Aqui você encontra as informações básicas do medicamento Mevamox. Para ler a bula completa do profissional de saúde e consultar mais detalhes, baixe o aplicativo Medicamentos!

Atenção: O ProDoctor Medicamentos não possui nenhum vínculo e/ou contato com qualquer laboratório farmacêutico ou farmácia. Informações sobre preços, planos de desconto, representantes, locais de distribuição ou reclamações sobre os produtos devem ser encaminhadas diretamente ao laboratório em questão. Agradecemos a compreensão.

Mevamox

Mevamox

Similar

Farmacologia

Princípios Ativos

Meloxicam

Grupos Farmacológicos

Antiartríticos Anti-inflamatórios não esteroides ou não hormonais (AINEs)

Indicações Terapêuticas

Osteoartrite Artrite reumatoide

Laboratório

Teuto Teuto

Apresentações

Comprimido 7,5mg
Comprimido 15mg

Bula

Para quê este medicamento é indicado?

Alívio da dor e inflamação de doenças das articulações tais como artrite reumatoide e osteoartrite.

Quando não devo usar este medicamento?

Mevamox não deve ser utilizado em pacientes que tenham apresentado hipersensibilidade (alergia) ao meloxicam ou aos excipientes da sua fórmula. Existe a possibilidade de ocorrer alergia em pessoas que sabidamente tenham alergia ao ácido acetilsalicílico ouaoutrosanti-inflamatórios.

Pacientes que tenhamapresentado distúrbios comoasma, pólipos nasais, inchaço da língua, lábios e face ou urticáriaapós o uso de ácido acetilsalicílico ou outros anti-inflamatórios não devem usar Mevamox.

Mevamox não deve ser administrado em casos de existência de úlcera péptica, insuficiência hepáticagrave ou insuficiênciarenalgrave não-dialisada.

O que devo saber antes de usar este medicamento?

Pacientes com antecedentes de doenças do trato gastrintestinal ou sob tratamento com anticoagulantes devem ter cuidado ao utilizar o produto. Pacientes com sintomas gastrintestinais devem ser monitorados. O tratamento com Mevamox deve ser interrompido se ocorrer úlcera péptica ou sangramento gastrintestinal.

Sangramento, ulceração ou perfuração gastrintestinais podem ocorrer a qualquer momento durante o tratamento em pacientes com ou sem sintomatologia, quer os pacientes tenham ou não antecedentes de distúrbios gastrintestinais graves. Tais consequências normalmente são mais graves em pacientes idosos.

Pacientes com antecedentes de eventos adversos na pele e mucosas devem ter cautela e informar ao médico pois deve-se considerar a descontinuação do tratamento com Mevamox.

Pacientes com maior risco para terem complicações renais do uso de anti-inflamatórios, como os idosos, pacientes utilizando diuréticos ou desidratados, com insuficiência cardíaca congestiva, cirrose hepática, síndrome nefrótica ou insuficiênicia renal ativa, ou no pós-operatório de grandes cirurgias devem utilizar o produto com cautela. Pode ocorrer uma descompensação renal que, no entanto, via de regra, retornaao estágio pré-tratamento com a interrupção do medicamento.

Em casos raros, os anti-inflamatórios podem provocar doenças nos rins como nefrite intersticial, glomerulonefrite, necrose medular renal ou síndrome nefrótica. Nos pacientes com insuficiência renal grave sob tratamento com hemodiálise, a dose de Mevamox não deve exceder 7,5mg ao dia. Nos pacientes com disfunção renal leve ou moderadanão há necessidade de redução da dose.

Da mesma forma que com outros anti-inflamatórios, observaram-se elevações ocasionais de exames laboratoriais que refletem as funções do fígado. Na maioria dos casos, o aumento acima dos níveis normais foi transitório e pequeno. Se as alterações forem significativas ou persistentes, faz-se necessário interromper aadministração de Mevamox e solicitar os exames apropriados. Em caso de cirrose hepática clinicamente estável, não há necessidade de redução da dose de Mevamox.

A tolerabilidade ao produto é menor em pacientes debilitados ou desnutridos, que devem ser supervisionados cuidadosamente. Da mesma forma que com outros anti-inflamatórios, deve-se ter cautela no tratamento de pacientes idosos, nos quais as funções renais, hepáticas e cardíacas estãoalteradas mais frequentemente.

Com o uso de anti-inflamatório pode ocorrer retenção de águae sais minerais ocasionando inchaço (edema). Também pode haver redução do efeito de diuréticos. Como resultado, pode haver precipitação ou exacerbação de insuficiência cardíaca ou hipertensão em pacientes susceptíveis.

Na ocorrência de reações indesejáveis na pele e mucosas, o tratamento deverá ser interrompido. Todos os anti-inflamatórios podem provocar reações graves na pele e alergias.

Não existem estudos específicos relativos a efeitos sobre a habilidade de dirigir veículos ou operar máquinas. Pacientes com distúrbios visuais, sonolência ou outros distúrbios do sistema nervoso central devem suspender tais atividades.

Interações medicamentosas

• Outros anti-inflamatórios, incluindo derivados do ácido salicílico:

A administração concomitante com estes medicamentos pode aumentar o risco de úlceras e sangramentos gastrintestinais.

• Anticoagulantes orais, ticlopidina, heparina parenteral, trombolíticos:

Risco aumentado de hemorragia.

• Lítio:

Há relatos de que os anti-inflamatórios aumentam a concentração de lítio no sangue.

• Metotrexato:

Como ocorre com outros anti-inflamatórios, Mevamox pode aumentar a toxicidade no sangue do metotrexato.

• Contracepção:

Há relatos de que os anti-inflamatórios diminuem a eficácia do DIU (dispositivo intrauterino).

• Diuréticos:

O tratamento com anti-inflamatórios está associado a um risco de insuficiência renal aguda em pacientes desidratados.

• Anti-hipertensivos (betabloqueadores, inibidores da ECA, vasodilatadores, diuréticos):

Há relatos de diminuição do efeito de certos anti-hipertensivos no tratamento com anti-inflamatórios. A colestiramina leva a uma eliminação mais rápida de meloxicam. Os ant-iinflamatórios podem aumentar a toxicidade causada pela ciclosporina aos rins.

A administração concomitante de antiácidos, cimetidina, digoxina ou furosemida não revelou interações farmacocinéticas significativas. Não se podem excluir interações com antidiabéticos orais.

Uso durante a Gravidez e Amamentação

Mevamox não deve ser utilizado durante a gravidez e o período de lactação.

Não deve ser utilizado durante a gravidez e a amamentação, exceto sob orientação médica.

Informe a seu médico ou cirurgião-dentista se ocorrer gravidez ou iniciar amamentação durante o uso deste medicamento.

Este medicamento é contraindicado na faixa etária de 0 a 12 anos.

Informe ao médico ou cirurgião-dentista o aparecimento de reações indesejáveis.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.

Quais os males que este medicamento pode me causar?

Relataram-se os seguintes eventos adversos possivelmente relacionados coma administração de Mevamox.

Frequência acima de 1%

Trato gastrintestinal: má digestão, náusea, vômito, dor abdominal, constipação, flatulência, diarreia.

Sistema hematológico:anemia.

Reações dermatológicas: prurido, erupção cutânea.

Sistema nervoso central: manchano campo visual, dor de cabeça.

Sistema cardiovascular: edema.

Entre 0,1% e 1%

Trato gastrintestinal: alterações transitórias dos parâmetros da função hepática, arroto, esofagite, úlcera gastroduodenal, hemorragia gastrintestinal oculta ou macroscópica.

Sistema hematológico: alterações no hemograma, incluindo contagem diferencial de leucócitos, leucopenia e trombocitopenia. A administração concomitante de drogas potencialmente mielotóxicas, em particular metotrexato, parece ser um fator predisponente paraoaparecimento de citopenia.

Reações dermatológicas: estomatite, urticária.

Sistema nervoso central: vertigem, zumbido, sonolência.

Sistema cardiovascular: elevação dapressãoarterial, palpitações, rubor facial.

Trato geniturinário: alterações dos parâmetros da função renal (elevações das taxas sanguíneas de creatininae/ou de ureia).

Frequência abaixo de 0,1%

Trato gastrintestinal: perfuração gastrintestinal, colite, hepatite, gastrite.

Reações dermatológicas: fotossensibilidade. Ainda que raramente, podem ocorrer reaçõesbolhosas, eritemamultiforme, síndrome de stevens-johnson e necrose epidérmicatóxica.

Trato respiratório: em determinadas pessoas relatou-se o aparecimento de asma aguda após administração de ácido acetilsalicílico ou de outros anti-inflamatórios, inclusive Mevamox.

Sistema nervoso central: confusão, desorientação e alteração do humor.

Trato geniturinário: falênciarenalaguda.

Reações de hipersensibilidade: inchaço da língua, lábio e face e reações de hipersensibilidade imediata, incluindo reações anafilactoides e anafiláticas distúrbios visuais: conjuntivite e distúrbios visuais, incluindo visão embaçada.

Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

Aspecto físico

Comprimido circular de cor amarela clara.

Características Organolépticas

Os comprimidos de Mevamox não apresentam características organolépticas marcantes que permitam sua diferenciação em relação a outros comprimidos.

Prazo de validade: 24 meses a partir da data de fabricação.

Não use o medicamento com prazo de validade vencido.Antes de usar observe o aspecto do medicamento.

Durante o consumo este produto deve ser mantido no cartucho de cartolina, conservado em temperatura ambiente (15 a 30°C). Proteger da luz e umidade.

Todo medicamento deve ser mantido foradoalcance das crianças.

Como devo usar este medicamento?

De um modo geral, a dose diária total não deve exceder 15mg. Mevamox deve ser administrado juntamente com alimentos. Os comprimidos devem ser ingeridos com um pouco de água ou de outro líquido.

Artrite reumatoide

15mg uma vez ao dia. De acordo com a resposta terapêutica, a dose pode ser reduzida para 7,5mg, uma vez ao dia.

Osteoartrite

7,5mg uma vez ao dia. Caso necessário, a dose pode ser aumentada para 15mg, uma vez ao dia.

Em pacientes com elevado risco de reações adversas, recomenda-se iniciar o tratamento com 7,5mg/dia.

Em pacientes com insuficiência renal grave, sob tratamento com hemodiálise, a dose diária não deve exceder 7,5mg. No tratamento prolongado da poliartrite reumatoide nos pacientes idosos, a posologia recomendada é de 7,5mg ao dia.

A dose máxima recomendada para adolescentes é de 0,25mg/kg.

Como a posologia em crianças ainda não foi estabelecida, o uso de Mevamox deve ser restrita a adolescentes e adultos.

De um modo geral, a dose diária total não deve exceder 15mg.

Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

O laboratório não forneceu essas informações na bula original.

Como este medicamento funciona?

Mevamox é um medicamento anti-inflamatório, destinado ao tratamento da artrite reumatoide e das osteoartrites. O tempo médio de início de ação do medicamento foi de 40 a 45 minutos.

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

Em caso de superdose, devem-se tomar as medidas-padrão de esvaziamento gástrico e procurar orientação médica.

Desconhece-se um antídoto específico para meloxicam.

Consulta de bulas e demais informações sobre medicamentos Consulta de bulas e demais informações sobre medicamentos

Gostaria de ter todas as informações sobre os medicamentos sempre ao seu alcance? Temos a solução para você:

  • Mais de 7.700 bulas completas para o profissional de saúde (Equivalente a 19.900 apresentações)
  • Contém 100% dos medicamentos Referência aprovados pela ANVISA
  • Apresenta os genéricos e similares de cada medicamento Referência.
  • Não ocupa espaço no seu dispositivo

Não perca mais tempo! Tenha mais agilidade e segurança no seu dia a dia! Se quiser saber mais sobre o Medicamentos, clique aqui.

Para iOS e Android Baixe o aplicativo Medicamentos na App Store Baixe o aplicativo Medicamentos na Google Play

Para Mac e Windows Baixe o aplicativo Medicamentos na App Store Baixe o aplicativo Medicamentos para Windows 10 WinXP e Vista | Win7 e 8