Como decorar clínicas e consultórios de Ginecologia

Consultas e exames ginecológicos, pela sua natureza, merecem uma atenção ainda maior, tendo como meta proporcionar a máxima tranquilidade e confiança para as pacientes nas clínicas e consultórios de Ginecologia. Desde o primeiro contato com a secretária e a ambientação na sala de espera até a entrada no atendimento, onde será recebida com o melhor sorriso do profissional. Saiba agora como decorar clínicas e consultórios de Ginecologia.

O conforto é fundamental, principalmente quando se leva em conta que muitas mulheres consideram a consulta constrangedora  e os exames chatos e desagradáveis. É importante que a secretária esteja sempre atenta, conversando e tranquilizando, ainda mais se for a primeira consulta.

A seguir, elaboramos algumas dicas que podem tornar o ambiente propício para que a paciente esteja calma, não guarde más impressões da visita ao médico e carregue traumas. E lembre-se: a frieza é a inimiga número 1 do atendimento e é preciso quebrar a tensão dos pacientes nos momentos que antecedem a consulta.

  Leia também: Guia oficial do fim de semana do médico

Como decorar clínicas e consultórios de Ginecologia

1 – Estilo

Nossa primeira dica sobre como decorar clínicas e consultórios de Ginecologia é escolher o estilo. É difícil, e até desaconselhável, decorar o que quer que seja, sem antes definir o ambiente que pretende criar nesse espaço. Por isso mesmo, responder esta questão é fundamental: qual o estilo de decoração quer para seu consultório? Sua resposta será a base para todas as próximas etapas.

Tradicional, contemporâneo/moderno, chique, rústico, clean, vintage. As decorações são diversas, mas o importante é que não perca de vista que está decorando um consultório médico e, nesse caso, acessibilidade e funcionalidade são extremamente importantes.

Além disso, é importante destacar que você deverá seguir detalhes importantes de ergonomia e as determinações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em vigor. O ideal é que seu trabalho esteja amparado no tripé bom gosto, praticidade e segurança.

2 – Cartela de cores

O bom gosto deve prevalecer, para dar ao ambiente a sensação de aconchego e também de tranquilidade, tão necessária para as pacientes e seus acompanhantes. As cores devem ser delicadas e alegres, porém podem ser femininas também e os tons de rosa ou lilás seriam uma boa escolha.

Lembre-se também que é importante avaliar os tipos de materiais que melhor se adaptam, destacando que o azul e o verde são ótimos para os ambientes com madeira, além de transmitirem tranquilidade, estimular o silêncio e acalmar o ambiente.

Deixe os tons um pouco mais fortes para os objetos de decoração e os quadros.

3 – Parede

Os papeis de parede estão em alta e dão um ar de sofisticação. Aposte em estampas florais, são femininas e alegram. As de estilos retrô e clássico são ótimas para quem busca um ambiente com um ar mais vintage. Lembrando sempre que tudo deve ser bem leve, para que não agridam os olhos e despertem uma sensação de desconforto com o tempo de espera. Você pode aplicá-lo em apenas uma parede, como parte da decoração.

4 – Piso

Utilize sempre os tons claros, considerados como opção ideal para os pequenos ambientes. De preferência, sem estampas. Os tons de cinza podem ser utilizados quando se tiver o objetivo de ampliar o espaço e o porcelanato é uma opção prática e moderna. Evite usar tapetes.

5 – Cadeiras, poltronas e cortinas

Pense em como ocupar da melhor forma os espaços e no conforto das pacientes e acompanhantes. Cadeiras e poltronas devem ser confortáveis, sendo que estas últimas deverão ser de couro natural ou sintético e fáceis de lavar.

Utilize persianas do tipo rolo, que são recomendadas pela Anvisa.

6 – Natureza

Qual mulher não gosta de flores? Plantas remetem à vida e movimento e as flores são extremamente femininas. Mas, sem exageros. Nesta hora, um vaso com uma orquídea vale por uma floresta amazônica.

7 – Organização e Mobilidade

Organização é fundamental para que as pessoas percebam a seriedade e o cuidado dispensados, a fim de que o atendimento seja pleno desde o início. Por isto, nada de revistas e jornais rasgados e espalhados, com a secretária ou outro funcionário sempre atento para que tudo esteja limpo e para que cada coisa esteja em seu devido lugar.

O ambiente deve oferecer mobilidade e segurança, permitindo pleno trânsito de uma cadeira de rodas. Esteja atento para a eventualidade de receber crianças, pois é importante não deixar objetos pequenos ou pontiagudos ao alcance.

8 – Diplomas e fotos pessoais

Sobre quadros na parede com suas titulações, evite passar uma imagem de exibicionismo. Vale o mesmo para a exposição de fotos de familiares: a recomendação é para que se evite o excesso, uma vez que a exposição da vida particular é algo que o médico deve avaliar com cautela.

9 – Iluminação

É um fator muito importante para ser avaliado criteriosamente. Caso sua clínica ou consultório não conte com uma boa luz natural durante a maior parte do dia, invista em um bom sistema de iluminação. A sala de exames deve receber uma atenção especial quanto a isso, pois a luz amplia a sensação de segurança e limpeza, além de valorizar todo o espaço e a decoração.

Cuidado para não ser forte e incomodar os olhos e nem fraca a ponto de dar a impressão de que as horas não passam.

10 – Distrações

Finalizando nossas dicas de como decorar clínicas e consultórios de Ginecologia indo além da decoração. Além de jornais e TV, disponibilize para seus (suas) pacientes revistas que possam interessar diretamente a elas, contendo informações sobre cuidados com o bebê, gravidez, decoração da casa, moda, noivas e sobre a saúde da mulher de uma maneira geral

Outro ponto interessante é a música ambiente. Sua missão é proporcionar calma, sem ruídos e barulhos estridentes. A sugestão é que você opte pela música clássica, abrangendo os estilos barroco, renascentista e romântico, além de Mozart, que é sempre um santo remédio. Você pode montar uma playlist, revezando com com a New Age de Enya, Yanni e Loreena McKennitt, além das melodias mais calmas da MPB.

Caso você não seja um expert ou não tenha noções sobre a boa utilização dos espaços e a decoração, contrate um profissional especializado para desenvolver e executar o projeto da melhor forma que você deseja. Para que seja bonito e funcional.

Gostou das nossas dicas de como decorar clínicas e consultórios de Ginecologia? Agora mãos a obra!