Medicina e Saúde

Concursos públicos para médicos: como funcionam? Vale a pena?

Em inúmeras profissões, o sonho da estabilidade com um emprego no serviço público cresce cada vez mais. Principalmente em um cenário onde o Brasil convive com uma alta taxa de desemprego.

Na Medicina não é diferente. Sejam pessoas recém-formadas, experientes no mercado ou então quem está à beira de receber o diploma. Estes últimos, por exemplo, convivendo antecipadamente com o drama da acirrada competição no mercado. 

Porém, para alcançar uma vaga em qualquer opção, é necessário estudar, dedicando-se aos livros e abdicando muitas vezes do lazer. Muitos estão de olho nos concursos públicos para médicos, já que o serviço público é um dos maiores empregadores no ramo da Medicina no País. O setor emprega aproximadamente 215 mil profissionais na rede pública de atendimento.

Além destes 53,75% do total dos médicos atuando no SUS, existem algumas alternativas de contratação temporária (sem concurso público).

Programa Mais Médicos

O Programa Mais Médicos (PMM), do Governo Federal, por sua vez, oferece oportunidades temporárias de até três anos nas regiões onde existe carência destes profissionais. Confira aqui o Edital Nº 12, de 27 de novembro de 2017 (Adesão de médicos ao Projeto Mais Médicos para o Brasil).

Especialidades médicas mais visadas

As especialidades com a maior quantidade de profissionais no Brasil são:

  • Pediatria
  • Ginecologia e Obstetrícia
  • Cirurgia Geral
  • Clínica Médica
  • Anestesiologia
  • Medicina do Trabalho
  • Cardiologia
  • Ortopedia e Traumatologia
  • Oftalmologia
  • Radiologia
  • Diagnóstico por Imagem

Benefícios dos Cargos Públicos para os Médicos

Estabilidade e segurança significam garantia e tranquilidade para os profissionais concursados.

Além disso, os salários oferecidos geralmente são superiores aos encontrados no mercado e seus benefícios também são mais interessantes, visto que os médicos que trabalham em instituições públicas têm direito a férias remuneradas, 13º salário, aposentadoria integral e outras vantagens que praticamente inexistem para o profissional na iniciativa privada.

Alguns Concursos Públicos para Médicos

Existem inúmeras oportunidades em cargos públicos para os médicos e os concursos oferecem salários que vão de R$ 1.200 a R$ 20.000, distribuídos em todas as regiões do Brasil.

Rede SARAH

A Rede SARAH, com hospitais de reabilitação, é considerada uma boa opção para seguir carreira na Medicina. O trabalho é regulamentado pela Consolidação das Leis do Trabalho.

A renomada instituição é vista, também, como excelente local para que o médico desenvolva seus conhecimentos e seu trabalho, além do crescimento pessoal.

Ebserh

Outro concurso público bastante procurado é o da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que acena com salários considerados razoáveis para os médicos que desejam trabalhar em hospitais universitários federais.

É importante frisar que, apesar de a remuneração não ser um grande atrativo, o concurso contempla os objetivos de quem deseja estar ligado aos hospitais-escola e ter o ensino da Medicina no seu cotidiano.

INSS

Além destes, entrar para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é um sonho para muitos, com o detalhe de que abrange conhecimentos e atividades mais voltados para a Medicina do Trabalho, ainda que não exija especialidade. Para obter detalhes acerca dos concursos previstos para 2018, clique aqui .

Alternativa muito bem vista, também, são os concursos para preencher vagas de médico-legistas.

De olho na Internet

É importante que você esteja atento e realize buscas constantes na Internet. Esta é a maneira mais prática e rápida para conseguir informações. É preciso olhar cuidadosamente a idoneidade dos sites, optando, assim, pelos oficiais e seguindo conselhos de profissionais e amigos.

E, sim, reserve uma dose especial de tempo e paciência, para vasculhar com atenção as publicações do “Diário Oficial da União”, pois ali você encontrará todos os concursos públicos da esfera federal. Para os concursos estaduais e municipais, entretanto, é preciso olhar os diários relacionados com cada repartição pública.

Também existem os sites específicos que trazem a lista de concursos e editais, com link para as oportunidades disponíveis. Confira nos links alguns concursos com vagas abertas para Médicos em todo o Brasil que serão realizados no decorrer de 2018: jcconcursos.uol.com.br e www.concursosnobrasil.com.br.

#EuConcursado – Concursos Médicos

Além disso, na página #EuConcursado – Concursos Médicos, no Facebook, a Editora Sanar promove contato direto com todos os profissionais de Medicina no Brasil. Dessa forma, as postagens permitem o intercâmbio entre os interessados, com disseminação das oportunidades através de profissionais, colegas e amigos.

Mediante inscrição, nela você encontrará também informações sobre concursos e residências, bem como notícias via e-mail sobre os editais dos concursos abertos e previstos, mais questões comentadas e vídeo aulas gratuitas.