Compilações

Compilação 59/60: Atualize agora o seu ProDoctor Corp

A compilação 59/60 do ProDoctor Corp acaba de ser disponibilizada e apresenta diversas novidades e correções de bugs! Quer saber o que mudou? Abaixo, explicamos tudo!

AGENDA DE CONSULTAS

– Implementamos no ProDoctor Corp uma nova forma de avisar os pacientes sobre suas próximas consultas marcadas. Agora, além do envio da mensagem via SMS, será possível também encaminhar a confirmação de consulta via WhatsApp.

Enviar uma confirmação de consulta via WhatsApp é simples. Para isso, basta abrir o Configurador do ProDoctor Corp e acessar o cadastro de Empresas.

Selecione a empresa principal (código 1) e vá até a aba 5 – Confirmação de Consultas. Insira o telefone da empresa no campo respectivo.

O preenchimento do telefone é imprescindível para envio de confirmação de consulta via WhatsApp pois os dois modelos disponíveis para seleção utilizam a macro {$Telefone Empresa$} em sua mensagem.

Selecione um dos dois modelos disponíveis de mensagem para confirmação de consulta. Os textos dos modelos precisaram passar por homologação e aprovação do Facebook. Por esse motivo, o conteúdo deles não pode ser alterado.

Agora, para enviar a mensagem de confirmação de consulta via WhatsApp, é preciso constar no agendamento do paciente um número de telefone sob o tipo WhatsApp.

Em Gerenciar Confirmação de Consultas, os agendamentos selecionados para envio que estiverem registrados com o tipo WhatsApp direcionarão as mensagens de confirmação de consulta para o WhatsApp do paciente*.

A mensagem de confirmação de consulta enviada aos pacientes via WhatsApp será remetida sempre através do número +55 32 9901-4479 (conta comercial via WhatsApp API). No momento, estamos em processo de aprovação para termos o nome ProDoctor verificado no contato.

Caso o paciente tente responder a mensagem, uma mensagem será enviada para ele informando que deverá entrar em contato com a clínica ou consultório.

Para envio de confirmação de consulta via SMS ou WhatsApp, é necessário que o computador tenha uma conexão com a internet ativa no momento do envio.

*Para este tipo de confirmação, bem como a de SMS, uma cobrança será gerada para cada envio de confirmação realizado. A contratação do serviço e seus valores devem ser consultados com nossa equipe de Vendas através do telefone 0800 725 2555 ou pelo WhatsApp (32) 98424-5039.

– As caixas de seleção Confirmação Enviada, Consulta Confirmada e Não enviar confirmação para este agendamento foram movidas para a aba 3 – Confirmação de Consultas.

– Melhoramos o conteúdo exibido através do botão Contagem ProDoctor (localizado no painel Gerenciar Confirmação de Consultas). Agora é possível obter uma prévia das confirmações de consulta enviadas no mês atual, com suas quantidades e valores.

– Adicionamos um campo no cadastro de Empresas (aba 5 – Confirmação de Consultas) que permite inserir um número de telefone a ser utilizado na macro {$Telefone Empresa$}.

A macro já vem incluída nos dois modelos de confirmação via WhatsApp e pode ser inserida nas mensagens de confirmação via SMS.

– Implementamos na Agenda de Consultas e na Agenda de Salas, Equipamento ou Filas do ProDoctor Corp a possibilidade de executar as seguintes ações através de um clique com o botão direito do mouse na grade de agendamentos:

  • Cadastrar novo paciente ou acessar a ficha do paciente (aba 6 – Contas)
  • Agendar Retorno
  • Remarcar agendamento
  • Definir Tipo e Situação do agendamento
  • Desmarcar agendamento

– Implementamos na Agenda de Consultas e na Agenda de Salas, Equipamentos ou Filas o conceito para desmarcar agendamentos. Para desmarcar, clique com o botão direito do mouse no agendamento e selecione a opção Desmarca.

Clique em Sim para confirmar o processo.

O agendamento desmarcado será transferido para a aba 7 – Consultas Desmarcadas da agenda respectiva.

Nela, é possível selecionar os agendamentos desmarcados e agendá-los novamente através do botão Reagenda. A funcionalidade é similar à função Remarca, sendo necessário navegar entre os dias e horários da agenda para realizar o agendamento.

Caso seja utilizada a confirmação de consulta por SMS ou WhatsApp, o paciente terá a opção de desmarcar sua consulta.

Para que o ProDotor Corp receba a informação do cliente, é necessário acessar o Gerenciar Confirmação de Consultas e clicar no botão Atualiza Status. Se o paciente desmarcou sua consulta, o agendamento seguirá o mesmo fluxo exemplificado anteriormente.

Para atualizar o status das confirmações de consultas enviadas, é necessário que o computador tenha uma conexão com a internet ativa quando o usuário clicar no botão Atualiza Status.

– Adicionamos a opção de comparecimento Faltou na Agenda de Consultas e na Agenda de Salas, Equipamentos ou Filas para identificar pacientes que não puderam comparecer no horário marcado.

– Adicionamos uma preferência no cadastro de usuários que permite definir uma data limite para realização de agendamentos na Agenda de Consultas do usuário selecionado.

– Adicionamos uma preferência no cadastro de Salas, Equipamentos ou Filas que permite definir uma data limite para realização de agendamentos nas agendas do tipo Sala ou Equipamento.

– Adicionamos na Agenda de Consultas e na Agenda de Salas, Equipamentos ou Filas três campos para inserção de telefones adicionais e outro campo para registro de e-mail do paciente.

– Modificamos o controle de acesso à Agenda de Consultas e Agenda de Salas, Equipamentos ou Filas. Agora é possível determinar quais agendas específicas um usuário do sistema poderá acessar.

Dessa forma, as duas preferências a seguir (encontradas no cadastro de usuário) foram modificadas:

  • Acessar informações de outros usuários (exceto Prontuário e Agendas): Nas versões anteriores, essa preferência (quando marcada) permitia o usuário acessar todas as agendas ativas do sistema. Nesta versão, as permissões precisarão ser concedidas na aba 5 – Controle de Acesso, aba secundária Agendas.
  • A preferência Ativar agenda de salas, equipamentos ou filas foi modificada para Permitir atendimento em agenda de salas, equipamentos ou filas. O conceito permanece o mesmo.

– A organização do prontuário e suas opções foram movidas para a aba 7 – Preferências.

– Implementamos na Agenda de Consultas e na Agenda de Salas, Equipamentos ou Filas do ProDoctor Corp a leitura de cartões magnéticos para busca e cadastro de novos pacientes. A funcionalidade deve ser acessada através do botão Novo Paciente*.

– Implementamos no ProDoctor Corp um recurso que permite apresentar orientações aos usuários do sistema durante os agendamentos e aos pacientes nas confirmações de consulta enviadas a eles.

As orientações nos agendamentos auxiliam o usuário com informações relevantes às marcações de consultas e procedimentos. As orientações podem ser visualizadas na aba 4 – Orientações (caso houver).

As orientações nas confirmações de consulta (por SMS ou Whatsapp) auxiliam o paciente informando seus deveres para comparecimento na clínica ou consultório. As orientações podem ser visualizadas pelo paciente após a confirmação de sua consulta.

Para as orientações serem apresentadas, elas devem ser cadastradas nos seguintes caminhos (dentro do Configurador do ProDoctor Corp):

  • Cadastro de Usuário (aba 6 – Agenda)
  • Cadastro de Convênio (aba 9 – Orientações)
  • Cadastro de Procedimentos (aba 5 – Orientações)
  • Cadastro de Agenda de Sala, Equipamento ou Fila

– Adicionamos uma preferência no cadastro de usuários que permite ocultar (para usuários do sistema) as informações inseridas no campo Complemento dos agendamentos.

– Adicionamos uma preferência no cadastro de empresas que permite agendar um Retorno sem que as informações inseridas no campo Complemento sejam copiadas para ele.

– Adicionamos quatro preferências no cadastro de empresas (duas para a Agenda de Consultas e duas para a Agenda de Salas, Equipamentos ou Filas) que permitem acrescentar duas opções de comparecimento (com nome personalizado) em cada uma das agendas.

PRONTUÁRIO

– Implementamos no ProDoctor Corp o conceito de Arquétipo Permanente. Agora é possível que o médico adicione formulários e arquétipos que permanecerão incluídos nas próximas anamneses e evoluções lançadas para o mesmo paciente, facilitando assim seu uso frequente.

Os formulários e arquétipos permanentes adicionados (e os dados incluídos neles) serão automaticamente inseridos nas próximas anamneses e evoluções do mesmo paciente*. Um ícone indicará que o arquétipo utilizado é do tipo permanente.

*Caso o arquétipo possua uma fórmula (arquétipo do tipo Calculado), o cálculo será atualizado a cada anamnese ou evolução lançada.

– Adicionamos a preferência Ocultar botões de Adicionar e Remover um Arquétipo na Ficha de Pacientes no cadastro de usuários. Com a preferência marcada, o usuário não conseguirá adicionar nem remover arquétipos nas anamneses e evoluções.

– Modificamos os modelos de arquétipos cadastrados com o tipo de informação Calculado e Número.

Agora, após serem inseridos e gravados em alguma anamnese ou evolução, os campos Tipo de Informação, Unidade e Tipo ficarão bloqueados para alterações.

FATURAMENTO

– Modificamos a mensagem de alerta que é exibida ao agendar ou lançar (em conta médica) procedimentos com controle de repetição ativado quando o tipo de validação for Emitir Alerta ou Bloquear. Uma sugestão foi adicionada na mensagem para informar a data mais próxima para agendamento/lançamento do procedimento.

RELATÓRIOS

– Adicionamos em diversos relatórios* do ProDoctor Corp colunas para os três campos adicionais de telefone, para as três novas situações de comparecimento (implementadas nas agendas de consultas e de salas) e para o campo referente ao e-mail do paciente. Os relatórios que foram modificados são:

  • Atendimento >> Agenda de Consultas >> Completa
  • Atendimento >> Agenda de Consultas >> Simplificada
  • Atendimento >> Agenda de Consultas >> Agenda de Cirurgias
  • Atendimento >> Agenda de Salas, Equipamentos ou Filas >> Completa
  • Atendimento >> Agenda de Salas, Equipamentos ou Filas >> Simplificada
  • Atendimento >> Agenda de Salas, Equipamentos ou Filas >> Agenda de Cirurgia das Salas
  • Exportações >> Agenda de Consultas
  • Exportações >> Histórico da Agenda de Consultas
  • Exportações >> Agenda de Salas, Equipamentos ou Filas
  • Exportações >> Histórico da Agenda de Salas, Equipamentos ou Filas

*As colunas referentes às situações de comparecimento e e-mail do paciente foram adicionadas apenas nos relatórios de exportação.

– Atualizamos o relatório Atendimento >> Confirmação de Consultas >> Extrato. Agora é possível gerar um relatório do mês atual contendo a prévia de cada envio de confirmação realizado.

O relatório possui totalizadores por tipo de envio (WhatsApp e SMS) e, quando for caracterizado como prévia (relatório do mês atual), o horário em que ele foi gerado será exibido no cabeçalho do documento.

DIVERSOS

– Adicionamos dois novos tipos para cadastro de telefone no sistema: Skype e Telegram.

– Adicionamos no cadastro de empresas quatro preferências para determinar quais os valores padrões de telefone serão utilizados em todo o programa*.

*As alterações aqui não afetam os tipos de telefones registrados em agendamentos existentes, bem como em cadastros antigos do sistema.

– Para oferecer suporte a mais modelos de leitores de cartão magnético, adicionamos no painel Opções Locais um espaço para parametrizar o início e o fim de cada trilha encontrada em cartões magnéticos. É possível também definir a leitura consecutiva das trilhas ou separadamente.

– Adicionamos no cadastro de usuários quatro campos para inserção dos números de contato do usuário.

– Realizamos uma melhoria na preferência Ocultar informações de contato dos pacientes (localizada no cadastro do usuário). Com a opção marcada, os telefones dos pacientes serão ocultados também nos relatórios de Atendimento, Estatística Médica e nos históricos da Agenda de Consultas e da Agenda de Salas, Equipamentos ou Filas.

– Adicionamos no ProDoctor Corp o suporte a um padrão de interface mais novo para webcams*.

*A preferência, localizada no painel Opções Locais, deve ser ativada somente no caso em que a webcam atualmente instalada não esteja funcionando corretamente.

– Implementamos no ProDoctor Corp a versão TISS 03.05.00 com as terminologias 2020/10 e 2020/12.

– Realizamos correções de bugs e melhorias em todo o sistema.

Algumas das novas funcionalidades exigem que os usuários tenham permissão para executá-las. Verifique o perfil de acesso utilizado por eles para conceder tais permissões.

Que tal aproveitar a compilação 59/60 agora? Acesse o nosso site aqui e baixe o arquivo de atualização! Em caso de dúvidas, entre em contato com nossa Central de Suporte através do telefone (32) 3311-4510.