Aqui você encontra as informações básicas do medicamento Rapamune #Solução Oral. Para ler a bula completa do profissional de saúde e consultar mais detalhes, baixe o aplicativo Medicamentos!

Atenção: O ProDoctor Medicamentos não possui nenhum vínculo e/ou contato com qualquer laboratório farmacêutico ou farmácia. Informações sobre preços, planos de desconto, representantes, locais de distribuição ou reclamações sobre os produtos devem ser encaminhadas diretamente ao laboratório em questão. Agradecemos a compreensão.

Rapamune Solução Oral

Rapamune Solução Oral

Similar

Farmacologia

Princípios Ativos

Sirolimo

Grupos Farmacológicos

Imunossupressores

Indicações Terapêuticas

Transplantes

Laboratório

Wyeth Wyeth

Apresentações

Solução Oral 1mg/mL

Bula

Para quê este medicamento é indicado?

O Rapamune é utilizado em adultos para prevenir o seu organismo da rejeição de rins transplantados e normalmente é utilizado com outros medicamentos imunossupressores chamados corticosteroides e, inicialmente (nos primeiros 2 a 3 meses), com ciclosporina.

Quando não devo usar este medicamento?

Não tome Rapamune:

- se tem alergia ao sirolímus ou a qualquer outro componente deste medicamento.

- se tem alergia ao amendoim ou à soja.

O que devo saber antes de usar este medicamento?

Fale com o seu médico ou farmacêutico antes de tomar Rapamune

Se tem algum problema no fígado ou teve uma doença que possa ter afetado o seu fígado, informe o seu médico pois tal pode afetar a dose de Rapamune que irá tomar, e poderá ter que realizar análises adicionais ao sangue.

O Rapamune, tal como outros medicamentos imunossupressores podem diminuir a capacidade do seu organismo para combater as infeções e pode aumentar o risco de cancro dos tecidos linfoides e da pele.

Se tem um índice de massa corporal (IMC) superior a 30 Kg/m2, pode ter um risco aumentado de dificuldade de cicatrização.

Se for considerado de elevado risco de rejeição, tal como ter perdido um transplante anterior devido a rejeição.

O seu médico irá realizar exames para avaliar os níveis de Rapamune no seu sangue. O seu médico irá também realizar exames para monitorizar a sua função renal, os níveis de gordura no sangue (colesterol e/ou triglicéridos) e, possivelmente, a sua função hepática, durante o tratamento com Rapamune.

Devido ao aumento do risco de cancro de pele, a exposição à luz solar e UV deve ser evitada protegendo a pele com vestuário e utilizando um protetor solar com um fator de proteção alto.

Crianças e adolescentes

A experiência de utilização de Rapamune em crianças e adolescentes com menos de 18 anos de idade é limitada. A utilização de Rapamune não é recomendada nesta população.

Outros medicamentos e Rapamune

Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar, tiver tomado recentemente, ou se vier a tomar outros medicamentos.

Alguns medicamentos podem interferir com a ação do Rapamune, podendo ser necessário um ajuste de dose de Rapamune. Informe o seu médico ou farmacêutico, particularmente se estiver a tomar algum dos seguintes medicamentos:

- qualquer outro medicamento imunossupressor.

- antibióticos ou medicamentos antifúngicos utilizados para tratar as infeções, como por exemplo, claritromicina, eritromicina, telitromicina, troleandomicina, rifabutina, clotrimazol, fluconazol, itraconazol. Não se recomenda que o Rapamune seja tomado com rifampicina, cetoconazol ou voriconazol.

- qualquer medicamento para a tensão arterial alta ou medicamentos para problemas de coração, incluindo nicardipina, verapamilo e diltiazem.

- medicamentos antiepiléticos incluindo carbamazepina, fenobarbital e fenitoína.

- medicamentos utilizados no tratamento das úlceras ou outros problemas gastrointestinais tais como cisapride, cimetidina, metoclopramida.

- bromocriptina (utilizado no tratamento da doença de Parkinson e diversos problemas hormonais), danazol (utilizado no tratamento de problemas ginecológicos) ou inibidores da protease (por exemplo, para o VIH e hepatite C, como o ritonavir, indinavir, boceprevir e telaprevir).

- chá de erva-de-são-joão (Hypericum perforatum).

Deve ser evitada a administração de vacinas vivas durante a utilização de Rapamune. Antes da vacinação informe o seu médico ou farmacêutico que está a receber Rapamune.

A utilização de Rapamune pode causar aumento dos níveis sanguíneos de colesterol e triglicéridos (gorduras do sangue) que pode necessitar de tratamento. Os medicamentos chamados "estatinas" e "fibratos" utilizados para tratar o colesterol e os triglicéridos elevados têm sido associados com o risco aumentado de degradação muscular (rabdomiólise). Informe o seu médico se está a tomar medicamentos para baixar as gorduras no sangue.

A utilização simultânea de Rapamune com inibidores da enzima de conversão da angiotensina (IECAs) (um tipo de medicamento utilizado para baixar a tensão arterial) pode resultar em reações alérgicas. Informe o seu médico se está a tomar algum destes medicamentos.

Rapamune com alimentos e bebidas

O Rapamune deve ser tomado sempre da mesma forma, com ou sem alimentos. Se prefere tomar Rapamune com alimentos deverá, então, tomar Rapamune sempre com alimentos. Se prefere tomar Rapamune sem alimentos deverá, então, tomar Rapamune sempre sem alimentos. Os alimentos podem afetar a quantidade de medicamento que atinge a sua corrente sanguínea e, ao tomar o seu medicamento da mesma forma, significa que os níveis de Rapamune no sangue se mantêm mais estáveis.

Não tome o Rapamune com sumo de toranja.

Gravidez, amamentação e fertilidade

O Rapamune não deve ser utilizado durante a gravidez a menos que claramente necessário. Durante o tratamento com Rapamune e nas 12 semanas após terminar o tratamento, use um método contracetivo eficaz. Se tiver dúvidas ou pensa que pode ter engravidado, fale com o seu médico.

Não se sabe se o Rapamune passa para o leite materno. As doentes que tomam Rapamune devem interromper o aleitamento.

Tem sido associado à utilização de Rapamune a diminuição da contagem de espermatozoides que geralmente normaliza com a paragem do tratamento.

Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento.

Condução de veículos e utilização de máquinas

Embora não se espere que o tratamento com Rapamune afete a sua capacidade de conduzir, se tem dúvidas, consulte o seu médico.

Rapamune contém etanol (álcool)

Rapamune contém até 2,5 vol % de etanol (álcool). Uma dose inicial de 6mg contém até 150mg de álcool, equivalente a 3mL de cerveja ou 1,25mL de vinho. Esta quantidade de álcool pode ser prejudicial para quem sofre de alcoolismo bem como para mulheres grávidas ou a amamentar, crianças e grupos de alto risco como doentes com doença hepática ou epilepsia. O álcool pode modificar ou aumentar o efeito de outros medicamentos.

Doses de manutenção de 4mg ou inferiores contêm pequenas quantidades de etanol (100mg ou menos), sendo provável que estas doses sejam demasiado baixas para serem prejudiciais.

Quais os males que este medicamento pode me causar?

Como todos os medicamentos, este medicamento pode causar efeitos secundários, no entanto estes não se manifestam em todas as pessoas.

Reações alérgicas

Deve contactar imediatamente o seu médico se tiver sintomas como inchaço da cara, língua e/ou parte de trás da boca (faringe) e/ou dificuldade em respirar (angioedema), ou uma afeção da pele em que a pele pode descamar (dermatite exfoliativa). Estes podem ser sintomas de uma reação alérgica grave.

Danos no rim acompanhado de um número baixo de células do sangue (púrpura trombocitopénica/síndrome hemolítico urémico)

Quando tomado com medicamentos chamados inibidores da calcineurina (ciclosporina ou tacrolímus), o Rapamune pode aumentar o risco de danos no rim, acompanhado de um número baixo de plaquetas e de glóbulos vermelhos no sangue e acompanhado ou não de erupção na pele (púrpura trombocitopénica/síndrome hemolítico urémico). Contacte o seu médico se tiver sintomas como nódoas negras ou erupção cutânea, alterações na urina, alterações de comportamento, ou qualquer outra alteração grave, não habitual ou prolongada.

Infeções

O Rapamune reduz os mecanismos próprios de defesa do seu organismo para impedir que rejeite o órgão transplantado. Como consequência, o seu organismo não estará tão bem como é normal a combater as infeções. Assim, caso esteja a receber Rapamune, poderá sofrer mais infeções do que é habitual, tais como infeções da pele, boca, estômago e intestinos, pulmões e vias urinárias. Contacte o seu médico se tiver sintomas graves, não habituais ou prolongados.

Frequência dos efeitos secundários

• Muito frequentes: podem afetar mais do que 1 em 10 utilizadores

- Acumulação de líquidos à volta do rim

- Inchaço do corpo, incluindo as mãos e os pés

- Dor

- Febre

- Dor de cabeça

- Aumento da tensão arterial

- Dor abdominal, diarreia, prisão de ventre, náuseas

- Redução do número de glóbulos vermelhos, redução do número de plaquetas sanguíneas

- Gorduras no sangue aumentadas (colesterol e/ou triglicéridos), açúcar no sangue aumentado, potássio sanguíneo diminuído, fósforo sanguíneo diminuído, desidrogenase láctica sanguínea aumentada, creatinina sanguínea aumentada

- Dor articular (nas articulações)

- Acne

- Infeção das vias urinárias

- Pneumonia e outras infeções bacterianas, virais e fúngicas

- Número reduzido no sangue das células que combatem as infeções (glóbulos brancos)

- Diabetes

- Testes de função hepática com resultados anómalos, enzimas hepáticas AST e/ou ALT elevadas

- Erupção cutânea

- Nível elevado de proteína na urina

- Perturbações menstruais (incluindo menstruação ausente, infrequente ou abundante)

- Cicatrização lenta (que poderá incluir a separação de camadas de uma ferida cirúrgica ou linha de sutura)

- Ritmo cardíaco rápido

- Existe uma tendência generalizada para a acumulação de fluidos em vários tecidos.

• Frequentes: podem afetar até 1 em 10 utilizadores

- Infeções (incluindo infeções que colocam a vida em perigo)

- Coágulos sanguíneos nas pernas

- Coágulos sanguíneos no pulmão

- Feridas na boca

- Acumulação de fluidos no abdómen

- Lesão renal com diminuição do número de plaquetas sanguíneas e de glóbulos vermelhos, com ou sem erupção na pele (síndrome hemolítico urémico)

- Níveis baixos de um tipo de glóbulos brancos chamados neutrófilos

- Deterioração óssea

- Inflamação que pode originar danos nos pulmões, fluidos à volta dos pulmões

- Hemorragia (sangramento) pelo nariz

- Cancro da pele

- Infeção renal

- Quistos do ovário

- Acumulação de líquidos na membrana que envolve o coração que, em alguns casos, poderá diminuir a capacidade do coração para bombear sangue

- Inflamação do pâncreas

- Reações alérgicas

- Zona

- Infeção por citomegalovírus

• Pouco frequentes: podem afetar até 1 em 100 utilizadores

- Cancro dos tecidos linfáticos (linfoma/alteração linfoproliferativa pós-transplantação), diminuição conjunta dos glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas sanguíneas

- Hemorragia do pulmão

- Proteínas na urina ocasionalmente grave e associada a efeitos secundários tais como inchaço

- Cicatrização no rim que pode reduzir a função renal

- Excessiva acumulação de líquido nos tecidos devido a alteração da função linfática

- Baixo nível de plaquetas, com ou sem erupção cutânea (púrpura trombocitopénica)

- Reações alérgicas graves que podem causar descamação cutânea

- Tuberculose

- Infeção pelo vírus Epstein-Barr

- Graves lesões hepáticas

• Raros: podem afetar até 1 em 1.000 utilizadores

- Acumulação de proteínas nos sacos de ar dos pulmões, o que pode interferir com a respiração

- Reações alérgicas graves que podem afetar os vasos sanguíneos (ver parágrafo acima sobre reações alérgicas)

• Desconhecido: a frequência não pode ser calculada a partir dos dados disponíveis

- Síndrome de encefalopatia posterior reversível (PRES), um síndrome grave do sistema nervoso que apresenta os seguintes sintomas: dor de cabeça, náuseas, vômitos, confusão, convulsões e perda de visão. Se tiver estes sintomas em simultâneo, contacte o seu médico.

Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

Manter este medicamento fora da vista e do alcance das crianças.

Não utilize este medicamento após o prazo de validade impresso na embalagem exterior, após VAL. O prazo de validade corresponde ao último dia do mês indicado.

Conservar no frigorífico (2ºC – 8ºC).

Mantenha o Rapamune solução oral no seu frasco de origem para proteger da luz.

Após a abertura do frasco, o conteúdo deve ser guardado no frigorífico e usado no prazo de 30 dias. Se necessário, pode guardar o frasco à temperatura ambiente até 25ºC durante um período curto, mas não superior a 24 horas.

Após enchimento da seringa com Rapamune solução oral, esta deve ser mantida à temperatura ambiente, mas não acima 25ºC, por um período máximo de 24 horas.

Após diluição do conteúdo da seringa doseadora em água ou sumo de laranja, a preparação deve ser bebida imediatamente.

Não deite fora quaisquer medicamentos na canalização ou no lixo doméstico. Pergunte ao seu farmacêutico como eliminar os medicamentos de que já não necessita. Estas medidas irão ajudar a proteger o ambiente.

Qual o aspeto de Rapamune

Rapamune solução oral é uma solução amarela pálida a amarela, fornecida num frasco de 60mL.

Como devo usar este medicamento?

Tomar este medicamento sempre de acordo com as indicações do seu médico. Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas.

O seu médico decidirá exatamente qual a dose de Rapamune que deve tomar e quantas vezes a vai tomar. Siga exatamente as instruções do seu médico e nunca altere a dose por sua iniciativa.

O seu médico dar-lhe-á uma dose inicial de 6mg logo que possível após a operação de transplantação do rim. Depois irá precisar de tomar 2mg de Rapamune por dia, até nova indicação do seu médico. A dose será ajustada em função dos seus níveis de Rapamune no sangue. O seu médico irá precisar de fazer exames ao seu sangue para medir as concentrações de Rapamune.

Se estiver a tomar também ciclosporina, deve tomar os dois medicamentos com um intervalo de aproximadamente 4 horas.

Recomenda-se que Rapamune seja utilizado primeiro em combinação com ciclosporina e corticosteroides. Após 3 meses, o seu médico poderá parar o Rapamune ou a ciclosporina, uma vez que não se recomenda que estes medicamentos sejam tomados ao mesmo tempo para além deste período.

O Rapamune destina-se apenas a ser tomado por via oral. Informe o seu médico se tem dificuldade em tomar a solução oral.

O Rapamune deve ser tomado sempre da mesma forma, com ou sem alimentos.

Instruções para diluir o Rapamune

1. Retire a tampa de proteção do frasco. Para tal aperte as marcas na tampa e rode. Insira o adaptador da seringa no frasco até ficar nivelado com o topo do frasco. Não tente retirar o adaptador da seringa do frasco após ter sido inserido 

2. Com o êmbolo totalmente premido, insira uma das seringas doseadoras dentro da abertura do adaptador.

3. Retire a quantidade exata de solução oral de Rapamune tal como o seu médico receitou, puxando o êmbolo da seringa doseadora para fora, suavemente, até que a base da linha a preto do êmbolo fique ao nível da marca apropriada da seringa doseadora. O frasco deve estar na posição vertical enquanto se está a retirar a solução. Se se formarem bolhas na seringa doseadora durante a remoção, verta a solução de Rapamune novamente para o frasco e repita o procedimento de remoção.

4. É possível que tenha recebido instruções para tomar a sua solução oral de Rapamune num determinado momento do dia. Se precisar de levar a medicação consigo encha a seringa doseadora até à marca apropriada e coloque a tampa de modo seguro - a tampa deve dar um estalido quando colocada. Em seguida coloque a seringa doseadora no estojo fornecido. Uma vez colocada na seringa, a medicação pode ser mantida à temperatura ambiente (não excedendo 25ºC) ou no frigorífico e deve ser usada no prazo de 24 horas.

5. Verta o conteúdo da seringa doseadora apenas para um copo de vidro ou plástico com pelo menos 60mL de água ou sumo de laranja. Mexa bem durante um minuto e beba imediatamente de uma só vez. Encha novamente o copo com pelo menos 120mL de água ou sumo de laranja, mexa bem e beba imediatamente. Não devem ser usados quaisquer outros líquidos, nomeadamente o sumo de toranja, para a diluição. A seringa doseadora com tampa deve ser usada uma vez e depois rejeitada.

Quando refrigerada, a solução contida no frasco pode apresentar-se ligeiramente turva. Se tal acontecer, basta levar o Rapamune solução oral à temperatura ambiente e agitar lentamente. A presença desta turvação não afeta a qualidade do Rapamune.

Se parar de tomar Rapamune

Não pare de tomar Rapamune sem que o seu médico lhe diga para o fazer, pois corre o risco de perder o seu transplante.

Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médico ou farmacêutico.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Caso se tenha esquecido de tomar Rapamune, tome-o assim que se lembrar, mas não nas 4 horas que se seguem à próxima dose de ciclosporina. Depois continue a tomar os seus medicamentos como habitualmente. Não tome uma dose a dobrar para compensar uma dose que se esqueceu de tomar e tome sempre o Rapamune e a ciclosporina com um intervalo de aproximadamente 4 horas. Se falhar completamente uma dose de Rapamune, informe o seu médico.

Como este medicamento funciona?

O Rapamune contém a substância ativa sirolímus que pertence a um grupo de medicamentos chamados imunossupressores. Ajuda a controlar o sistema imunitário do seu organismo após ter recebido um transplante de rim.

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

Caso tenha tomado mais Rapamune do que o indicado, consulte um médico ou dirija-se a um serviço de urgência hospitalar imediatamente. Leve sempre consigo o frasco do medicamento com o respetivo rótulo, mesmo que esteja vazio.

Consulta de bulas e demais informações sobre medicamentos Consulta de bulas e demais informações sobre medicamentos

Gostaria de ter todas as informações sobre os medicamentos sempre ao seu alcance? Temos a solução para você:

  • Mais de 7.700 bulas completas para o profissional de saúde (Equivalente a 19.900 apresentações)
  • Contém 100% dos medicamentos Referência aprovados pela ANVISA
  • Apresenta os genéricos e similares de cada medicamento Referência.
  • Não ocupa espaço no seu dispositivo

Não perca mais tempo! Tenha mais agilidade e segurança no seu dia a dia! Se quiser saber mais sobre o Medicamentos, clique aqui.

Para iOS e Android Baixe o aplicativo Medicamentos na App Store Baixe o aplicativo Medicamentos na Google Play

Para Mac e Windows Baixe o aplicativo Medicamentos na App Store Baixe o aplicativo Medicamentos para Windows 10 WinXP e Vista | Win7 e 8