Aqui você encontra as informações básicas do medicamento Humalog Kwikpen. Para ler a bula completa do profissional de saúde e consultar mais detalhes, baixe o aplicativo Medicamentos!

Atenção: O ProDoctor Medicamentos não possui nenhum vínculo e/ou contato com qualquer laboratório farmacêutico ou farmácia. Informações sobre preços, planos de desconto, representantes, locais de distribuição ou reclamações sobre os produtos devem ser encaminhadas diretamente ao laboratório em questão. Agradecemos a compreensão.

Humalog Kwikpen

Humalog Kwikpen

Outros

Farmacologia

Princípios Ativos

Insulina lispro

Grupos Farmacológicos

Antidiabéticos injetáveis Hormônios do pâncreas Medicação biológica

Indicações Terapêuticas

Diabetes melitus

Laboratório

Eli Lilly Eli Lilly

Apresentações

Caneta Injetora

Bula

Para quê este medicamento é indicado?

Humalog Kwikpen é indicada no tratamento de pacientes com Diabetes mellitus que necessitam de insulina para o controle das taxas de glicose no sangue.

Quando não devo usar este medicamento?

Humalog Kwikpen não é indicada nos casos de baixa quantidade de glicose (açúcar) no sangue (hipoglicemia) e em pacientes alérgicos à insulina lispro ou a qualquer componente da fórmula.

O que devo saber antes de usar este medicamento?

Pacientes que utilizam Humalog Kwikpen poderão requerer mudança da dose em relação às doses de outras insulinas usadas anteriormente.

Qualquer mudança de insulina deve ser feita com cuidado e somente com orientação médica.

Alterações na concentração, tipo (regular, NPH, lenta, etc.), espécie (animal, humana, análoga à insulina humana) ou método de fabricação (insulina derivada de ADN recombinante versus animal) podem resultar na necessidade de uma mudança na dose prescrita de Humalog Kwikpen. O consumo de bebidas alcoólicas pode causar baixa quantidade de glicose (açúcar) no sangue (hipoglicemia) em usuários de insulina. O tempo de ação de qualquer insulina pode variar consideravelmente em diferentes indivíduos ou em diferentes tempos no mesmo indivíduo.

Como todas as preparações de insulinas, a duração de ação da Humalog Kwikpen depende da dose, local de aplicação, disponibilidade sanguínea, temperatura e atividade física.

Informe o médico ou cirurgião-dentista o aparecimento de reações indesejáveis. Este medicamento não deve ser usado por mulheres grávidas, ou amamentando, sem orientação médica.

Informe seu médico se ocorrer gravidez durante o tratamento com Humalog Kwikpen. As pacientes diabéticas que estejam grávidas ou amamentando podem necessitar de um ajuste de dose de insulina ou na dieta. Informe o seu médico ou cirurgião-dentista se você estiver fazendo uso de algum outro medicamento.

Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde. A dose habitual de Humalog Kwikpen pode ser afetada por alterações na alimentação, atividade ou esquema de trabalho. Siga cuidadosamente as instruções médicas para adequar-se a essas mudanças. Os fatores a seguir também podem afetar a dose de Humalog Kwikpen: Doença: Qualquer doença, principalmente na presença de náusea e vômito, pode causar alteração na necessidade de insulina. Mesmo se você não comer, ainda assim necessitará de insulina.

Você e seu médico devem estabelecer um plano para os dias em que estiver doente. Quando você se sentir mal, teste sua glicose no sangue/urina e procure seu médico.

Gravidez:

O controle do Diabetes mellitus é especialmente importante para você e seu bebê. A gravidez pode tornar o controle do Diabetes mellitus mais difícil. Se você planeja ter um bebê, está grávida ou está amamentando, consulte o seu médico. A experiência de estudos clínicos em mulheres grávidas é limitada. Entretanto, dados de um grande número de gestantes expostas à insulina lispro não indicam qualquer efeito adverso na gravidez ou na saúde de fetos/recém-nascidos.

Uso em idosos:

Em geral, a escolha da dose para pacientes idosos deve levar em consideração a grande frequência de diminuição da função hepática, renal ou cardíaca, doenças conjuntas e/ou de outro tipo de terapia medicamentosa nestes pacientes.

Uso em pacientes com insuficiência renal e/ou hepática (mau funcionamento dos rins e/ou fígado)

Na presença de insuficiência renal e/ou hepática, as necessidades de insulina podem diminuir.

Mudança nas atividades e/ou na dieta: Um ajuste na dose pode ser necessário se os pacientes aumentarem sua atividade física e/ou mudarem a dieta usual.

Exercícios:

Exercícios podem diminuir a necessidade de insulina durante e algum tempo após a atividade física.

Exercícios podem também acelerar o efeito de uma dose de Humalog Kwikpen, especialmente se o exercício envolver a área do local da injeção. Converse com seu médico sobre o ajuste das doses para o período de exercícios.

Medicamentos: Alguns medicamentos podem interferir na necessidade de insulina.

Converse com seu médico a respeito disso.

Viagem:

Pessoas que viajam para locais com diferença de mais de 2 fusos-horários devem consultar seu médico a respeito dos ajustes do esquema de insulina.

Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

Não use o medicamento com o prazo de validade vencido.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento.

Não use qualquer outro tipo de insulina sem a orientação médica.

Interações medicamentosas

O médico deve ser consultado quando utilizar outros medicamentos associados à insulina lispro. As necessidades de insulina podem se modificar em decorrência do uso de outros medicamentos, juntamente com a insulina, como: anticoncepcionais orais (medicamentos que evitam a gravidez), corticosteróides (tipo de hormônio com ação anti-inflamatória ou de imunossupressão [substâncias que reduzem ou impedem a resposta do sistema de defesa do organismo]), terapia de reposição tiroideana (medicamentos para tiróide), agentes antidiabéticos orais (medicamentos que reduzem o açúcar no sangue), salicilatos (um tipo de anti-inflamatório e analgésico), antibióticos do tipo sulfa e antidepressivos inibidores da monoamino oxidase (medicamentos que tratam a depressão), inibidores da enzima conversora de angiotensina e bloqueadores do receptor da angiotensina II (medicamentos que controlam a pressão sanguínea).

Quais os males que este medicamento pode me causar?

Informe seu médico sobre o aparecimento de reações desagradáveis.

A baixa quantidade de glicose (açúcar) no sangue (hipoglicemia) é uma das reações desagradáveis mais frequentes da terapia com insulinas.

Os sintomas da hipoglicemia leve a moderada podem ocorrer de repente e incluem: dor de cabeça, visão embaçada, sudorese (suor em excesso), tontura, palpitação e tremor, fome, incapacidade de concentração, distúrbios do sono, ansiedade, humor deprimido e irritabilidade, comportamento anormal, movimentos instáveis, alterações de personalidade, entre outros. A hipoglicemia grave pode levar à perda da consciência e, em casos extremos, à morte. A hipoglicemia leve a moderada pode ser tratada por meio da ingestão de comida ou bebida que contenha açúcar. Os pacientes devem sempre levar consigo uma fonte rápida de açúcar, tais como balas ou tabletes de glicose.

A hipoglicemia mais grave demanda assistência de outra pessoa. A hiperglicemia (alta quantidade de açúcar no sangue) pode ocorrer se o organismo tiver pouca insulina. A alergia e a atrofia (falta de desenvolvimento) do tecido subcutâneo (lipodistrofia) no local da aplicação de insulina são outras reações adversas que podem ocorrer.

Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

Produto lacrado: Deve-se guardar Humalog Kwikpen em um refrigerador (de 2 a 8°C), mas não no congelador.

Proteger da luz.

Nestas condições o prazo de validade é de 2 anos.

Não use Humalog Kwikpen se tiver sido congelada.

Produto em uso: A Humalog Kwikpen que estiver em uso deve ser mantida à temperatura ambiente, em local o mais fresco possível (abaixo de 30°C), protegido da luz e calor, por até 28 dias.

Não refrigerar.

Após 28 dias, a Humalog Kwikpen deve ser descartada, mesmo se contiver insulina no interior do seu refil.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Como devo usar este medicamento?

Aspecto físico Humalog Kwikpen é apresentada sob a forma de caneta injetora descartável (sistema de aplicação descartável) contendo um refil de vidro de 3 ml.

Cada embalagem contém 1 ou 5 canetas injetoras descartáveis, cada qual acoplada a um refil individual.

Características organolépticas

Humalog Kwikpen é um líquido claro e incolor, de aparência e consistência semelhante à água.

Dosagem

O médico determinará qual a dose de Humalog Kwikpen a ser usada, de acordo com as necessidades de cada paciente.

Consulte seu médico caso haja o esquecimento da aplicação de uma dose ou a aplicação de uma dosagem maior que a recomendada.

A dose habitual de Humalog Kwikpen pode ser afetada por mudanças na alimentação, atividade ou esquema de trabalho.

Siga cuidadosamente as instruções médicas para adequar-se a essas mudanças.

Como usar

Verifique sempre a embalagem externa e o rótulo. Observe o nome do produto para ter certeza de que é a mesma receitada pelo médico.

Antes do uso de cada dose, examine a aparência do líquido presente no refil que se encontra inserido na caneta.

Humalog Kwikpen é um líquido claro e incolor, de aparência e consistência semelhante à água.

Não usar se a solução estiver turva, viscosa, levemente corada ou com partículas visíveis. Se notar qualquer diferença ou alterações marcantes nas características da solução, consultar o médico.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

O laboratório não forneceu essas informações na bula original.

Como este medicamento funciona?

A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas, uma glândula situada perto do estômago. Este hormônio é necessário para o aproveitamento de glicose pelo organismo.

O Diabetes mellitus ocorre quando o pâncreas não produz insulina suficiente para suprir as necessidades do organismo. Para controlar o Diabetes mellitus, o médico prescreve injeções de insulina para manter a taxa de glicose (açúcar) no sangue próxima do normal. O controle adequado do Diabetes mellitus requer rigorosa e constante cooperação do paciente com o médico.

O paciente com Diabetes mellitus pode levar uma vida ativa, saudável e útil se seguir uma dieta diária balanceada, exercitar-se regularmente e tomar as injeções de insulina exatamente como determinadas pelo médico.

O diabético deve fazer testes de glicose no sangue (glicemia) ou na urina (glicosúria), de acordo com as recomendações médicas. Se os testes no sangue mostrarem taxas de glicose consistentemente alteradas (acima ou abaixo do normal) ou se os testes na urina mostrarem constantemente a presença de glicose, isto é um sinal de que o Diabetes mellitus não está controlado e o paciente deve levar este fato ao conhecimento do médico.

Tenha sempre à mão um suprimento extra de insulina. Use uma identificação de que é diabético, para que se possa prestar um tratamento adequado, caso ocorra qualquer complicação quando estiver fora de casa.

Ação do medicamento:

Humalog Kwikpen é uma insulina de ação rápida, utilizada para o controle da hiperglicemia (taxa elevada de glicose no sangue).

A atividade da insulina lispro inicia-se aproximadamente 15 minutos após a sua administração.

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

A utilização de uma dose muito grande do medicamento causa baixa quantidade de glicose (açúcar) no sangue (hipoglicemia), acompanhada por sintomas que incluem dor de cabeça, falta de interesse para efetuar qualquer esforço físico ou mental (apatia), confusão, palpitações, suor e vômitos. A hipoglicemia pode ocorrer como resultado de um excesso de Humalog Kwikpen em relação à ingestão de alimentos, ao gasto energético, ou ambos. Os casos de hipoglicemia leve geralmente podem ser tratados com glicose oral.

Podem ser necessários ajustes na dose da medicação (insulina), dieta alimentar ou exercícios físicos. Pode-se tratar episódios mais graves, como convulsões e coma com glucagon via intramuscular/subcutânea ou com glicose concentrada por via intravenosa.

Pode ser necessária uma ingestão contínua de carboidratos e observação, uma vez que a hipoglicemia pode recorrer após uma aparente recuperação clínica.

Consulta de bulas e demais informações sobre medicamentos Consulta de bulas e demais informações sobre medicamentos

Gostaria de ter todas as informações sobre os medicamentos sempre ao seu alcance? Temos a solução para você:

  • Mais de 7.700 bulas completas para o profissional de saúde (Equivalente a 19.900 apresentações)
  • Contém 100% dos medicamentos Referência aprovados pela ANVISA
  • Apresenta os genéricos e similares de cada medicamento Referência.
  • Não ocupa espaço no seu dispositivo

Não perca mais tempo! Tenha mais agilidade e segurança no seu dia a dia! Se quiser saber mais sobre o Medicamentos, clique aqui.

Para iOS e Android Baixe o aplicativo Medicamentos na App Store Baixe o aplicativo Medicamentos na Google Play

Para Mac e Windows Baixe o aplicativo Medicamentos na App Store Baixe o aplicativo Medicamentos para Windows 10 WinXP e Vista | Win7 e 8