Entretenimento

Como decorar as paredes do consultório

Como decorar as paredes do consultório? A sobriedade na decoração e nas cores traz tranquilidade e conforto aos ambientes. Isso transmite uma sensação capaz de favorecer o bem-estar e a recuperação do paciente. Além disso, o bom gosto deve rimar com o equilíbrio.

Arquitetura e decoração caminham juntas, mas é preciso também cumprir à risca as normas de higiene e segurança. Isto, em todos os ambientes do estabelecimento, desde a recepção até o consultório médico e as salas de exames.

Confira, a seguir, algumas sugestões para que você possa proporcionar aos seus pacientes um ambiente de conforto e tranquilidade.

Como decorar as paredes do consultório

1 – Saiba escolher as cores certas

A psicologia das cores é utilizada principalmente pelos adeptos do Feng Shui que desejam ter harmonia e tranquilidade ao elaborar a decoração de seus lares. É reconhecido que as tonalidades transmitem diferentes energias, pois as cores definem o mundo ao nosso redor. Em um estabelecimento de saúde não é diferente.

Recomendável: Prefira tons claros como: Azul, Verde, Marfim, Mocassim, Madeira, Amarelo creme, Amêndoa, Bronze, Castanho e Salmão. Essas cores deixam o local tranquilo, aconchegante, com sensação de acolhimento, bem-estar e paz. 

Não recomendável: Nada de cores berrantes como: Laranja, Vermelho, Pink, Fúcsia, Violeta, Magenta, Urucum, Verde lima e  Verde Paris. Elas podem agredir os olhos e provocar agitação nos pacientes.

Cores mais fortes, como o vermelho e o preto, podem ser utilizadas em objetos decorativos e nos quadros nas paredes, quebrando a monotonia e trazendo mais alegria para o local.

2 – Decore de acordo com sua especialidade

Não se esqueça de dar uma atenção especial e combinar bem a decoração do local com a sua Especialidade. Por exemplo, se você é médica ginecologista, pode abusar dos adesivos de parede de flores, borboletas e corações, além de colocar quadros com frases positivas como objetos de decoração. 

3 – Use seus diplomas para enfeitar

Nada de exibicionismo, o ideal é que as informações contidas nos diplomas referenciem a capacitação e a sua experiência, proporcionando plena consciência e confiança aos pacientes. Portanto, evite poluir as paredes com uma exposição exagerada de diplomas e títulos recebidos. O ideal é que sejam colocados à vista apenas os certificados da Graduação e da Residência Médica, além do título de membro da Sociedade da sua Especialidade. É importante destacar que os Conselhos de Medicina permitem a divulgação de apenas duas.

Também é relevante expor alguns cursos importantes que tenha feito no exterior. Conforme a sua trajetória, é aconselhável que, ao longo do tempo, seja feita uma renovação, trocando os mais antigos pelos mais atuais.

4 – Cuidado com fotos de familiares

Continua valendo a receita anterior: evite o excesso. A exposição da vida particular é algo que o médico sempre deve avaliar com a máxima cautela.

5 – Para os pediatras as dicas são um pouco diferentes

Se você é pediatra, tenha em mente que a visita das crianças pode ser uma experiência traumática. Para isso não acontecer, você pode contar com uma boa decoração. Crie um ambiente alegredescontraído e que proporcione conforto. É preciso distrair as crianças, evitando que a espera delas se transforme em agonia.

Planeje não apenas pensando nas cores, mas também nas formas. Utilize a pintura de bichinhos, animaizinhos e papéis de parede divertidos. Recorra às cores alegres para a pintura como um todo. O teto pode ser decorado com estrelas fluorescentes, tanto na recepção quanto na sua sala.

Fizemos um post exclusivo para decoração de consultórios e clínicas de Pediatria. Clique aqui para acessar.

Conclusão

A máxima de que “a primeira impressão é que fica” muitas vezes prevalece e é bom estar atento a isto. O fato das pessoas constatarem que existem organização e capricho na “porta de entrada” favorece e traz conforto e a sensação de que o atendimento será conforme o desejado.

Fizemos um post contendo 7 dicas de arquitetura e decoração, de modo geral, de consultórios e clínicas . Para acessar, clique aqui.