Aqui você encontra as informações básicas do medicamento Tafinlar. Para ler a bula completa do profissional de saúde e consultar mais detalhes, baixe o aplicativo Medicamentos!

Atenção: O ProDoctor Medicamentos não possui nenhum vínculo e/ou contato com qualquer laboratório farmacêutico ou farmácia. Informações sobre preços, planos de desconto, representantes, locais de distribuição ou reclamações sobre os produtos devem ser encaminhadas diretamente ao laboratório em questão. Agradecemos a compreensão.

Tafinlar

Tafinlar

Similar

Farmacologia

Princípios Ativos

Dabrafenibe

Grupos Farmacológicos

Inibidor da proteína quinase Antineoplásicos (Antiblásticos ou Oncolíticos ou Citostáticos ou Antileucêmicos)

Indicações Terapêuticas

Melanoma Câncer de pulmão

Laboratório

Novartis Novartis

Apresentações

Cápsula 50mg
Cápsula 75mg

Bula

Para quê este medicamento é indicado?

Tafinlar é um medicamento que contém a substância ativa dabrafenib. É utilizado isoladamente ou em associação com outro medicamento contendo trametinib em adultos para tratar um tipo de cancro da pele chamado melanoma que se espalhou por outras partes do corpo ou não pode ser removido por cirurgia. Tafinlar em associação com trametinib é também utilizado para tratar um tipo de cancro do pulmão chamado cancro do pulmão não pequenas células (CPNPC).

 

Quando não devo usar este medicamento?

Não tome Tafinlar:

- se tem alergia ao dabrafenib ou a qualquer outro componente deste medicamento.

Verifique com seu médico se alguma destas situações se aplica a si. Não tome Tafinlar.

O que devo saber antes de usar este medicamento?

Tafinlar só pode ser utilizado para tratar melanomas e CPNPC com uma mutação BRAF. Como tal antes de iniciar o tratamento o seu médico irá fazer testes para esta mutação.

Se o seu médico decidir que irá receber tratamento com a associação de Tafinlar e trametinib, leia com atenção o folheto de trametinib bem como este folheto.

Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médico, enfermeiro ou farmacêutico.

Fale com o seu médico antes de tomar Tafinlar. O seu médico precisa de saber se:

- tem problemas no fígado.

- tem ou alguma vez teve problemas nos rins.

O seu médico pode retirar amostras de sangue para monitorizar a função do seu fígado e dos seus rins enquanto está a tomar Tafinlar.

- alguma vez teve um outro tipo de cancro que não melanoma ou CPNPC, pois poderá ter um maior risco de desenvolver outros cancros cutâneos e não-cutâneos enquanto toma Tafinlar.

Antes de tomar Tafinlar em associação com trametinib o seu médico também deve saber se:

- tem problemas cardíacos tais como insuficiência cardíaca ou problemas na forma como o seu coração bate.

- tem alterações nos olhos incluindo obstrução da veia que drena o olho (oclusão da veia da retina) ou inchaço do olho provocado por derrame de líquido (corioretinopatia).

- tem problemas nos pulmões ou respiratórios, incluindo dificuldade em respirar frequentemente acompanhada por tosse seca, falta de ar e fadiga.

- tiver ou tiver tido qualquer problema gastrointestinal tal como diverticulite (bolsas inflamadas no cólon) ou metástases no trato gastrointestinal.

Verifique com seu médico se acha que alguma destas situações se aplica a si.

Situações que necessita de observar

Algumas pessoas a tomar Tafinlar desenvolveram outras doenças, que podem ser graves. Necessita de saber sobre sinais e sintomas importantes que deve procurar enquanto está a tomar este medicamento.

Alguns destes sintomas (hemorragia, febre, alterações na sua pele ou problemas oculares) estão brevemente mencionados nesta seção.

• Hemorragia

Tomar Tafinlar em associação com trametinib pode provocar hemorragia grave incluindo no cérebro, no sistema digestivo (tal como estômago, reto ou intestino), pulmões e outros órgãos, e podem provocar a morte. Os sintomas podem incluir:

- dores de cabeça, tonturas ou sensação de fraqueza

- sangue nas fezes ou fezes negras

- sangue na urina

- dor de estômago

- tosse / vomitar com sangue

Fale com o médico o mais depressa possível se sentir algum destes sintomas.

• Febre

Tomar Tafinlar ou a associação de Tafinlar e trametinib pode causar febre, apesar de ser mais provável se estiver a tomar a associação. Nalguns casos, as pessoas com febre podem desenvolver tensão baixa, tonturas ou outros sintomas.

Fale com o seu médico imediatamente se tiver temperatura acima de 38,5ºC enquanto estiver a tomar este medicamento.

• Doença cardíaca

Tafinlar pode causar problemas cardíacos, ou piorar problemas cardíacos existentes, em pessoas a tomar Tafinlar em associação com trametinib.

Informe o seu médico se tem uma doença cardíaca. O seu médico irá realizar testes para verificar que o seu coração está a funcionar corretamente antes e durante o seu tratamento Tafinlar em associação com trametinib. Informe o seu médico imediatamente se sentir: que o seu coração está a bater muito depressa, de forma acelerada, ou de forma irregular, ou se tiver tonturas, cansaço, sensação de atordoamento, falta de ar ou inchaço nas pernas. Se necessário, o seu médico pode decidir suspender o seu tratamento ou interrompê-lo por completo.

• Alterações na pele que possam indicar novo cancro da pele

O seu médico irá verificar a sua pele antes de começar a tomar este medicamento e regularmente enquanto o está a tomar. Informe o seu médico imediatamente se verificar quaisquer alterações na sua pele enquanto está a tomar este medicamento ou após o tratamento.

• Problemas oculares

O seu médico deve examinar os seus olhos enquanto está a tomar este medicamento.

Informe o seu médico imediatamente se tiver vermelhidão e irritação ocular, visão turva, dor ocular ou outras alterações na visão durante o seu tratamento.

Tafinlar quando administrado em associação com trametinib pode causar problemas oculares incluindo cegueira. Trametinib não é recomendado se alguma vez teve bloqueio da veia que drena o olho (oclusão de veia da retina). Informe imediatamente o seu médico se tiver os seguintes sintomas de problemas oculares: visão turva, perda de visão ou outras alterações da visão, pontos coloridos na sua visão ou halos (ver contornos turvos ao redor dos objetos) durante o seu tratamento. Se necessário, o seu médico pode decidir suspender o seu tratamento ou interrompê-lo por completo.

• Problemas no fígado

Tafinlar em associação com trametinib, pode causar problemas no fígado que podem evoluir para condições mais graves tais como hepatite e insuficiência hepática, que pode ser fatal. O seu médico irá monitorizá-lo periodicamente. Sinais de que o seu fígado pode não estar a funcionar bem podem incluir:

- perda de apetite

- sensação de enjôos (náuseas)

- estar enjoado (vômitos)

- dor no estômago (abdomen)

- amarelecimento da pele ou do branco dos olhos (icterícia)

- urina de cor escura

- comichão na pele

Fale com o seu médico o mais depressa possível se sentir algum destes sintomas.

• Dor muscular

Tafinlar em associação com trametinib pode provocar destruição muscular (rabdomiólise), Fale com o seu médico o mais depressa possível se sentir algum destes sintomas.

- dor muscular

- urina escura devido a lesão renal

Se necessário, o seu médico pode decidir interromper o tratamento ou parar completamente.

• Perfuração do estômago ou intestino

Tomar a associação de Tafinlar e trametinib pode aumentar o risco de perfuração da parede do intestino. Fale com o seu médico o mais depressa possível se sentir dor abdominal forte.

Crianças e adolescentes

Tafinlar não é recomendado para utilização em crianças e adolescentes. Os efeitos de Tafinlar em jovens com menos de 18 anos de idade não são conhecidos.

Outros medicamentos e Tafinlar

Antes de iniciar o tratamento, informe o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro se estiver a tomar, tiver tomado recentemente, ou se vier a tomar outros medicamentos. Isto inclui medicamentos obtidos sem receita médica.

Alguns medicamentos podem afetar a maneira como Tafinlar funciona ou podem aumentar a probabilidade de ocorrência de efeitos secundários. Tafinlar pode também afetar a forma como alguns medicamentos funcionam. Estes incluem:

- medicamentos contracetivos contendo hormonas como pílulas, injetáveis ou adesivos

- varfarina e acenocumarol, medicamentos para tornar o sangue mais fluido

- digoxina, usado para doenças do coração

- medicamentos para tratar infeções fúngicas, tais como cetoconazol, itraconazol, voriconazol e posaconazol

- alguns bloqueadores dos canais de cálcio, utilizados para tratar a pressão arterial elevada, como o diltiazem, felodipina, nicardipina, nifedipina ou verapamil

- medicamento para tratar o cancro, como cabazitaxel

- alguns medicamentos para diminuir o nível de gordura (lípidos) no sangue, como o gemfibrozil

- alguns medicamentos utilizados para tratar certas condições psiquiátricas, como haloperidol

- alguns antibióticos, como claritromicina, doxiciclina e telitromicina

- alguns medicamentos para a tuberculose (TB), como a rifampicina

- alguns medicamentos que reduzem os níveis de colesterol, tais como a atorvastatina e a sinvastatina

- alguns imunossupressores, tais como ciclosporina, tacrolimus e sirolímus

- medicamentos que reduzem o ácido no estômago, como o omeprazol

- alguns medicamentos anti-inflamatórios, como a dexametasona e a metilprednisolona

- alguns medicamentos para tratar o VIH, como o ritonavir, amprenavir, indinavir, darunavir, delavirdine, efavirenz, fosamprenavir, lopinavir, nelfinavir, tipranavir, saquinavir e atazanavir

- alguns medicamentos utilizados para aliviar a dor, como fentanilo e metadona

- medicamentos para tratar convulsões (epilepsia), como fenitoína, fenobarbital, primidona, ácido valpróico ou carbamazepina

- medicamentos antidepressivos como nefazidina e o medicamento à base de plantas erva-de-são-joão (Hipericão)

Informe o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro se estiver a tomar qualquer um destes medicamentos (ou se não tem a certeza). O seu médico pode decidir ajustar a sua dose.

Mantenha uma lista dos medicamentos que toma, para que a possa mostrar ao seu médico, farmacêutico ou enfermeiro.

Gravidez, amamentação e fertilidade

Tafinlar não é recomendado durante a gravidez.

Se está grávida, se pensa estar grávida ou planeja engravidar, consulte o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro antes de tomar este medicamento. Tafinlar não é recomendado durante a gravidez, uma vez que pode potencialmente prejudicar o feto.

Se é uma mulher que pode ficar grávida, deve utilizar um método de contraceção que lhe ofereça garantias enquanto está a tomar Tafinlar e durante 4 semanas após parar de o tomar e durante 4 meses após a última dose de trametinib quando administrado em associação com Tafinlar.

Os medicamentos contracetivos que contêm hormonas (como as pílulas, os injetáveis ou os adesivos) podem não funcionar tão bem enquanto estiver a tomar Tafinlar ou a associação (Tafinlar e trametinib). Pode necessitar de utilizar outro método de contraceção de confiança, tal como um método de barreira (p. ex. preservativo), para que não fique grávida enquanto está a tomar este medicamento. Fale com o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro para que a aconselhem.

Se ficar grávida enquanto está a tomar este medicamento, informe o seu médico imediatamente.

Tafinlar não é recomendado durante a amamentação.

Desconhece-se se os ingredientes deste medicamento podem passar para o leite materno.

Se está a amamentar ou planeia amamentar, deve informar o seu médico. Você e o seu médico irão decidir se irá tomar este medicamento ou amamentar.

• Fertilidade – homens e mulheres

Estudos em animais demonstraram que a substância ativa dabrafenib pode reduzir permanentemente a fertilidade masculina. Além disso, os homens a tomar Tafinlar podem ter uma contagem reduzida de esperma e a sua contagem de esperma pode não regressar aos níveis normais após parar de tomar este medicamento.

Antes de iniciar o tratamento com Tafinlar, fale com o seu médico sobre as opções para melhorar as possibilidades de ter um filho no futuro.

Tomar Tafinlar com trametinib: trametinib pode comprometer a fertilidade dos homens e das mulheres.

Caso ainda tenha dúvidas sobre o efeito deste medicamento na contagem de esperma, fale com o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro.

Condução de veículos e utilização de máquinas

Tafinlar pode ter efeitos secundários que podem afetar a sua capacidade de conduzir ou utilizar máquinas.

Evite conduzir ou utilizar máquinas se tiver problemas com a sua visão ou se sentir cansaço ou fraqueza, ou se os seus níveis de energia forem baixos.

Discuta com o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro se não tem a certeza sobre qualquer assunto.

Mesmo a sua doença, os sintomas e a situação do tratamento podem afetar a sua capacidade de conduzir ou utilizar máquinas.

Quais os males que este medicamento pode me causar?

Como todos os medicamentos, este medicamento pode causar efeitos secundários, embora estes não se manifestem em todas as pessoas.

Efeitos secundários possíveis em doentes a tomar Tafinlar em monoterapia

• Efeitos secundários possíveis graves

- Problemas de hemorragia: Tafinlar pode causar problemas de hemorragia graves, especialmente no seu cérebro quando tomado em associação com trametinib. Fale com o seu médico ou enfermeiro e procure ajuda médica imediatamente se tiver quaisquer sinais pouco habituais de hemorragia, incluindo:

- dores de cabeça, tonturas ou fraqueza

- tossir sangue ou coágulos sanguíneos

- vômitos contendo sangue ou que se assemelhem a “grãos de café”

- fezes vermelhas ou pretas que parecem alcatrão

- Febre

Tomar Tafinlar pode causar febre em mais de 1 em cada 10 pessoas. Informe o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro imediatamente se tiver febre (temperatura de 38,5ºC ou superior) enquanto está a tomar este medicamento. Estes irão realizar testes para descobrir se existem outras causas para a febre e irão tratar o problema.

Em alguns casos, pessoas com febre irão desenvolver tensão arterial baixa e tonturas. Se a febre for grave, o seu médico poderá recomendar-lhe que pare de tomar Tafinlar enquanto tratam a febre com outros medicamentos. Assim que a febre estiver controlada, o seu médico irá recomendar que comece a tomar Tafinlar novamente.

- Condições cardíacas

Tafinlar pode afetar a forma como o seu coração bombeia o sangue quando tomado em associação com trametinib. É mais provável que isto afete pessoas com um problema cardíaco existente. Irá ser verificado se tem quaisquer problemas cardíacos enquanto está a tomar Tafinlar em associação com trametinib. Os sinais e sintomas de problemas cardíacos incluem:

- sentir que o seu coração está a bater muito depressa, de forma acelerada ou de forma irregular

- tonturas

- cansaço

- sentir-se atordoado

- falta de ar

- inchaço nas pernas

Informe o seu médico assim que possível se tiver algum destes sintomas, pela primeira vez ou se estes piorarem.

O seu médico irá também verificar a sua cabeça, o seu pescoço, a sua boca, as suas glândulas linfáticas e irá fazer-lhe exames (chamados TC) ao peito e à área do estômago regularmente. Pode também realizar análises sanguíneas.

Estas análises são para detetar se se está a desenvolver qualquer outro tipo de cancro, incluindo carcinoma espinocelular cutâneo, no seu organismo. Também são recomendados exames pélvicos (para as mulheres) e anais antes e no final do seu tratamento.

Verifique a sua pele regularmente enquanto está a tomar Tafinlar.

Se notar algum destes sintomas:

- nova verruga

- ferida cutânea ou altos avermelhados que sangram ou que não saram

- alteração de um sinal no tamanho ou na cor

Informe o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro assim que possível se tiver algum destes sintomas – quer pela primeira vez ou se piorarem.

Podem ocorrer reações cutâneas (erupção cutânea) enquanto estiver a tomar Tafinlar em associação com trametinib. Fale com o seu médico se notar erupção cutânea enquanto estiver a tomar Tafinlar em associação com trametinib.

• Problemas oculares

Até 1 em cada 100 pessoas a tomar Tafinlar em monoterapia ou em associação com trametinib podem desenvolver um problema ocular chamado uveíte, que pode danificar a sua visão se não for tratado. A uveíte pode desenvolver-se rapidamente e os sintomas incluem:

- vermelhidão e irritação ocular

- visão turva

- dor ocular

- sensibilidade aumentada à luz

- manchas flutuantes diante dos olhos

Contacte o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro imediatamente se tiver estes sintomas.

Tafinlar pode provocar problemas nos olhos quando tomado em associação com trametinib.

Trametinib não é recomendado se alguma vez teve bloqueio da veia que drena o olho (oclusão de veia da retina). O seu médico pode aconselhar um exame ocular antes de tomar Tafinlar em associação com trametinib e enquanto o toma.

O seu médico pode pedir-lhe que pare de tomar trametinib ou que consulte um especialista, se desenvolver sinais e sintomas na sua visão que incluem:

- perda de visão

- vermelhidão e irritação ocular

- pontos coloridos na sua visão

- halos (ver contornos turvos ao redor dos objetos)

- visão turva

Contacte o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro imediatamente se tiver estes sintomas.

É muito importante que informe o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro imediatamente se desenvolver estes sintomas, especialmente se tiver um olho vermelho, doloroso que não clareia rapidamente. Eles podem encaminha-lo para um oftalmologista para que lhe seja feito um exame ocular completo.

Os outros efeitos secundários que pode sentir quando estiver a tomar Tafinlar isoladamente são os seguintes

• Efeitos secundários muito frequentes (podem afetar mais de 1 em 10 pessoas)

- Papiloma (um tipo de tumor da pele que geralmente é inofensivo)

- Diminuição do apetite

- Dor de cabeça

- Tosse

- Má disposição (náuseas), indisposição (vómitos)

- Diarreia

- Espessamento das camadas exteriores da pele

- Perda ou adelgaçamento de cabelo pouco habitual

- Erupção cutânea

- Vermelhidão e inchaço das palmas, dedos e solas dos pés

- Dores nas articulações, dores musculares ou dores nas mãos ou nos pés

- Febre

- Falta de energia

- Arrepios

- Sensação de fraqueza.

• Efeitos secundários frequentes (podem afetar até 1 em cada 10 pessoas)

Efeitos cutâneoas incluindo carcinoma cutâneo de células escamosas (um tipo de cancro da pele), aparecimento de verrugas, manchas na pele, crescimento descontrolado da pele ou lesões (carcinoma das células basais), pele seca, comichão ou vermelhidão da pele, manchas na pele espessas, escamosas ou gretadas (queratose actínica), lesões na pele, vermelhidão da pele, aumento da sensibilidade da pele ao sol.

- Prisão de ventre

- Estado gripal

- Alterações na forma como o coração bombeia o sangue

• Efeitos secundários muito frequentes que podem reveler-se nas análises ao sangue

- Níveis baixos de fosfato (hipofosfatemia) no sangue

- Aumento do açúcar no sangue (hiperglicemia)

• Efeitos secundários pouco frequentes (podem afetar até 1 em cada 100 pessoas)

- Novo melanoma

- Reação alérgica (hipersensibilidade)

- Inflamação do olho (uveíte)

- Inflamação do pâncreas (que causa dor abdominal forte)

- Inflamação da camada gorda debaixo da pele (paniculite)

- Problemas nos rins, insuficiência renal

- Inflamação dos rins

Efeitos secundários quando Tafinlar e trametinib são tomados juntamente

Quando tomar Tafinlar e trametinib juntamente pode sentir algum dos efeitos secundários constantes das listas acima, apesar de a frequência poder variar (aumentar ou diminuir).

Pode também ter outros efeitos secundários por tomar trametinib ao mesmo tempo que Tafinlar na lista abaixo.

Fale com o médico o mais depressa possível se sentir algum destes sintomas, pela primeira vez ou se estes piorarem.

Leia o folheto informativo de trametinib para mais informações sobre os efeitos secundários que pode sentir ao tomar este medicamento.

Os efeitos secundários que pode observar quando toma Tafinlar em associação com trametinib são os seguintes:

• Efeitos secundários muito frequentes (podem afetar mais de 1 em 10 pessoas)

- Infeção do trato urinário

- Inflamação nasal e da garganta

- Diminuição do apetite

- Dor de cabeça

- Tonturas

- Tensão arterial elevada (hipertensão)

- Sangramento em vários locais do corpo, que podem ser ligeiros ou graves (hemorragia)

- Tosse

- Dor de estômago

- Obstipação (Prisão de ventre)

- Diarreia

- Sensação de enjoo (náuseas), estar enjoado (vômitos)

- Erupção cutânea, pele seca, comichão, problemas tipo acne

- Dor nas articulações, dor muscular, ou dor nas mãos ou pés

- Espasmos musculares

- Falta de energia, sensação de fraqueza

- Arrepios

- Inchaço das mãos ou pés (edema periférico)

- Febre

• Efeitos secundários muito frequentes que podem reveler-se nas análises ao sangue

- Níveis baixos de glóbulos brancos

- Resultados da análise ao sangue anormais relacionados com o fígado

• Efeitos secundários frequentes (podem afetar até 1 em cada 10 pessoas)

- Efeitos na pele incluindo infeção da pele (celulite), inflamação dos folículos capilares na pele, afeções das unhas como alterações do leito da unha, infeção e inchaço das cutículas, erupção cutânea com bolhas com pus, carcinoma cutâneo de células escamosas (um tipo de cancro da pele), papiloma (um tipo de tumor da pele que geralmente é inofensivo), aparecimento de verrugas, aumento da sensibilidade da pele ao sol.

- Desidratação (níveis baixos de água ou fluidos)

- Visão turva, problemas de visão

- Coração a bombear de forma menos eficaz

- Tensão arterial baixa (hipotensão)

- Inchaço de tecidos localizado

- Falta de ar

- Inflamação do pulmão (pneumonite)

- Boca seca

- Boca inflamada ou úlceras na boca, inflamação das mucosas

- Problemas tipo acne

- Espessamento da camada exterior da (hiperqueratose), manchas na pele espessas, escamosas ou gretadas (queratose actínica), pele gretada

- Aumento de suor, suores noturnos

- Queda de cabelo invulgar ou cabelo mais fino

- Mãos e pés vermelhos e dolorosos

- Inflamação da camada de gordura por debaixo da pele (paniculite)

- Insuficiência renal

- Inflamação da mucosa

- Estado tipo gripal

- Inchaço da face

• Efeitos secundários frequentes que podem reveler-se nas análises ao sangue

- Diminuição do número de glóbulos vermelhos (anemia), plaquetas no sangue (células que ajudam o sangue a coagular), e de um tipo de glóbulos brancos (leucopenia)

- Níveis baixos de sódio (hiponatremia) ou fosfato (hipofosfatemia) no sangue

- Aumento do nível de açúcar no sangue

- Aumento da creatina fosfoquinase, uma enzima encontrada principalmente no coração, cérebro, e músculo-esquelético

- Aumento de algumas substâncias (enzimas) produzidas pelo fígado

• Efeitos secundários pouco frequentes (podem afetar até 1 em cada 100 pessoas)

- Novo cancro da pele (melanoma)

- Marcas na pele

- Reações alérgicas (hipersensibilidade)

- Alterações nos olhos incluindo inchaço do olho provocado por derrame de líquido (corioretinopatia), inflamação do olho (uveíte), separação da membrana sensível à luz na parte de trás do olho (a retina) das suas camadas de suporte (descolamento da retina) e inchaço em redor dos olhos

- Frequência cardíaca inferior à normal e/ou diminuição da frequência cardíaca

- Inflamação do pâncreas

- Perfuração do estômago ou intestino

- Inflamação do intestino (colite)

- Inflamação dos rins

• Desconhecido (a frequência não pode ser calculada a partir dos dados disponíveis)

Inflamação do músculo cardíaco (miocardite) que pode provocar falta de ar, febre, palpitações e dor no peito.

Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

Manter este medicamento fora da vista e do alcance das crianças.

Não tome Tafinlar após o prazo de validade (EXP) impresso no rótulo do frasco e na embalagem exterior. O prazo de validade corresponde ao último dia do mês indicado.

O medicamento não necessita de quaisquer precauções especiais de conservação.

Não deite fora quaisquer medicamentos na canalização ou no lixo doméstico. Pergunte ao seu farmacêutico como deitar fora os medicamentos que já não utiliza. Estas medidas ajudarão a proteger o ambiente.

Qual o aspeto de Tafinlar

Tafinlar 50mg cápsulas são cápsulas vermelho escuro opacas e impressas com “GS TEW” e “50mg”.

Tafinlar 75mg cápsulas são cápsulas cor-de-rosa escuro opacas e impressas com “GS LHF” e “75mg”.

Como devo usar este medicamento?

Tome Tafinlar exatamente como indicado pelo seu médico, farmacêutico ou enfermeiro. Fale com o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro se tiver dúvidas.

A dose habitual de Tafinlar quer seja tomado isoladamente ou em associação com trametinibé de duas cápsulas de 75mg duas vezes por dia (correspondente a uma dose diária de 300mg). A dose recomendada de trametinib, quando utilizado em associação com Tafinlar, é de 2mg uma vez por dia.

O seu médico irá decidir se deve tomar uma dose mais baixa se tiver efeitos secundários.

Tafinlar também está disponível como cápsulas de 50mg se for recomendada uma redução da dose.

Não tome mais Tafinlar do que o seu médico lhe recomendou, uma vez que tal pode aumentar o risco de efeitos secundários.

Como tomar

Engula as cápsulas inteiras com água, uma após a outra.

Não mastigue ou esmague as cápsulas, uma vez que irão perder o efeito.

Tome Tafinlar duas vezes por dia, com o estômago vazio. Isso significa que

- após tomar Tafinlar, deve esperar pelo menos 1 hora antes de comer, ou

- após comer, deve esperar pelo menos 2 horas antes de tomar Tafinlar.

Tome Tafinlar de manhã e à noite, com 12 horas de intervalo. Tome as suas doses, da manhã e da noite, de Tafinlar à mesma hora todos os dias. Isto irá aumentar a probabilidade de se lembrar de tomar as cápsulas.

Não tome as doses da manhã e da noite de Tafinlar ao mesmo tempo.

Se parar de tomar Tafinlar

Tome Tafinlar durante o período de tempo recomendado pelo seu médico. Não pare o tratamento, a não ser por indicação do seu médico, farmacêutico ou enfermeiro.

Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro.

Como tomar Tafinlar em associação com trametinib

- Tome Tafinlar em associação com trametinib exatamente como o seu médico, enfermeira ou farmacêutico lhe disser. Não altere a dose ou pare de tomar Tafinlar ou trametinib a não ser que o seu médico, enferemeira ou farmacêutico lhe diga para o fazer.

- Tome Tafinlar duas vezes por dia e tome trametinib uma vez por dia. Pode ser bom para si ganhar o hábito de tomar ambos os medicamentos às mesmas horas todos os dias. As doses de Tafinlar devem ser tomadas com um intervalo de cerca de 12 horas. Trametinib quando administrado em associação com Tafinlar deve ser tomado ou com a dose da manhã de Tafinlar ou com a dose da noite de Tafinlar.

- Tome Tafinlar e trametinib com o estômago vazio, pelo menos uma hora antes ou duas horas depois de uma refeição. Tome inteiro com um copo de água cheio.

- Se falhar uma dose de Tafinlar ou trametinib, tome-a assim que se lembrar: Não tome doses em falta e tome apenas a dose seguinte à hora prevista:

Se faltarem menos de 6 horas até à próxima dose prevista de Tafinlar, que é tomado duas vezes por dia.

Se faltarem menos de 12 horas até à próxima dose prevista de trametinib, que é tomado uma vez por dia.

Se tomar demasiado Tafinlar ou trametinib, contacte imediatamente o seu médico, enfermeira ou farmacêutico. Leve as cápsulas de Tafinlar e os comprimidos de trametinib consigo se possível. Se possível, mostre-lhes a embalagem de Tafinlar e trametinib com o folheto informativo.

Se sentir efeitos secundários o seu médico pode decidir que deve tomar doses mais baixas de Tafinlar e/ou trametinib. Tome as doses de Tafinlar e trametinib exatamente como o seu médico, enfermeira ou farmacêutico lhe disser.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Se ainda não passaram mais de 6 horas desde a dose esquecida, tome-a assim que se lembre.

Se já passaram mais de 6 horas, salte a dose e tome a sua próxima dose à hora habitual. Depois continue a tomar as suas cápsulas às horas normais como habitualmente.

Não tome uma dose a dobrar para compensar uma dose que se esqueceu de tomar.

Como este medicamento funciona?

Ambos os cancros têm uma alteração especial (mutação) num gene chamado BRAF na posição V600.

Esta mutação no gene pode ter feito com que o cancro se desenvolva. O seu medicamento tem como alvo proteínas feitas a partir deste gene alterado e desacelera ou para o desenvolvimento do seu cancro.

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

Se tomar demasiadas cápsulas de Tafinlar, contacte o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro para aconselhamento. Se possível, mostre-lhes a embalagem de Tafinlar com este folheto.

Consulta de bulas e demais informações sobre medicamentos Consulta de bulas e demais informações sobre medicamentos

Gostaria de ter todas as informações sobre os medicamentos sempre ao seu alcance? Temos a solução para você:

  • Mais de 7.700 bulas completas para o profissional de saúde (Equivalente a 19.900 apresentações)
  • Contém 100% dos medicamentos Referência aprovados pela ANVISA
  • Apresenta os genéricos e similares de cada medicamento Referência.
  • Não ocupa espaço no seu dispositivo

Não perca mais tempo! Tenha mais agilidade e segurança no seu dia a dia! Se quiser saber mais sobre o Medicamentos, clique aqui.

Para iOS e Android Baixe o aplicativo Medicamentos na App Store Baixe o aplicativo Medicamentos na Google Play

Para Mac e Windows Baixe o aplicativo Medicamentos na App Store Baixe o aplicativo Medicamentos para Windows 10 WinXP e Vista | Win7 e 8