Aqui você encontra as informações básicas do medicamento Formare. Para ler a bula completa do profissional de saúde e consultar mais detalhes, baixe o aplicativo Medicamentos!

Atenção: O ProDoctor Medicamentos não possui nenhum vínculo e/ou contato com qualquer laboratório farmacêutico ou farmácia. Informações sobre preços, planos de desconto, representantes, locais de distribuição ou reclamações sobre os produtos devem ser encaminhadas diretamente ao laboratório em questão. Agradecemos a compreensão.

Formare

Formare

Similar

Farmacologia

Princípios Ativos

Fumarato de formoterol di-hidratado

Grupos Farmacológicos

Broncodilatadores Antiasmáticos

Indicações Terapêuticas

Enfisema Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) Broncoespasmos Asma brônquica (Bronquite asmática)

Laboratório

Libbs Libbs

Apresentações

Cápsula 12mcg

Bula

Para quê este medicamento é indicado?

Formare é um medicamento utilizado para o tratamento de doenças respiratórias das vias aéreas, agindo através da abertura dessas vias e facilitando a respiração.

Quando não devo usar este medicamento?

Formare é contraindicado em pacientes com hipersensibilidade (alergia) ao fumarato de formoterol ou a qualquer componente da formulação.

O que devo saber antes de usar este medicamento?

Avise seu médico se você sofre de alguma doença do coração, fígado, diabetes, problemas na tireoide, pressão alta ou epilepsia (convulsões).

As cápsulas de Formare são adequadas para utilização em crianças acima de 5 anos de idade, desde que possam usar o inalador corretamente, contando com a ajuda de um adulto.

Pacientes com 65 anos ou mais de idade podem usar formoterol na mesma dose que os adultos.

Informe seu médico se achar que o efeito de Formare está muito forte ou muito fraco, ou se sua condição respiratória piorar durante a administração de Formare.

A substância ativa de Formare, formoterol, pertence a um grupo de medicamentos denominados beta2-agonistas de longa duração (LABA). Foi realizado um estudo com outra substância deste mesmo grupo, o salmeterol, no qual foi demonstrado o aumento do risco de morte por asma. Porém, não foi feito um estudo semelhante com o formoterol até o momento, para saber se este efeito também se aplica ao formoterol. Converse com seu médico sobre esse risco e os benefícios do tratamento da asma com Formare. Se você tiver asma, sempre precisará usar outro medicamento junto com Formare para tratar a inflamação das vias aéreas, como por exemplo, corticóides.

Quando usar Formare você não deve usar outra medicação que contenha um beta2-agonista de longa duração (LABA) como o salmeterol.

No tratamento da asma, Formare só deve ser usado como terapia adicional em pacientes sem controle adequado com outro medicamento de controle da asma (por exemplo, em conjunto com doses baixas ou médias de corticoides inalatórios) ou em pacientes cuja gravidade da doença indique os dois medicamentos, incluindo Formare.

O formoterol não é indicado para o alívio dos sintomas agudos da asma e não devem ser usadas doses extras para esse propósito. Os sintomas agudos devem ser tratados com um beta2-agonista de curta ação inalatório. Os pacientes devem ser instruídos a informar o médico se os sintomas piorarem, se o tratamento tornar-se menos efetivo, ou se precisar mais inalações que o usual. Os pacientes não devem inalar mais que o conteúdo de uma cápsula ao mesmo tempo.

O formoterol não deve ser usado como substituto para corticoides orais ou inalatórios. A dose dessas medicações não deve ser alterada e eles não devem ser interrompidos sem o consentimento do médico, mesmo que ele se sinta melhor após o início do tratamento.

Em estudos clínicos realizados com formoterol foram observadas graves crises de asma. O início ou aumento da dose da medicação não deve ser utilizada para tratamento de uma exacerbação de asma, apenas está indicada como dose adicional à terapia de manutenção.

Se você tiver asma, não utilize Formare para o alívio do chiado repentino, tenha sempre um medicamento beta2- agonista de curta duração, como salbutamol, para tratar as crises repentinas de asma.

A terapia com formoterol pode reduzir os níveis de potássio no sangue, podendo fazer com que você seja mais susceptível a uma arritmia cardíaca. Seu médico deve monitorar seus níveis sanguíneos de potássio, principalmente se você tiver asma grave.

Alguns pacientes podem sentir tontura durante o tratamento, se isto ocorrer, você deve evitar dirigir, operar máquinas e realizar tarefas que requeiram atenção.

Formare contém lactose, se você tiver intolerância à lactose, avise seu médico antes de usar Formare.

Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando antes do início ou durante o tratamento.

Não tome remédio sem o conhecimento do seu médico, pode ser perigoso para a saúde.

Gravidez e lactação

A segurança do uso de formoterol durante a gravidez ainda não foi estabelecida e, por isso, este medicamento deve ser usado apenas se houver indicação do seu médico. O formoterol pode inibir o trabalho de parto, por causa do seu efeito relaxante sobre a musculatura lisa do útero.

Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término.

Informar ao médico se está amamentando.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Formare está indicado para tratar as doenças respiratórias, porém, não produzirá o efeito desejado se for utilizado de maneira incorreta.

Ingestão concomitante com outras substâncias

Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando antes do inicio ou durante o tratamento. Pode ser necessário alterar a dose ou até mesmo interromper o uso de algum desses medicamentos.

Avise seu médico se estiver usando medicamentos contendo digoxina, anti-hipertensivos ou diuréticos; inibidores da monoaminoxidase ou antidepressivos tricícliclos (medicamentos antidepressivos); anti-histamínicos (para tratamentos da asma e da congestão nasal); esteroides (para tratamento de asma ou doenças inflamatórias); diuréticos (no caso de retenção de líquido, insuficiência cardíaca ou pressão alta); betabloqueadores (para tratamento da pressão alta, insuficiência cardíaca, angina, etc); xantinas (para tratamento da asma e doenças obstrutivas crônicas das vias aéreas) e outros que estiver utilizando.

Seu médico pode lhe receitar outros medicamentos de uso regular pela condição de seu pulmão. Mesmo que você sinta melhora dos sintomas respiratórios com a associação dos outros medicamentos, você não deve interromper o tratamento ou reduzir a dose de Formare.

Quais os males que este medicamento pode me causar?

Como todo medicamento, efeitos indesejáveis ou adversos podem ocorrer. Embora nem todos esses efeitos ocorram, se ocorrerem avise seu médico.

Avise seu médico sobre a ocorrência de qualquer um dos sintomas abaixo.

Reações observadas em estudos clínicos com o formoterol

Graves crises de asmas com aumento grave de falta de ar, tosse, chiado ou aperto no peito, que podem resultar em hospitalização.

Avise imediatamente seu médico quando da ocorrência desses sintomas

Broncoespasmo com chiado ou tosse e dificuldade para respirar (reação grave e incomum, afeta 1% dos pacientes); reações alérgicas como sensação de debilitação (apresentar pressão baixa), erupções cutâneas (rash), coceira ou inchaço facial, sintomas de fraqueza muscular, espasmo muscular ou ritmo cardíaco anormal (pode significar baixo nível de potássio no sangue) ou batimentos sanguíneos irregulares. Esses efeitos são graves e muito raros (afetam 0,01% dos pacientes).

Muito comuns (provavelmente afetam mais de 10% dos pacientes)

Dores no corpo, resfriado ou sintomas de gripe, tosse ou rouquidão, febre, perda da voz, congestão nasal, coriza ou espirros, irritação na boca ou garganta, cansaço ou fraqueza.

Comuns (provavelmente afetam 1 a 10% dos pacientes)

Dor de cabeça, tremor, palpitações.

Incomuns (provavelmente afetam de 0,1 a 1% dos pacientes)

Agitação, ansiedade, nervosismo, dificuldade para dormir, tontura, aceleração do batimento do coração, irritação da garganta, cãibras e dores musculares, dor ou desconforto no peito, tosse com produção de catarro, garganta seca, dor ou sensibilidade ao redor dos olhos, nariz entupido, inchaço nas glândulas do pescoço, trauma, problemas respiratórios ou para engolir, alterações na voz, respiração ruidosa.

Raras (provavelmente afetam de 0,01 a 0,1% dos pacientes)

Convulsões, diminuição da urina, boca seca, desmaios, aceleração e irregularidade do batimento do coração, palpitações, aumento de sede, perda de apetite.

Muito raras (provavelmente afetam menos de 0,01% dos pacientes)

Náuseas, alteração do paladar, inchaço nas mãos, tornozelos ou nos pés, sede excessiva, eliminação frequente de urina, cansaço por longo período (possível indicação de alta concentração de açúcar no sangue). Informe imediatamente seu médico, caso algum destes sintomas lhe afete gravemente. Alguns destes sintomas desaparecem no decorrer do tratamento.

Incidência não determinada

Visão embaçada, confusão, dificuldade para engolir, tonturas, desmaios, tontura quando estiver deitado e se levantar rapidamente, coração acelerado, urticária, coceiras, inchaço na face, pálpebras e lábios ou outro lugar do corpo.

Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis.

Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

Conservar o medicamento em sua embalagem original em temperatura ambiente (entre 15°C e 30°C), protegido da luz e umidade.

Desde que respeitados os cuidados de armazenamento, o medicamento apresenta uma validade de 18 meses a contar da data de sua fabricação. Não devem ser utilizados medicamentos fora do prazo de validade, pois podem trazer prejuízos à saúde.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Como devo usar este medicamento?

Formare deve ser usado somente por inalação via oral (pela boca). As cápsulas não devem ser engolidas ou utilizadas por outra via que não seja a indicada.

Antes de utilizar Formare, você deve ler cuidadosamente as instruções de uso, elas contêm informações importantes sobre o medicamento. Em caso de dúvida, peça orientação ao seu médico ou farmacêutico.

As cápsulas de Formare só devem ser retiradas do blíster imediatamente antes de sua utilização, certifique-se de que seus dedos estejam completamente secos para não molhar a cápsula.

As cápsulas de Formare devem ser usadas somente no inalador fornecido com o medicamento. Não utilize o inalador de Formare para outro tipo de medicação.

Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Se o alívio na dificuldade de respirar não for adequado ou se durar por períodos menores do que o usual, informe o seu médico o mais breve possível.

Para utilizar o inalador proceda conforme instruções de uso a seguir:

1. Segure o inalador pela parte de baixo usando o polegar e o indicador com o desenho da seta voltado para você. 

2. Com a outra mão, empurre a parte de cima para trás, abrindo o compartimento. 

3. Insira uma cápsula dentro do compartimento do dispositivo.

4. Feche o compartimento.

5. Para tirar a tampa do inalador, segure o dispositivo com as duas mãos, e faça um movimeto como se fosse quebrá-lo ao meio.

6. Para perfurar a cápsula, segure o inalador com o polegar, o indicador e o dedo médio.

7. Em seguida, pressione firmemente o dispositivo até o desaparecimento total da seta.

8. Expire profundamente.

9. Coloque o bocal do inalador entre os dentes e, com os lábios fechados, inspire profundamente.

10. Você deverá ouvir um som de vibração, como se a cápsula girasse na câmara do inalador com a dispersão do medicamento.

11. Quando você ouvir o som da vibração, segure a respiração pelo maior tempo que conseguir, de forma confortável (cerca de dez segundos). Enquanto isso, retire o inalador da boca. Em seguida, respire normalmente.

12. Abra o inalador e verifique se ainda há resíduo de pó da cápsula. Se ainda houver pó, você deve repetir as etapas de 8 a 10.

13. Após o uso, abra o inalador e retire a cápsula vazia. A cápsula pode ter se partido em pequenos fragmentos de gelatina, e esses fragmentos poderão atingir sua boca ou garganta. Não se preocupe, pois o componente da cápsula é de gelatina comestível e não é prejudicial.

14. Limpe o bocal do inalador e o compartimento da cápsula com um pano limpo e seco. Alternadamente, pode ser utilizada uma escova macia e limpa para a remoção dos resíduos que permanecerem após o uso do inalador.

15. Feche o compartimento da cápsula e recoloque a tampa do inalador. Não utilize álcool na limpeza do inalador, pois poderá danificar sua superfície plástica.

Interrupção do tratamento

Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

O laboratório não forneceu essas informações na bula original.

Como este medicamento funciona?

O laboratório não forneceu essas informações na bula original.

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

Se você se esquecer de utilizar uma dose, procure administrá-la assim que possível. Se estiver próximo ao horário da dose seguinte, despreze a dose esquecida e volte ao seu esquema normal. Não utilize duas doses ao mesmo tempo.

Consulta de bulas e demais informações sobre medicamentos Consulta de bulas e demais informações sobre medicamentos

Gostaria de ter todas as informações sobre os medicamentos sempre ao seu alcance? Temos a solução para você:

  • Mais de 7.700 bulas completas para o profissional de saúde (Equivalente a 19.900 apresentações)
  • Contém 100% dos medicamentos Referência aprovados pela ANVISA
  • Apresenta os genéricos e similares de cada medicamento Referência.
  • Não ocupa espaço no seu dispositivo

Não perca mais tempo! Tenha mais agilidade e segurança no seu dia a dia! Se quiser saber mais sobre o Medicamentos, clique aqui.

Para iOS e Android Baixe o aplicativo Medicamentos na App Store Baixe o aplicativo Medicamentos na Google Play

Para Mac e Windows Baixe o aplicativo Medicamentos na App Store Baixe o aplicativo Medicamentos para Windows 10 WinXP e Vista | Win7 e 8