, a SBP expressa que:
“Em função da atualização das regras de atendimento médico para as pessoas com incongruência de gênero, estabelecida pela Resolução nº 2.265/2019 do Conselho Federal de Medicina (CFM), a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) publicou uma edição revisada do Guia Prático de Atualização sobre Disforia de Gênero, lançado pela entidade em 2017. No documento, a SBP complementa as orientações para o correto atendimento e encaminhamento desses pacientes, tendo como base as mudanças descritas na norma do CFM”.
O Guia tem uma linguagem clara e acessível, facilitando a compreensão mesmo para as pessoas que não trabalham na área da Saúde. Também é importante ressaltar a cuidadosa preocupação na abordagem do tema, com o objetivo de não colocar a disforia de gênero como uma doença, mas como um diagnóstico clínico que precisa ser devidamente acompanhado.
Medicamentos – Software de Referência fácil e prático para prescrever
Criado pela ProDoctor Software em 2017, o ProDoctor Medicamentos tem em seu modelo colaborativo o grande atrativo, com a união perfeita entre a interatividade e a informação. Destinado aos profissionais e estudantes da área de Saúde como um substituto do modelo impresso do Dicionário de Especialidades Farmacêuticas (DEF), o app possui nove mil bulas e é uma referência no mercado, conforme atesta a marca de 800 mil downloads.
O Medicamentos permite que médicos, enfermeiros, farmacêuticos e tantos outros profissionais de Saúde tenham acesso de forma fácil, rápida e segura aos conteúdos muito utilizados no dia a dia desses profissionais. Além disso, oferece outras informações que não se restringem somente às bulas dos medicamentos. Como, por exemplo, a intercambialidade entre medicamentos de referência, similares e genéricos, algo tão necessário na rotina de trabalho de muitos profissionais
O software possui algumas funcionalidades que permitem uma interação mais próxima entre os usuários e a equipe responsável pelo desenvolvimento, manutenção e as farmacêuticas responsáveis pela atualização permanente do aplicativo.
Por exemplo: solicitar a inclusão de um novo medicamento, pedir a revisão do conteúdo de algum item cadastrado e enviar dúvidas, sugestões e elogios através de e-mail do SAC.
Materiais de Apoio para Médicos – Consulta do CID-10 – CID
O CID-10 designa oficialmente a Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde, um termo muito frequente dentro da área da Saúde. Desenvolvido em 2013, o aplicativo gratuito ProDoctor CID atende não só médicos, mas também farmacêuticos e demais profissionais da Saúde, possibilitando acessar toda a Classificação Internacional de Doenças em qualquer lugar e sempre que precisar.
O aplicativo de consulta do CID-10 apresenta um design moderno e é fácil de manusear. permite pesquisar, fazer anotações e favoritar os mais utilizados.
Além disso, acompanha as últimas tecnologias lançadas no mercado e, nos dispositivos Apple, disponibiliza o recurso 3D Touch. Foi desenvolvido especialmente para cada plataforma: iOS e Android, funcionando perfeitamente em smartphones e tablets.
Para conhecer melhor o app, que é gratuito e está disponível para Android e iOS (iPad e iPhone), baixe agora e faça sua consulta à CID-10!