Aqui você encontra as informações básicas do medicamento Edurant. Para ler a bula completa do profissional de saúde e consultar mais detalhes, baixe o aplicativo Medicamentos!

Atenção: O ProDoctor Medicamentos não possui nenhum vínculo e/ou contato com qualquer laboratório farmacêutico ou farmácia. Informações sobre preços, planos de desconto, representantes, locais de distribuição ou reclamações sobre os produtos devem ser encaminhadas diretamente ao laboratório em questão. Agradecemos a compreensão.

Edurant

Edurant

Similar

Farmacologia

Princípios Ativos

Rilpivirina

Grupos Farmacológicos

Quimioterápicos antirretrovirais

Indicações Terapêuticas

Infecções por HIV

Laboratório

Janssen-Cilag Janssen-Cilag

Apresentações

Comprimido Revestido 25mg

Bula

Para quê este medicamento é indicado?

Edurant contém rilpivirina que é utilizada para o tratamento da infeção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH). Pertence ao grupo de medicamentos para o VIH chamado inibidores não nucleósidos da transcriptase reversa (NNRTIs). Edurant atua através da diminuição da quantidade de VIH no seu corpo.

Edurant é utilizado em associação com outros medicamentos para o VIH para tratar adolescentes e adultos com 12 ou mais anos de idade infetados com VIH e que nunca tenham sido tratados anteriormente com medicamentos para o VIH.

O seu médico irá avaliar consigo a associação de medicamentos adequados ao seu caso.

Quando não devo usar este medicamento?

Não tome Edurant se tem alergia à rilpivirina ou a qualquer outro componente deste medicamento.

Não tome Edurant em associação com qualquer um dos seguintes medicamentos uma vez que podem afetar a forma como Edurantou os outros medicamentos atuam:

- carbamazepina, oxcarbazepina, fenobarbital, fenitoína (medicamentos para tratar epilepsia e evitar convulsões)

- rifampicina, rifapentina (medicamentos para tratar algumas infeções bacterianas, tais como tuberculose)

- omeprazol, esomeprazol, lansoprazol, pantoprazol, rabeprazol (inibidores da bomba de protões, que são medicamentos para evitar e tratar úlceras do estômago, azia ou doença de refluxo ácido)

- dexametasona (um corticosteroide utilizado numa variedade de condições, tais como inflamação e reações alérgicas); quando tomado pela boca ou injetado, exceto como tratamento da dose única

- produtos que contenham hipericão (Hypericum perforatum) (um produto à base de plantas utilizado para a depressão).

Se está a tomar algum dos medicamentos acima descritos, pergunte ao seu médico sobre alternativas.

O que devo saber antes de usar este medicamento?

Advertências e precauções

Fale com o seu médico ou farmacêutico antes de tomar Edurant.

Edurant não é uma cura para a infeção por VIH. É parte de um tratamento para diminuir a quantidade de vírus no sangue. Continua a poder transmitir VIH enquanto estiver a tomar este medicamento, embora o risco seja reduzido através da utilização de terapêutica antirretroviral eficaz. Discuta com o seu médico as precauções necessárias para evitar infetar outras pessoas.

Edurant foi utilizado apenas num número limitado de doentes com idade igual ou superior a 65 anos. Se pertencer a este grupo etário, fale com o seu médico sobre a utilização de Edurant.

Informe o seu médico sobre a sua situação

Certifique-se de que verifica os seguintes pontos e informa o seu médico se alguma destas situações se aplica a si.

- Informe o seu médico caso sofra ou tenha sofrido de problemas no seu fígado, incluindo hepatite B e/ou C, e/ou problemas nos seus rins. O seu médico pode avaliar a gravidade da sua doença de fígado ou rins antes de decidir se pode tomar Edurant.

- Informe imediatamente o seu médico se notar quaisquer sintomas de infeções (por exemplo, febre, arrepios, suores). Em alguns doentes com infeção avançada por VIH e antecedentes de infeções oportunistas, podem ocorrer sinais e sintomas de inflamação, resultantes de infeções anteriores, pouco depois do início do tratamento para o VIH. Supõe-se que estes sintomas são devidos a uma melhoria da resposta imunológica do organismo, permitindo assim ao organismo combater infeções que possam ter estado presentes sem quaisquer sintomas evidentes.

- Adicionalmente às infeções oportunistas, as doenças autoimunes (uma condição que ocorre quando o sistema imunitário ataca tecidos corporais saudáveis) também podem ocorrer depois de começar a tomar os medicamentos para o tratamento da sua infeção pelo VIH. As doenças autoimunes podem ocorrer muitos meses após o início do tratamento. Se notar quaisquer sintomas de infeção ou outros sintomas como fraqueza muscular, fraqueza a começar nas mãos e nos pés e dirigindo-se em direção ao tronco, palpitações, tremores ou hiperatividade, informe o seu médico imediatamente para procurar o tratamento necessário.

- Fale com o seu médico se está a tomar qualquer medicamento que pode causar um batimento cardíaco irregular colocando a vida em risco (Torsade de Pointes).

• Crianças

Edurant não deve ser utilizado em crianças com menos de 12 anos de idade, uma vez que ainda não foi suficientemente estudado nestes doentes.

• Outros medicamentos e Edurant

Deve tomar Edurant juntamente com outros medicamentos para o VIH. O seu médico irá aconselhá-lo sobre os medicamentos para o VIH que podem ser associados com Edurant e juntos decidirão qual a associação que melhor se adequa a si. Siga cuidadosamente as instruções do seu médico.

Alguns medicamentos podem afetar os níveis de Edurant no sangue quando administrados ao mesmo tempo que Edurant.

Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar, tiver tomado recentemente, ou se vier a tomar outros medicamentos.

Não se recomenda a associação de Edurant com outros inibidores não nucleósidos da transcriptase reversa (NNRTIs), tais como delavirdina, efavirenz, etravirina, e nevirapina.

Os efeitos de Edurant ou de outros medicamentos podem ser influenciados caso tome Edurant ao mesmo tempo que algum dos seguintes medicamentos. Fale com o seu médico, caso esteja a tomar:

- rifabutina (um medicamento utilizado para tratar algumas infeções bacterianas).

- claritromicina, eritromicina (antibióticos)

- cimetidina, famotidina, nizatidina, ranitidina (antagonistas dos recetores H2 utilizados para tratar úlceras de estômago ou intestino ou utilizados para o alívio de azia devido ao refluxo ácido). 

- antiácidos (utilizados para tratar doenças relacionadas com a acidez do estômago; por exemplo, hidróxido de alumínio/magnésio, carbonato de cálcio). 

- metadona (utilizado para tratar a privação e dependência aos narcóticos)

- dabigatrano etexilato (anticoagulantes).

Gravidez e amamentação

Se estiver grávida, contacte o seu médico imediatamente. As mulheres grávidas não devem tomar Edurant exceto se indicado especificamente pelo médico.

As mães infetadas por VIH não devem amamentar, uma vez que existe a possibilidade de infetar o bebé com o VIH através do leite materno.

Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento.

Condução de veículos e utilização de máquinas

Alguns doentes podem sentir cansaço, tonturas ou sonolência durante o tratamento com Edurant. Não conduza ou utilize máquinas se se sentir cansado, com tonturas ou com sono enquanto toma Edurant.

Edurant contém lactose.

Se o médico lhe disse que tem intolerância a alguns açúcares, contacte-o antes de tomar este medicamento.

Quais os males que este medicamento pode me causar?

Como todos os medicamentos, este medicamento pode causar efeitos secundários, no entanto estes não se manifestam em todas as pessoas.

Muito frequentes:

- dor de cabeça

- náuseas

- dificuldade em adormecer (insónias)

- tonturas

- alterações num dos seus exames de rotina ao fígado (transaminases)

- aumento do colesterol e/ou da amilase pancreática no seu sangue.

Frequentes:

- sonhos anormais

- erupção na pele

- dor de estômago

- depressão

- cansaço

- vómitos

- sonolência

- diminuição do apetite

- perturbações do sono

- desconforto no estômago

- humor depressivo

- boca seca

- contagem baixa de glóbulos brancos e/ou plaquetas, diminuição da hemoglobina no seu sangue, aumento dos triglicéridos, da lipase e/ou da bilirrubina no seu sangue

Pouco frequentes:

- sinais ou sintomas de inflamação ou infeção, por exemplo febre, arrepios, suores (síndrome de reativação imunológica)

Comunicação de efeitos secundários

Se tiver quaisquer efeitos secundários, incluindo possíveis efeitos secundários não indicados neste folheto, fale com o seu médico ou farmacêutico. Também poderá comunicar efeitos secundários diretamente através do sistema nacional de notificação mencionado no Apêndice V. Ao comunicar efeitos secundários, estará a ajudar a fornecer mais informações sobre a segurança deste medicamento.

Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

Manter este medicamento fora da vista e do alcance das crianças.

Não utilize este medicamento após o prazo de validade impresso na embalagem exterior e no frasco, após VAL. O prazo de validade corresponde ao último dia do mês indicado.

Conservar no frasco de origem para proteger da luz.

Não deite fora quaisquer medicamentos na canalização ou no lixo doméstico. Pergunte ao seu farmacêutico como deitar fora os medicamentos que já não utiliza. Estas medidas ajudarão a proteger o ambiente.

Como devo usar este medicamento?

Tome este medicamento exatamente como indicado pelo seu médico ou farmacêutico. Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas.

Instruções para a utilização adequada em adultos e adolescentes (12 até menos de 18 anos de idade)

A dose recomendada de Edurant é de um comprimido uma vez por dia.

Edurant deve ser tomado com uma refeição. Uma refeição é importante para obter os níveis apropriados da substância ativa no seu corpo. Uma bebida nutricional (i.e. rica em proteínas) isolada, não substitui uma refeição.

Existem quatro situações que necessitam de especial atenção:

- Se está a tomar rifabutina (um medicamento utilizado para tratar algumas infeções bacterianas), tome dois comprimidos de Edurant uma vez por dia. Quando parar de tomar rifabutina, tome um comprimido de Edurant uma vez por dia. Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas.

- Se está a tomar um antiácido (medicamento utilizado para tratar doenças relacionadas com a acidez do estômago, tais como hidróxido de alumínio/magnésio, carbonato de cálcio). Tome o antiácido pelo menos 2 horas antes ou pelo menos 4 horas depois de Edurant .

Se está a tomar um antagonista dos recetores H2 (medicamentos utilizados para tratar úlceras do estômago ou intestino ou utilizados para o alívio de azia devido ao refluxo ácido) (tais como cimetidina, famotidina, nizatidina ou ranitidina). Tome o antagonista dos recetores H2 pelo menos 12 horas antes ou pelo menos 4 horas depois de Edurant. Os antagonistas dos recetores H2 não devem ser tomados num regime de doses de duas vezes por dia. Fale com o seu médico sobre um regime alternativo.

- Se está a tomar didanosina (um medicamento para o tratamento da infeção pelo VIH), não é necessário ajuste de dose. A didanosina deve ser administrada com o estômago vazio pelo menos duas horas antes ou pelo menos quatro horas depois de tomar Edurant (que deverá ser tomado com uma refeição).

Retirar a tampa resistente à abertura por crianças

O frasco contém uma tampa resistente à abertura por crianças. Pode ser aberta empurrando a tampa para baixo, enquanto a roda no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio.

Contacte imediatamente o seu médico ou farmacêutico. No caso de sobredosagem poderá ter dor de cabeça, náuseas, tonturas, e/ou sonhos anormais.

Caso se tenha esquecido de tomar Edurant

Caso se lembre no período de 12 horas após a hora em que normalmente toma Edurant, deve tomá-lo o mais rapidamente possível. O comprimido de Edurant deve ser tomado com uma refeição. Depois tome a próxima dose de acordo com tratamento habitual. Caso se lembre após 12 horas, não tome essa dose e continue o tratamento como habitual. Não tome uma dose a dobrar para compensar uma dose que se esqueceu de tomar.

Se vomitar num período de menos de 4 horas após ter tomado Edurant, tome outro comprimido com uma refeição. Se vomitar num período superior a 4 horas após tomar Edurant não necessita de tomar outro comprimido até à próxima dose do esquema habitual.

Fale com o seu médio se tem dúvidas sobre o que fazer se se esquecer de uma dose ou vomitar.

Não pare de tomar Edurant

O tratamento do VIH não cura a infeção pelo VIH! Não pare de tomar Edurant sem falar primeiro com o seu médico. Mesmo que se sinta melhor, não pare de tomar Edurant ou outros medicamentos para o VIH. Isto poderia aumentar o risco de desenvolvimento de resistência ao vírus. Fale primeiro com o seu médico.

Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médico ou farmacêutico.

Efeitos secundários possíveis

Como todos os medicamentos, este medicamento pode causar efeitos secundários, no entanto estes não se manifestam em todas as pessoas.

Muito frequentes:

- dor de cabeça

- náuseas

- dificuldade em adormecer (insónias)

- tonturas

- alterações num dos seus exames de rotina ao fígado (transaminases)

- aumento do colesterol e/ou da amilase pancreática no seu sangue.

Frequentes:

- sonhos anormais

- erupção na pele

- dor de estômago

- depressão

- cansaço

- vómitos

- sonolência

- diminuição do apetite

- perturbações do sono

- desconforto no estômago

- humor depressivo

- boca seca

- contagem baixa de glóbulos brancos e/ou plaquetas, diminuição da hemoglobina no seu sangue, aumento dos triglicéridos, da lipase e/ou da bilirrubina no seu sangue

Pouco frequentes:

- sinais ou sintomas de inflamação ou infeção, por exemplo febre, arrepios, suores (síndrome de reativação imunológica)

Comunicação de efeitos secundários

Se tiver quaisquer efeitos secundários, incluindo possíveis efeitos secundários não indicados neste folheto, fale com o seu médico ou farmacêutico. Também poderá comunicar efeitos secundários diretamente através do sistema nacional de notificação mencionado no Apêndice V. Ao comunicar efeitos secundários, estará a ajudar a fornecer mais informações sobre a segurança deste medicamento.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

O laboratório não forneceu essas informações na bula original.

Como este medicamento funciona?

O laboratório não forneceu essas informações na bula original.

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

O laboratório não forneceu essas informações na bula original.

Consulta de bulas e demais informações sobre medicamentos Consulta de bulas e demais informações sobre medicamentos

Gostaria de ter todas as informações sobre os medicamentos sempre ao seu alcance? Temos a solução para você:

  • Mais de 7.700 bulas completas para o profissional de saúde (Equivalente a 19.900 apresentações)
  • Contém 100% dos medicamentos Referência aprovados pela ANVISA
  • Apresenta os genéricos e similares de cada medicamento Referência.
  • Não ocupa espaço no seu dispositivo

Não perca mais tempo! Tenha mais agilidade e segurança no seu dia a dia! Se quiser saber mais sobre o Medicamentos, clique aqui.

Para iOS e Android Baixe o aplicativo Medicamentos na App Store Baixe o aplicativo Medicamentos na Google Play

Para Mac e Windows Baixe o aplicativo Medicamentos na App Store Baixe o aplicativo Medicamentos para Windows 10 WinXP e Vista | Win7 e 8