Aqui você encontra as informações básicas do medicamento Azeus #500mg. Para ler a bula completa do profissional de saúde e consultar mais detalhes, baixe o aplicativo Medicamentos!

Atenção: O ProDoctor Medicamentos não possui nenhum vínculo e/ou contato com qualquer laboratório farmacêutico ou farmácia. Informações sobre preços, planos de desconto, representantes, locais de distribuição ou reclamações sobre os produtos devem ser encaminhadas diretamente ao laboratório em questão. Agradecemos a compreensão.

Azeus 500mg

Azeus 500mg

Similar

Farmacologia

Princípios Ativos

Aztreonam

Grupos Farmacológicos

Antibióticos betalactâmicos Antibacterianos Anti Gram-negativos

Indicações Terapêuticas

Infecções em geral Infecções por Gram-Negativos

Laboratório

Novafarma Novafarma

Apresentações

Pó para Solução Injetável 500mg

Bula

Para quê este medicamento é indicado?

Antes de iniciar o tratamento com aztreonam, o médico deve solicitar a realização de exames adequados para isolamento dos microrganismos causadores da infecção e para determinação da sensibilidade dos mesmos ao medicamento Azeus.

Azeus é indicado no tratamento das seguintes infecções, quando causadas por microrganismos sensíveis a este antibiótico: infecções das vias urinárias (complicadas e não complicadas), infecções das vias respiratórias inferiores, bacteremia/septicemia (infecção generalizada), meningite causada por Haemophylus influenzae e Neisseria meningitidis (bactérias), infecções da pele e de suas estruturas, infecções intra-abdominais e ginecológicas. O uso de aztreonam também é indicado em casos de cirurgia, no tratamento de infecções incluindo abscessos (acúmulo de pus), infecções que complicam as perfurações de vísceras ocas, infecções da pele e infecções das superfícies serosas (envolvidas por uma membrana fina) causadas por microrganismos sensíveis ao aztreonam.

Quando não devo usar este medicamento?

Azeus é contraindicado em pacientes com história de hipersensibilidade (alergia) ao aztreonam ou a qualquer outro componente da formulação.

O que devo saber antes de usar este medicamento?

Os antibióticos, assim como outros medicamentos, devem ser administrados com cuidado a qualquer paciente com histórico de reação alérgica. Caso ocorram reações alérgicas com o uso de Azeus, o médico deverá suspender o medicamento. A ocorrência de colite pseudomembranosa (infecção do intestino por bactéria da espécie C. difficile) é relatada com quase todos os agentes antibacterianos, inclusive com o aztreonam, podendo variar quanto ao grau de gravidade, desde leve à potencialmente letal (mortal).

O uso de antibióticos pode promover o crescimento de organismos resistentes.

Uso na gravidez

Aztreonam atravessa a placenta, passando para a circulação fetal. Estudos realizados em animais não mostraram evidências de dano fetal. Não há estudos adequados e bem controlados em mulheres grávidas.

Informe ao seu médico a ocorrência de gravidez durante o tratamento ou após o seu término.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Uso na lactação

Como o aztreonam é eliminado no leite materno, é recomendável a descontinuação temporária da amamentação durante o tratamento com Azeus, conforme orientação médica.

Uso pediátrico

Dados de segurança e eficácia em recém-nascidos com menos de 1 semana são limitados; a administração de aztreonam nestes pacientes necessita ser cuidadosamente avaliada.

Azeus contém L-arginina. Estudos em crianças de baixo peso demonstraram que a L-arginina administrada na formulação de Azeus pode resultar em um aumento da arginina (um tipo de aminoácido), insulina (hormônio produzido pelo pâncreas) e, indiretamente, de bilirrubina (pigmento biliar) no soro sangüíneo. As consequências da exposição a este aminoácido durante o tratamento de recémnascidos não foram totalmente determinadas.

Interações medicamentosas

A administração de Azeus junto com probenecida ou furosemida pode produzir aumentos dos níveis de aztreonam na corrente sangüínea, sem significado clínico.

Estudos farmacocinéticos (que demonstram como o organismo lida com o medicamento) com uma única dose de aztreonam não mostram nenhuma interação significativa entre o aztreonam e a gentamicina, nafcilina sódica, cefradina, clindamicina ou metronidazol.

Não foram relatadas reações, semelhantes as que ocorrem com dissulfiram (rubor cutâneo, olhos vermelhos, sensação de calor na face, dor de cabeça latejante, náuseas e prostação das forças musculares do tórax), com a ingestão de álcool.

Não há contraindicação relativa a faixas etárias.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para sua saúde.

Quais os males que este medicamento pode me causar?

Hipersensibilidade

Anafilaxia (reação alégica grave), angioedema (presença de inchaço na pele, mucosas ou vísceras, acompanhadas de placas avermelhadas e coceira na pele), broncoespasmo (contração involuntária dos brônquios, que se traduz por presença de chiado no peito e dificuldade respiratória).

Dermatológicas

Exantema (erupções na pele), prurido (coceira), petéquias (pontos avermelhados na pele), púrpura (manchas na pele), diaforese (sudorese excessiva), rubor (vermelhidão da face), urticária (placas avermelhadas e coceira na pele), eritema multiforme (um tipo de doença da pele), necrose epidermal tóxica (doença esfoliativa da pele) e dermatite esfoliativa (doença da pele caracterizada por descamação muito extensiva).

Hematológicas

Eosinofilia (quantidade anormalmente alta de eosinófilos, um tipo de glóbulo branco no sangue); aumentos do tempo de protrombina (capacidade de coagulação do sangue) e do tempo parcial de tromboplastina (substância constituinte de muitos tecidos que participa na coagulação sangüínea). Com pouca frequência, observou-se trombocitose (aumento do número de plaquetas no sangue), trombocitopenia (diminuição do número de plaquetas no sangue), leucocitose (aumento na quantidade de leucócitos no sangue), neutropenia (diminuição dos leucócitos do tipo neutrófilos no sangue), anemia, pancitopenia (diminuição de alguns constituintes do sangue, denominados de elementos figurados), hemorragia e teste positivo de Coombs (teste para diagnóstico de alguns tipos de anemia).

Hepatobiliares

Observou-se aumentos transitórios das transaminases (enzimas) hepáticas e fosfatase alcalina, geralmente reversíveis, durante a terapia, sem manifestação de sinais ou sintomas de disfunção hepatobiliar. Diagnóstico clínico de icterícia (coloração amarelada da pele e mucosas) e hepatite (inflamação do fígado) foram raramente observados.

Gastrintestinais

Observou-se diarréia, náuseas e/ou vômitos, cólicas abdominais, úlceras bucais e alterações no paladar. Ocorreram raramente casos de diarréia associada a C. difficile, incluindo colite pseudomembranosa ou hemorragia gastrintestinal.

Reações Locais

Desconforto no local da injeção intramuscular ou intravenosa, tromboflebite (inflamação de uma veia, associada a coágulo de sangue) e flebite (inflamação de uma veia). Outras (raras): vaginite (inflamação vaginal), candidíase vaginal (infecção na vagina causada por fungo), hipotensão (pressão arterial anormalmente baixa), convulsões, diplopia (visão dupla), fraqueza, parestesia (sensações cutâneas, como frio, calor, formigamento), confusão, vertigem (tontura), insônia, alterações eletrocardiográficas (evidenciadas pelo exame eletrocardiográfico), zumbido, cefaléia (dor de cabeça), sensibilidade nos seios, halitose (mau hálito), dores musculares, febre, mal-estar, espirros, congestão nasal, sibilos (ruído respiratório), dispnéia (respiração curta) e dor torácica. Aumentos de creatinina sérica foram incomuns.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista o aparecimento de reações indesejáveis.

Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

Azeus, antes de preparado por profissional de saúde devidamente autorizado, deve ser mantido em temperatura ambiente (entre 15 e 30ºC) protegido da luz e umidade.

O prazo de validade é de 24 meses a partir da data de fabricação (vide frasco-ampola ou rótulo externo).

Ao adquirir o medicamento, confira sempre o prazo de validade impresso na embalagem externa do produto. Nenhum medicamento deve ser utilizado após o término do seu prazo de validade, pois pode ser ineficaz e prejudicial para sua saúde.

Não use o medicamento com o prazo de validade vencido. Antes de usar observe o aspecto do medicamento.

Azeus apresenta-se em frasco de vidro incolor na forma de pó cristalino branco sem odor (cheiro) característico.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Como devo usar este medicamento?

Azeus pode ser administrado por via intramuscular ou intravenosa por profissional de saúde devidamente habilitado.

 Sempre utilizar Azeus exatamente como o médico prescrever.

A dose e a via de administração dependerão do tipo, gravidade da infecção e idade do paciente.

Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

O plano de tratamento é definido conforme orientação médica.

Em caso de esquecimento da dose deste medicamento, o médico deve redefinir a programação do tratamento.

O esquecimento da dose pode comprometer a eficácia do tratamento.

Como este medicamento funciona?

Azeus é um antibiótico pertencente a uma classe de medicamentos denominada monobactâmicos, que possui atividade contra um amplo espectro de patógenos (microrganismos causadores de doenças).

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

Em caso de superdosagem, procurar imediatamente atendimento médico de emergência.

Consulta de bulas e demais informações sobre medicamentos Consulta de bulas e demais informações sobre medicamentos

Gostaria de ter todas as informações sobre os medicamentos sempre ao seu alcance? Temos a solução para você:

  • Mais de 7.700 bulas completas para o profissional de saúde (Equivalente a 19.900 apresentações)
  • Contém 100% dos medicamentos Referência aprovados pela ANVISA
  • Apresenta os genéricos e similares de cada medicamento Referência.
  • Não ocupa espaço no seu dispositivo

Não perca mais tempo! Tenha mais agilidade e segurança no seu dia a dia! Se quiser saber mais sobre o Medicamentos, clique aqui.

Para iOS e Android Baixe o aplicativo Medicamentos na App Store Baixe o aplicativo Medicamentos na Google Play

Para Mac e Windows Baixe o aplicativo Medicamentos na App Store Baixe o aplicativo Medicamentos para Windows 10 WinXP e Vista | Win7 e 8