Aqui você encontra as informações básicas do medicamento Emtriva. Para ler a bula completa do profissional de saúde e consultar mais detalhes, baixe o aplicativo Medicamentos!

Atenção: O ProDoctor Medicamentos não possui nenhum vínculo e/ou contato com qualquer laboratório farmacêutico ou farmácia. Informações sobre preços, planos de desconto, representantes, locais de distribuição ou reclamações sobre os produtos devem ser encaminhadas diretamente ao laboratório em questão. Agradecemos a compreensão.

Emtriva

Emtriva

Similar

Farmacologia

Princípios Ativos

Entricitabina

Grupos Farmacológicos

Quimioterápicos antirretrovirais

Indicações Terapêuticas

Infecções por HIV

Laboratório

Gilead Gilead

Apresentações

Solução Oral 10mg/mL
Cápsula 200mg

Bula

Para quê este medicamento é indicado?

O Emtriva é um tratamento para a infeção causada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH), em adultos, crianças e lactentes com 4 meses de idade ou mais. O Emtriva cápsulas a 200mg apenas é adequado para doentes que pesam pelo menos 33kg. O Emtriva Solução Oral é particularmente adequado para pessoas com dificuldade em engolir Emtriva Cápsulas.

Quando não devo usar este medicamento?

Não tome Emtriva:

- Se tem alergia à emtricitabina ou a qualquer outro componente deste medicamento.

Caso isto se aplique a si, informe imediatamente o seu médico.

O que devo saber antes de usar este medicamento?

Se tiver tido uma doença nos rins, ou se as análises tiverem apresentado alterações relativas aos seus rins, informe o seu médico. Antes de iniciar o tratamento, o seu médico pode pedir-lhe análises ao sangue para avaliar a função dos seus rins e poderá aconselhá-lo a tomar as cápsulas menos frequentemente, ou prescrever Emtriva solução oral. O seu médico também poderá pedir-lhe análises ao sangue durante o tratamento, para verificar se os seus rins estão a funcionar corretamente.

Se tem mais de 65 anos, fale com o seu médico. Emtriva não foi estudado em doentes com mais de 65 anos de idade. Caso tenha mais de 65 anos e lhe seja receitado Emtriva, o seu médico irá observá-lo mais cuidadosamente.

Se tem ou tiver tido uma doença no fígado, incluindo hepatite, fale com o seu médico. Os doentes com doença no fígado, incluindo hepatite B ou C crónica, que estejam a ser tratados com medicamentos antirretrovirais, apresentam um risco superior ao normal de sofrerem complicações graves e potencialmente fatais ao nível do fígado. Se tem hepatite B, o seu médico irá considerar exatamente o melhor regime terapêutico para si. Se tem antecedentes de uma doença no fígado ou hepatite B crônica, o seu médico pedir-lhe-á análises ao sangue para verificar se o seu fígado está a funcionar corretamente.

Esteja atento a infeções. Se tem doença avançada por VIH (SIDA) e outra infeção, poderá desenvolver inflamação ou piorar os sintomas da infeção assim que inicie o tratamento com Emtriva. Estes sinais podem indicar que o seu sistema imunitário está melhor e está a combater a infeção. Se se aperceber de sinais de inflamação ou infeção, assim que inicie a toma de Emtriva, informe imediatamente o seu médico.

Adicionalmente às infeções oportunistas, as doenças autoimunes (uma condição que ocorre quando o sistema imunitário ataca tecidos corporais saudáveis) também podem ocorrer depois de começar a tomar os medicamentos para o tratamento da sua infeção pelo VIH. As doenças autoimunes podem ocorrer muitos meses após o início do tratamento. Se notar quaisquer sintomas de infeção ou outros sintomas como fraqueza muscular, fraqueza a começar nas mãos e nos pés e dirigindo-se em direção ao tronco, palpitações, tremores ou hiperatividade, informe o seu médico imediatamente para procurar o tratamento necessário.

Problemas ósseos. Alguns doentes em terapêutica antirretroviral combinada podem desenvolver uma doença óssea chamada osteonecrose (morte do tecido ósseo provocada por falta de afluxo de sangue ao osso). A duração da terapêutica antirretroviral combinada, a utilização de corticosteróides, o consumo de álcool, a imunossupressão grave, um índice de massa corporal aumentado, entre outros, podem ser alguns dos inúmeros fatores de risco para o desenvolvimento desta doença. Os sinais de osteonecrose são rigidez, mal-estar e dores nas articulações (especialmente na anca, joelho e ombro) e dificuldade de movimentos. Por favor informe o seu médico se notar qualquer um destes sintomas.

Crianças e adolescentes

Não dê Emtriva a crianças com menos de 4 meses de idade.

Outros medicamentos e Emtriva

Não deve tomar Emtriva se já estiver a tomar outros medicamentos que contenham emtricitabina, lamivudina ou zalcitabina, os quais são também utilizados para tratar a infeção por VIH, a menos que o seu médico lhe dê outras indicações.

Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar, tiver tomado recentemente, ou se vier a tomar outros medicamentos.

Não interrompa o seu tratamento sem falar primeiro com o seu médico.

Gravidez e amamentação

Se está grávida ou a amamentar, se pensa estar grávida ou planeia engravidar, consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar este medicamento.

Não deverá tomar Emtriva durante a gravidez, a menos que especificamente indicado pelo seu médico. Apesar de existirem dados clínicos limitados sobre a utilização de Emtriva em mulheres grávidas, este não é habitualmente utilizado, a menos que seja absolutamente necessário.

Se é uma mulher com possibilidade de engravidar durante o tratamento com Emtriva, deverá utilizar um método contracetivo eficaz para evitar engravidar.

Se engravidar, ou estiver a planear engravidar, consulte o seu médico acerca dos potenciais benefícios e riscos da sua terapêutica antirretroviral para si e para a sua criança.

Se tomou Emtriva durante a gravidez, o seu médico pode pedir-lhe para efetuar análises ao sangue e outros testes de diagnóstico regulares para verificar o desenvolvimento da sua criança. Nas crianças cujas mães tomaram NRTIs durante a gravidez, o benefício da menor possibilidade de infeção pelo VIH é superior ao risco de sofrerem efeitos secundários.

Não deverá amamentar se estiver a tomar Emtriva. Isto deve-se ao fato de que a substância ativa deste medicamento é excretada no leite humano. É sabido que o vírus pode passar para o bebé através do leite humano.

Condução de veículos e utilização de máquinas

O Emtriva pode causar tonturas. Se sentir tonturas enquanto estiver a tomar Emtriva, não conduza e não utilize quaisquer ferramentas ou máquinas.

Emtriva solução oral contém

O amarelo sol (E110) pode causar reações alérgicas. O metilparahidroxibenzoato (E218) e o propilparahidroxibenzoato (E216) podem causar reações alérgicas (possivelmente retardadas). Este medicamento contém 36mg de sódio por dose, o que deve ser tido em consideração em doentes com ingestão controlada de sódio.

Quais os males que este medicamento pode me causar?

Durante a terapêutica para o VIH pode haver um aumento do peso e dos níveis de lípidos e glucose no sangue. Isto está em parte associado a uma recuperação da saúde e do estilo de vida e, no caso dos lípidos no sangue, por vezes aos próprios medicamentos para o VIH. O seu médico irá realizar testes para determinar estas alterações.

Como todos os medicamentos, este medicamento pode causar efeitos secundários, embora estes não se manifestem em todas as pessoas.

Informe o seu médico acerca de qualquer um dos seguintes efeitos secundários:

Efeitos secundários mais frequentes

Os seguintes efeitos secundários são muito frequentes (estes podem afetar pelo menos 10 em cada 100 doentes):

- dor de cabeça, diarreia, sentir-se enjoado (náuseas)

- dores musculares e fraqueza (se os níveis de creatina cinase no sangue estiverem aumentados)

Outros efeitos secundários possíveis

Os seguintes efeitos secundários são frequentes (estes podem afetar até 10 em cada 100 doentes):

- tonturas, fraqueza, dificuldade em dormir, sonhos anormais

- estar enjoado (vômitos), problemas digestivos que podem resultar em desconforto após as refeições, dor de estômago

- erupções cutâneas (incluindo manchas vermelhas ou pústulas algumas vezes com bolhas e inchaço da pele), que poderão ser reações alérgicas, comichão, alterações na cor da pele incluindo escurecimento da pele em manchas

- dor

As análises também podem revelar:

- baixa contagem de glóbulos brancos (uma diminuição dos seus glóbulos brancos pode torná-lo mais sujeito a infeções)

- aumento dos triglicéridos (ácidos gordos), de bílis ou do açúcar no sangue

- alterações no fígado e pâncreas

Os seguintes efeitos secundários são pouco frequentes (estes podem afetar até 1 em cada 100 doentes):

- anemia (baixa contagem de glóbulos vermelhos)

- inchaço da face, lábios, língua e garganta

Outros efeitos secundários

Nas crianças a tomar emtricitabina também ocorreu, muito frequentemente, alterações na cor da pele incluindo escurecimento da pele em manchas e frequentemente, anemia (baixa contagem de glóbulos vermelhos). Se a produção de glóbulos vermelhos estiver reduzida, a criança pode ter sintomas de fadiga ou dificuldades de respiração. 

Comunicação de efeitos secundários

Se tiver quaisquer efeitos secundários, incluindo possíveis efeitos secundários não indicados neste folheto, fale com o seu médico ou farmacêutico.

Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

Manter este medicamento fora da vista e do alcance das crianças.

Não utilize este medicamento após o prazo de validade impresso no frasco, blister e embalagem, após EXP. O prazo de validade corresponde ao último dia do mês indicado.

O medicamento não necessita de quaisquer precauções especiais de conservação.

Não deite fora quaisquer medicamentos na canalização ou no lixo doméstico. Pergunte ao seu farmacêutico como deitar fora os medicamentos que já não utiliza. Estas medidas ajudarão a proteger o ambiente.

Qual o aspeto de Emtriva

As cápsulas de Emtriva têm um corpo branco opaco e uma tampa azul clara opaca. Cada cápsula tem impresso, a tinta preta, “200mg” na tampa e “GILEAD” e [Gilead logotipo] no corpo.

Como devo usar este medicamento?

Tome este medicamento exatamente como indicado pelo seu médico. Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas.

A dose recomendada é:

Adultos

• Cápsula

Uma cápsula de 200mg por dia, com ou sem alimentos. Engula a cápsula com um copo de água.

• Solução oral

O seu médico indicar-lhe-á a quantidade correta de Emtriva solução oral que deverá ser tomada. O Emtriva solução oral pode ser tomado com ou sem alimentos.

Crianças e adolescentes até 18 anos de idade, que pesam pelo menos 33kg e que conseguem engolir cápsulas

Uma cápsula de 200mg, por dia com ou sem alimentos.

Para lactentes a partir dos 4 meses, crianças e doentes que não conseguem engolir cápsulas e doentes com problemas nos rins, o Emtriva está disponível na forma líquida (uma solução oral). Por favor informe o seu médico se tiver dificuldade em engolir as cápsulas.

Lactentes, crianças e adolescentes que pesam 40kg ou menos

A dose de Emtriva solução oral a 10mg/mL é calculada de acordo com o seu peso corporal. Na tabela seguinte são indicados exemplos de peso corporal e as doses correspondentes e volumes de solução oral a serem tomadas diariamente:

Tabela: Dose diária para lactentes, crianças e adolescentes que pesam 40kg ou menos
  Dose diária
Peso corporal (kg) Dose de emtricitabina (mg) Quantidade de solução a tomar (mL)
5kg 30mg 3mL
10kg 60mg 6mL
15kg 90mg 9mL
20kg 120mg 12mL
25kg 150mg 15mL
30kg 180mg 18mL
35kg 210mg 21mL
40kg 240mg 24mL

Certifique-se que compreendeu a forma de medir e dar a quantidade certa de solução oral de acordo com o peso da pessoa que está a ser tratada. Utilize o copo-medida fornecido na embalagem para medir a dose correta. O copo tem linhas que indicam cada mL de solução.

Se não tem a certeza da quantidade de Emtriva que deve tomar pergunte ao seu médico ou farmacêutico.

Tomar sempre a dose recomendada pelo seu médico. Isto para ter a certeza que o seu medicamento é totalmente eficaz, e para reduzir o risco de desenvolvimento de resistência ao tratamento. Não altere a dose a menos que o seu médico lhe diga para o fazer.

Se tiver problemas com os seus rins, o seu médico pode aconselhá-lo a tomar Emtriva menos frequentemente.

Se parar de tomar Emtriva

Não pare de tomar Emtriva sem consultar o seu médico. Parar o tratamento com Emtriva pode resultar numa diminuição da eficácia da terapêutica anti-VIH recomendada pelo seu médico. Fale com o seu médico antes de parar, particularmente se detetar alguns efeitos secundários ou tiver qualquer outra doença. Consulte novamente o seu médico antes de voltar a tomar Emtriva em cápsulas.

Se tiver infeção por VIH e hepatite B, é particularmente importante não parar o tratamento com Emtriva sem previamente consultar o seu médico. Alguns doentes apresentaram análises ao sangue ou sintomas indicativos de que a sua hepatite tinha agravado após interrupção do tratamento com Emtriva. Poderá necessitar de análises ao sangue durante vários meses após interrupção do tratamento. Nalguns doentes com doença do fígado avançada ou cirrose, a interrupção do tratamento não é recomendada pois pode levar a um agravamento da hepatite.

Informe imediatamente o seu médico se surgirem quaisquer sintomas novos ou pouco habituais após parar o tratamento, particularmente sintomas que associaria à sua hepatite B.

Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médico ou farmacêutico.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

É importante que não falhe nenhuma dose de Emtriva.

Caso se tenha esquecido de tomar uma dose de Emtriva no período de 12 horas após a hora em que é habitualmente tomada, tome-a o mais rapidamente possível, e depois tome a sua dose seguinte à hora do costume.

Se for já quase hora (menos de 12 horas) da sua próxima dose, não tome a dose que falhou. Espere e tome a dose seguinte à hora do costume. Não tome uma dose a dobrar para compensar uma cápsula que se esqueceu de tomar.

Se tiver vomitado

Se tiver passado menos de uma hora da toma de Emtriva, tome outra cápsula. Não terá de tomar outra cápsula se tiver vomitado após uma hora da toma de Emtriva.

Como este medicamento funciona?

Emtriva contém a substância ativa, emtricitabina. Esta substância ativa é um fármaco antirretroviral utilizado para tratar a infeção por VIH. A emtricitabina é um análogo nucleosídeo inibidor da transcriptase reversa que atua interferindo com a atividade normal de uma enzima (transcriptase reversa) que é fundamental para que o vírus VIH se possa reproduzir. O Emtriva pode baixar a quantidade de VIH no sangue (carga viral). Também poderá ajudar a aumentar o número de células T chamadas células CD4. Emtriva deve ser sempre associado com outros medicamentos para tratar a infeção por VIH.

Poderá continuar a transmitir o VIH enquanto toma este medicamento, apesar de se reduzir o risco com uma terapêutica antirretroviral eficaz. Converse com o seu médico sobre as precauções necessárias para evitar que infete outras pessoas.

Este medicamento não constitui uma cura para a infeção por VIH. Enquanto toma Emtriva pode continuar a desenvolver infeções ou outras doenças associadas à infeção por VIH.

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

Se acidentalmente tomar demasiadas cápsulas ou demasiada solução oral de Emtriva, consulte o seu médico ou aconselhe-se junto do serviço de urgência mais próximo. Mantenha a embalagem consigo para que facilmente possa descrever o que tomou.

Consulta de bulas e demais informações sobre medicamentos Consulta de bulas e demais informações sobre medicamentos

Gostaria de ter todas as informações sobre os medicamentos sempre ao seu alcance? Temos a solução para você:

  • Mais de 7.700 bulas completas para o profissional de saúde (Equivalente a 19.900 apresentações)
  • Contém 100% dos medicamentos Referência aprovados pela ANVISA
  • Apresenta os genéricos e similares de cada medicamento Referência.
  • Não ocupa espaço no seu dispositivo

Não perca mais tempo! Tenha mais agilidade e segurança no seu dia a dia! Se quiser saber mais sobre o Medicamentos, clique aqui.

Para iOS e Android Baixe o aplicativo Medicamentos na App Store Baixe o aplicativo Medicamentos na Google Play

Para Mac e Windows Baixe o aplicativo Medicamentos na App Store Baixe o aplicativo Medicamentos para Windows 10 WinXP e Vista | Win7 e 8