Aqui você encontra as informações básicas do medicamento Tilatil #Injetável. Para ler a bula completa do profissional de saúde e consultar mais detalhes, baixe o aplicativo Medicamentos!

Atenção: O ProDoctor Medicamentos não possui nenhum vínculo e/ou contato com qualquer laboratório farmacêutico ou farmácia. Informações sobre preços, planos de desconto, representantes, locais de distribuição ou reclamações sobre os produtos devem ser encaminhadas diretamente ao laboratório em questão. Agradecemos a compreensão.

Tilatil Injetável

Tilatil Injetável

Similar

Farmacologia

Princípios Ativos

Tenoxicam

Grupos Farmacológicos

Antigotosos Antidismenorreicos Antirreumáticos Anti-inflamatórios não esteroides ou não hormonais (AINEs) Antiartrósicos Antiartríticos

Indicações Terapêuticas

Osteoartrite Inflamações em geral Reumatismos em geral Gota Artrite reumatoide Distúrbios menstruais (Amenorreias e Dismenorreias) Dor pós-operatória Periartrite Tendinite Espondilite anquilosante Bursite Entorses Artroses

Laboratório

Roche Roche

Apresentações

Pó Liofilizado 20 mg (IV)
Pó Liofilizado 20 mg (IM)

Bula

Para quê este medicamento é indicado?

Tilatil é prescrito pelos médicos para tratar os sintomas de doenças com componentes inflamatórios, degenerativos e dolorosos em geral, principalmente do sistema músculo-esquelético, como artrite reumatóide, osteoartrite, osteoartrose, espondilite anquilosante, tendinite, bursite e gota.

Quando não devo usar este medicamento?

Tilatil não deve ser utilizado em pacientes que:

- tenham menos de 18 anos de idade;

- tenham hipersensibilidade ao tenoxicam; estejam tomando outros antiinflamatórios não esteróides que tenham induzido sintomas de asma, rinite e urticária;

- tenham perfuração ou sangramento gastrintestinal ativo ou histórico, relacionados à terapia prévia com antiinflamatórios não-esteróides (AINEs);

- tenham úlcera/hemorragia péptica recorrente ativa ou histórico (dois ou mais episódios distintos de sangramento ou ulceração comprovada);

- tenham falha cardíaca grave, tais como com outros AINEs.

O que devo saber antes de usar este medicamento?

Advertências / Precauções

Deve-se ter cuidado especial ao usar Tilatil:

Em pacientes que estejam tomando outros antiinflamatórios ou salicilatos, devido ao risco de reações adversas no trato gastrintestinal;

Em pacientes que estejam tomando anticoagulantes e/ou hipoglicemiantes orais, devido à interação medicamentosa;

Em pacientes idosos ou com doenças do rim, fígado e coração, deve-se controlar adequadamente a função renal, com exames de laboratório;

Em pacientes que apresentem reações cutâneas graves, o tratamento com Tilatil deve ser imediatamente suspenso;

Em pacientes com perfuração, ulceração ou sangramento gastrintestinal ativo ou histórico, pois estes pacientes devem iniciar o tratamento com a menor dose disponível;

Em pacientes com histórico de doença inflamatória intestinal, uma vez que sua condição pode ser exacerbada;

Em pacientes com fatores de risco para doenças cardiovasculares (i.e., pressão alta, taxa de lipídios alta no sangue, diabetes, fumo) pois estes pacientes devem ser avaliados e monitorados.

Principais interações medicamentosas

Sempre utilize Tilatil exatamente como seu médico prescreveu. Informe seu médico se estiver tomando outros medicamentos e quais são eles. Não use nem misture remédios por conta própria. Tilatil deve ser tomado sempre na mesma hora do dia

Gravidez e amamentação

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Você deve comunicar ao seu médico se estiver grávida ou tiver intenção de engravidar. Informar ao médico se está amamentando. Embora não tenham sido observados defeitos físicos no feto, a segurança do Tilatil durante a gravidez e lactação ainda não foi estabelecida.

Efeitos sobre a capacidade de dirigir e operar máquinas.

Pacientes que apresentem reações adversas tais como vertigens, tontura ou distúrbios visuais devem evitar dirigir veículos ou manuseio de máquinas que requeiram atenção.

Este medicamento é contra-indicado na faixa etária pediátrica.

Informe ao médico ou cirurgião-dentista o aparecimento de reações indesejáveis.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.

Quais os males que este medicamento pode me causar?

Durante os estudos, Tilatil foi bem tolerado nas doses recomendadas. As reações adversas foram leves e transitórias, desaparecendo mesmo com a continuidade do tratamento.

Os sintomas mais freqüentes foram gastrintestinais, como dor de estômago, náuseas e azia, sintomas de pele, como urticária, prurido e manchas avermelhadas, e do sistema nervoso central, como vertigens e tonteiras.

Atenção: este é um medicamento novo e, embora as pesquisas tenham indicado eficácia e segurança aceitáveis para comercialização, efeitos indesejáveis e não conhecidos podem ocorrer. Neste caso, informe ao seu médico.

Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

Conservar em temperatura ambiente (entre 15º e 30ºC).

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Como devo usar este medicamento?

Aspecto físico e características organolépticas:

Tilatil Pó liofilizado: O pó liofilizado, após reconstituição, resulta em um liquido límpido, de cor verde-amarelo.

Posologia habitual:

Os efeitos adversos podem ser minimizados através do uso da menor dose eficaz pela menor duração necessária para controlar os sintomas.

Para todas as indicações, exceto na dismenorréia primária, na dor pós-operatória e gota aguda, recomenda-se uma dose diária de 20 mg. A dose recomendada para dismenorréia primária é de 20 mg/dia para dor leve a moderada e 40 mg/dia para dor mais intensa. Para dor pós-operatória, a dose recomendada é de 40 mg, uma vez ao dia, durante 5 dias e nas crises agudas de gota a dose recomendada é de 40 mg uma vez ao dia durante 2 dias e, em seguida, 20 mg diários durante os próximos 5 dias. Quando indicado, o tratamento pode ser iniciado por via intramuscular ou intravenosa uma vez ao dia durante 1 a 2 dias e continuado por via oral.

Em casos de doenças crônicas, o efeito terapêutico do tenoxicam manifesta-se logo após o início do tratamento, e a resposta aumenta progressivamente no decorrer do tratamento. Em casos de doenças crônicas, no qual é necessário o tratamento por longo prazo, doses superiores a 20 mg não são recomendadas, pois isto aumentaria a incidência e a intensidade das reações adversas sem um aumento significativo da eficácia. Para pacientes que necessitem tratamentos prolongados pode-se tentar reduzir a dose diária de manutenção para 10 mg.

• Instruções posológicas especiais

Em princípio, a posologia anteriormente recomendada aplica-se também aos idosos e a pacientes com doença renal ou hepática. Devido à falta de experimentação clínica, ainda não foi estabelecida a posologia para crianças e adolescentes.

Ao conteúdo do frasco-ampola de Tilatil deve-se adicionar o conteúdo da ampola-diluente (2 mL de água estéril para injeção). A solução assim preparada deve ser imediatamente utilizada, por via intramuscular ou intravenosa. Não utilize Tilatil pó liofilizado para injeção por infusão (possibilidade de precipitação).

Não use o medicamento com o prazo de validade vencido. Antes de usar observe o aspecto do medicamento.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

O laboratório não forneceu essas informações na bula original.

Como este medicamento funciona?

O Tilatil pertence à classe química dos oxicans. Sua substância ativa - tenoxicam - tem propriedades antiinflamatórias, analgésicas, antitérmicas e inibe a agregação plaquetária.

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

Sintomas e sinais

Embora não exista experiência de superdosagem aguda com o Tilatil. Pode ocorrer sangramento gastrintestinal. Após a ingestão de antiinflamatórios não-esteróides podem ocorrer pressão alta, insuficiência renal aguda, depressão respiratória e coma, entretanto, são raros.

Reações anafilactóides têm sido relatadas com a ingestão terapêutica de antiinflamatórios não-esteróides e podem ocorrer após uma superdose.

Tratamento

Em caso de superdose, dirija-se ao centro de intoxicação mais próximo, onde serão tomadas as medidas de urgência habituais.

Consulta de bulas e demais informações sobre medicamentos Consulta de bulas e demais informações sobre medicamentos

Gostaria de ter todas as informações sobre os medicamentos sempre ao seu alcance? Temos a solução para você:

  • Mais de 7.700 bulas completas para o profissional de saúde (Equivalente a 19.900 apresentações)
  • Contém 100% dos medicamentos Referência aprovados pela ANVISA
  • Apresenta os genéricos e similares de cada medicamento Referência.
  • Não ocupa espaço no seu dispositivo

Não perca mais tempo! Tenha mais agilidade e segurança no seu dia a dia! Se quiser saber mais sobre o Medicamentos, clique aqui.

Para iOS e Android Baixe o aplicativo Medicamentos na App Store Baixe o aplicativo Medicamentos na Google Play

Para Mac e Windows Baixe o aplicativo Medicamentos na App Store Baixe o aplicativo Medicamentos para Windows 10 WinXP e Vista | Win7 e 8