Aqui você encontra as informações básicas do medicamento Fenitoína. Para ler a bula completa do profissional de saúde e consultar mais detalhes, baixe o aplicativo Medicamentos!

Atenção: O ProDoctor Medicamentos não possui nenhum vínculo e/ou contato com qualquer laboratório farmacêutico ou farmácia. Informações sobre preços, planos de desconto, representantes, locais de distribuição ou reclamações sobre os produtos devem ser encaminhadas diretamente ao laboratório em questão. Agradecemos a compreensão.

Fenitoína

Fenitoína

Genérico

Farmacologia

Princípios Ativos

Fenitoína (Difenil-hidantoína)

Grupos Farmacológicos

Anticonvulsivantes Antiepiléticos

Indicações Terapêuticas

Epilepsia Convulsões

Laboratório

Hipolabor Hipolabor

Apresentações

Solução Injetável 50mg/mL (IV)
Solução Injetável 50mg/mL (IM)

Bula

Para quê este medicamento é indicado?

Fenitoína sódica é um medicamento à base de fenitoína, utilizado em pacientes portadores de crises convulsivas generalizadas e todas as formas de crises parciais epilépticas.

Quando não devo usar este medicamento?

Fenitoína sódica é contraindicado a pacientes que tenham apresentado reações intensas ao medicamento ou a outras hidantoínas e em pacientes que apresentam síndrome de Adam-Stokes, bloqueio A - V de 2º e 3º graus, bloqueio sinoatrial e bradicardia sinusal. Informe seu médico sobre qualquer medicação que esteja usando, antes do início ou durante o tratamento.

Informe seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Não tome remédio sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para sua saúde.

O que devo saber antes de usar este medicamento?

Gravidez e Lactação:

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez, durante o tratamento ou após o seu término. Informar o seu médico se está amamentando.

Durante a gravidez pode ocorrer um aumento na frequência das crises epilépticas em uma grande proporção de pacientes, devido a alterações farmacocinéticas da fenitoína. Por isso, recomenda-se um monitoramento frequente dos níveis plasmáticos de fenitoína em mulheres grávidas como guia para ajustar a dose do tratamento. O médico deve aconselhar as mulheres epilépticas durante a gravidez e avaliar a relação risco/benefício.

Embora a fenitoína seja excretada no leite materno, há baixo risco aos neonatos, desde que os níveis de fenitoína na mãe sejam mantidos dentro da faixa terapêutica.

Ingestão concomitante com outras substâncias:

Os pacientes devem ter cuidado ao usarem outros medicamentos ou bebidas alcoolicas sem consentimento médico. O médico deve ter conhecimento da medicação que o paciente está tomando. Para maiores informações, consulte o item Interações Medicamentosas.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Quais os males que este medicamento pode me causar?

Reações adversas:

As reações adversas comumente reportadas com o uso de fenitoína são: tontura, coceira, formigamento, dor de cabeça, sonolência, ataxia (falta de coordenação e de equilíbrio), bem como quaisquer outros sinais ou sintomas. Os pacientes devem ser instruídos a procurarem seus médicos se ocorrer rash cutâneo.

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.

Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

Aspectos físicos: ampolas de vidro incolor contendo 5mL.

Características organolépticas: líquido incolor, odor característico.

Cuidados de armazenamento: Conservar fenitoína sódica solução injetável, em temperatura ambiente (15 a 30°C). Proteger da luz.

Prazo de validade: 24 meses a partir da data de fabricação impressa na embalagem. Ao adquirir o medicamento confira sempre o prazo de validade impresso na embalagem do produto.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.

Nunca use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Como devo usar este medicamento?

Cuidados de administração:

Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

Interrupção do tratamento:

Não interromper ou modificar o tratamento sem o conhecimento do seu médico. A interrupção abrupta do tratamento com fenitoína sódica pode causar crises epilépticas.

Uma boa higiene dentária deve ser enfatizada durante o tratamento com fenitoína, a fim de minimizar o desenvolvimento de hiperplasia gengival e suas complicações.

Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

O laboratório não forneceu essas informações na bula original.

Como este medicamento funciona?

O laboratório não forneceu essas informações na bula original.

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

O laboratório não forneceu essas informações na bula original.

Consulta de bulas e demais informações sobre medicamentos Consulta de bulas e demais informações sobre medicamentos

Gostaria de ter todas as informações sobre os medicamentos sempre ao seu alcance? Temos a solução para você:

  • Mais de 7.700 bulas completas para o profissional de saúde (Equivalente a 19.900 apresentações)
  • Contém 100% dos medicamentos Referência aprovados pela ANVISA
  • Apresenta os genéricos e similares de cada medicamento Referência.
  • Não ocupa espaço no seu dispositivo

Não perca mais tempo! Tenha mais agilidade e segurança no seu dia a dia! Se quiser saber mais sobre o Medicamentos, clique aqui.

Para iOS e Android Baixe o aplicativo Medicamentos na App Store Baixe o aplicativo Medicamentos na Google Play

Para Mac e Windows Baixe o aplicativo Medicamentos na App Store Baixe o aplicativo Medicamentos para Windows 10 WinXP e Vista | Win7 e 8