Aqui você encontra as informações básicas do medicamento Choragon. Para ler a bula completa do profissional de saúde e consultar mais detalhes, baixe o aplicativo Medicamentos!

Atenção: O ProDoctor Medicamentos não possui nenhum vínculo e/ou contato com qualquer laboratório farmacêutico ou farmácia. Informações sobre preços, planos de desconto, representantes, locais de distribuição ou reclamações sobre os produtos devem ser encaminhadas diretamente ao laboratório em questão. Agradecemos a compreensão.

Choragon

Choragon

Outros

Farmacologia

Princípios Ativos

Gonadotropina coriônica

Grupos Farmacológicos

Indutores da ovulação Hormônios da hipófise Medicação biológica

Indicações Terapêuticas

Indução da ovulação Hipogonadismo masculino Esterilidade masculina (Infertilidade masculina) Esterilidade feminina (Infertilidade feminina) Reprodução assistida

Laboratório

Ferring Ferring

Apresentações

Pó Liofilizado 1.500 U.I.
Pó Liofilizado 5.000 U.I.

Bula

Para quê este medicamento é indicado?

Na mulher:

- Indução da ovulação após estimulação do crescimento folicular.

No homem e na criança:

- Hipogonadismo hipogonadotrófico (deficiência no desenvolvimento e/ou função gonadal em decorrência da secreção inadequada de gonadotropinas hipofisárias);

- Puberdade retardada associada a insuficiência da função gonadotrófica e hipofisária;

- Criptorquidismo (ausência da descida de um ou ambos testículos),sem origem de obstrução anatômica;

- Infertilidade em certos casos de deficiência da espermatogênese.

Quando não devo usar este medicamento?

Este medicamento não deve ser utilizado caso a resposta para alguma das perguntas a seguir for sim:

- Você possui alergia aos componentes da fórmula?

- Você possui tumor na glândula pituitária ou do hipotálamo?

- Você possui aumento dos ovários ou cisto não causado por ovários policístico?

- Você está tendo sangramento vaginal de causa desconhecida?

- Você possui câncer nos ovários, útero ou nos seios?

- Você teve gravidez extra-uterina nos últimos 3 meses?

- Você sofre de desordens tromboembólicas (fechamento de vasos sanguíneos resultante da passagem de coágulos sanguíneos)?

- Você já teve síndrome de hiperestimulação ovariana?

- (Em homens) Você tem história ou suspeita de tumores andrógenos dependentes (dependete de hormônios sexuais), como carcinoma prostático ou carcinoma mamário?

- (Em meninos) A descida do testículo pode não ocorrer por fatores obstrutivos, por exemplo, hérnia inguinal, cirurgia na região inguinal (da virília), testículo ectópico (o testículo saiu do seu trajeto habitual para o escroto, ficando preso fora dele).

Choragon não deve ser admnistrado em casos em que o resultado do tratamento provavelmente não será favorável, isto é, nos seguintes casos:

- Deficiência primária dos ovários;

- Má-formação dos orgãos sexuais incompatível com agravidez;

- Tumores fibróides do útero sendo incompatíveis com a gravidez;

- Mulheres na pós-menopausa.

O que devo saber antes de usar este medicamento?

Gerais:

O tratamento de pacientes com HCG conduz ao aumento da produção de andrógenos (hormônios sexuais masculinos, principalmente a testosterona) e retenção de líquidos.

Consequentemente:

- Pacientes com insuficiência cardíaca latente e disfunção renal suspeita ou manifestada, hipertensão (aumento da pressão sanguínea), epilepsia ou enxaqueca (ou um histórico dessas condições) devrão ser acompanhados, uma vez que Choragon pode causar o agravamento ou recorrência destes sintomas.

- HCG deverá ser usado cautelosamente em meninos pré-púberes para evitar a soldadura prematura da epífese ou desenvolvimento sexual precoce.

Pacientes com fatores de risco conhecidos para eventos tromboembólicos, tais como histórico pessoal ou familiar, obesidade grave (índice de Massa corpórea superior a 30 Kg/m2) ou trombofilia (tendência de formação de coágulos no sangue) podem sofrer um aumento do risco de ventos tromboembólicos arterial ou venoso, durante o tratamento com as gonadotropinas. Para estes pacientes deve-se pesar o risco-benefício da administração da gonadotropina. No entanto, deve-se notar que a própria gravidez possui um maior risco de eventos tromboembólicos.

Na mulher:

Antes de iniciar o tratamento, deve-se avaliar o motivo da infertilidade e as possíveis contra-indicações para uma gravidez. As pacientes devem ser avaliadas caso sofram de hipotiroidismo (diminuição de funcionamento da tireóide), deficiência adrenocortical, hiperprolactina (produção excessiva do hormônio prolactina, que é o responsável pela produção de leite) e tumores da pituitária e do hipotálamo e o devido tratamento deve ser realizado.

O tratamento de infertilidade anovulatória com uso concomitante de menotropina pode promover aumento excessivo dos níveis estrogênicos. Nesses casos, o HCG não deverá ser admnistrado, pois há riscos de se induzir ovulação múltipla ou de se produzir a síndorme de hiperestimulação ovariana. 

Choragon não possui efeito na habilidade de dirigir veículos e operar máquinas.

Ingestão concomitante com outras substâncias 

Interação concomitante com outras substâncias

Interações com outros medicamentos não são conhecidas.

Gravidez e lactação

Não há indicação para o uso de Choragon durante gravidez normal e lactação. Não há dados sobre a excreção de Choragon no leite. 

Informe ao seu médico ou cirugião-dentista o aparecimento de reações indesejáveis.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum medicamento.

Não use medicamento sem o conhecimento de seu médico. Pode ser perigoso à sua saúde. 

Quais os males que este medicamento pode me causar?

As possíveis reações adversas são: 

- Hiperestimulação dos ovários após a aplicação combinada de Choragon e clomifeno.

Podendo levar a formação de cistos ovarianos que tendem a ruptura, ascite (água na barriga), hidrotórax (água nos pulmões) e tromboembolismo (obstrução dos vasos sanguíneos por coágulos sanguíneos). Estes efeitos colaterias podem ser aumentados no caso de gravidez;

- Ginecomastia (desenvolvimento excessivo das glândulas mamárias masculinas) temporária ou por um longo período de tempo, devido a liberação de estrógenos e/ou mudanças proliferativas na próstata;

- Acnes vulgaris (espinhas) e também retenção hidro-eketrolítica devido a estimulação da secreção de testosterona;

- Aumento no tamanho do pênis e das ereções devido ao aumento da secreção de testosterona causada pela indução, pode ocorrer alterações na próstata;

- Ocasionalemnte podem ocorrer em meninos, leves mudanças emocionais, similares as mudanças que ocorrem no início da puberdade, sendo limitadas ao peírodo de tratamento;

- Reações alérgicas, incluindo edema e alergia na pele foram relatadas esporadicamente;

- Fadiga e febre podem ocorrer ocasionalmente após a admnistração de Choragon;

Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

Aspecto físico

Pó Liofilizado e diluente (solução injetável).

Caracterísitcas organolépticas

Pó liofilizado: pastilha (tablete), branca ou quase branca.

Solução injetável: líquido incolor e transparente.

Choragon injetável deve ser conservado em local fresco (temperatura máxima de 20°C) ao abrigo da luz. Seu prazo de validade é de três anos a partir da data de fabricação (marcado na embalagem externa). Não usar medicamento com prazo de validade vencido, pois seu efeito não será o desejado. 

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças. 

Como devo usar este medicamento?

Como usar 

Abrir a ampola do diluente. Aspirar o seu conteúdo (1mL) em seringa esterilizada. Abrir a ampola de Choragon e introduzir nesta o diluente.

Completada a dissolução, aspirar o líquido e injetar no músculo imediatamente. 

Favor usar imediatamente após a reconstituição, a solução reconstituída não deve ser armazenada.

Posologia

A posologia a ser empregada dependerá sempre da idade e peso do paciente, conforme prescrição médica.

De um modo geral podem ser recomendadas os seguintes esquemas posológicos:

• Na mulher:

O tratamento com Choragon deve ser realizado sob a supervisão de um médico com experiência na área de fertilidade. 

Indução da ovulação após estimulação do crescimento folicular: usualmente 1 ou 2 ampolas correspondendo a 5.000 - 10.000 UI devem ser admnistradas 24 a 48 horas após a última admnistração de menotropina (por exemplo Menogon ou Menopur), quando for atingida a estimulação adequada do crescimento folicular. Poderão ser admnistradas injeções de 5.000 UI (no máxima 3 injeções) durante 9 dias seguintes do tratamento inicial para prevenir a insuficiência do corpo lúteo. 

• No homem e na criança:

Hipogonadismo hipogonadotrófico 1.500 U.I, 2 vezes por semana em combinações com menotropina (por exemplo, Menogon ou Menopu) por um período de alguns meses. O tratamento deve ser continuado por pelo menos 3 meses.

Puberdade retardada associada com insuficiência da função gonadotrófica hipofisária: 1.500 U.I, 2 a 3 vezes por semana, por pelo menos 6 semanas. 

Criptorquismo sem origem de obstrução anatômica: O ideal seria iniciar o tratamento a partir dos 6 meses de idade. A dosagem recomendada nesse caso é de 250 U.I/dose, (correspondente a 0,16 mL da solução reconstituída) duas vezes na semana, durante cinco semanas. Caso o diagnóstico seja feito posteriormente, as seguintes dosagens são recomendadas: Crianças entre 2 e 6 anos de idade: 500 U.I./dose (correspondente a 0,33 mL da solução reconstiuída), 2 vezes por semana, por 5 semanas. Acima de 6 anos de idade: 1.000 U.I/dose (correspondente a 0,66 mL da solução reconstituída), 2 vezes por semana, por 5 semanas. Se necessário, essse tratamento pode ser repetido.

Esterilidade em certos casos de deficiência de espermatogênese: usualmente, 3.000 U.I. por semana em combinação com menotropina (por exemplo, Menogon ou Menopur).

Caso ocorra esquecimento de admnistração, entrar em contato com o médico.

Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

Não use o medicamento com o prazo de validade vencido. Antes de usar observe o aspecto do medicamento.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

O laboratório não forneceu essas informações na bula original.

Como este medicamento funciona?

Choragon é um preparado de gonadotropina coriônica humana (HCG) obtido de mulheres grávidas. Choragon estimula a formação de esteroides nas gônadas, devido ao efeito biológico similar ao do LH (hormônio luteinizante). No homem ele promove a produção de testosterona e na mulher a produção de estrógenos e particularmente da progesterona após a ovulação. Em certos casos, este preparado é usado em combinação com a menotropina (por exemplo, Menogon ou Menopur).

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

Em caso do paciente tomar uma dose maior do que a recomendada pelo médico, entrar em contato com o médico o mais rápido possível.

Os sintomas da superdosagem são os mesmos das reações adversas. 

Consulta de bulas e demais informações sobre medicamentos Consulta de bulas e demais informações sobre medicamentos

Gostaria de ter todas as informações sobre os medicamentos sempre ao seu alcance? Temos a solução para você:

  • Mais de 7.700 bulas completas para o profissional de saúde (Equivalente a 19.900 apresentações)
  • Contém 100% dos medicamentos Referência aprovados pela ANVISA
  • Apresenta os genéricos e similares de cada medicamento Referência.
  • Não ocupa espaço no seu dispositivo

Não perca mais tempo! Tenha mais agilidade e segurança no seu dia a dia! Se quiser saber mais sobre o Medicamentos, clique aqui.

Para iOS e Android Baixe o aplicativo Medicamentos na App Store Baixe o aplicativo Medicamentos na Google Play

Para Mac e Windows Baixe o aplicativo Medicamentos na App Store Baixe o aplicativo Medicamentos para Windows 10 WinXP e Vista | Win7 e 8