Aqui você encontra as informações básicas do medicamento Esclerovitan. Para ler a bula completa do profissional de saúde e consultar mais detalhes, baixe o aplicativo Medicamentos!

Atenção: O ProDoctor Medicamentos não possui nenhum vínculo e/ou contato com qualquer laboratório farmacêutico ou farmácia. Informações sobre preços, planos de desconto, representantes, locais de distribuição ou reclamações sobre os produtos devem ser encaminhadas diretamente ao laboratório em questão. Agradecemos a compreensão.

Esclerovitan

Esclerovitan

Outros

Farmacologia

Princípios Ativos

Vitamina A (Axeroftol ou Retinol) Vitamina B6 (Piridoxina) Vitamina E (Tocoferol)

Grupos Farmacológicos

Suplemento vitamínico

Indicações Terapêuticas

Hipovitaminoses A (Hemeralopia ou Xeroftalmia) Hipovitaminoses B6 Hipovitaminoses E

Laboratório

Merck Merck

Apresentações

Drágea

Bula

Para quê este medicamento é indicado?

Suplemento vitamínico em dietas restritivas e inadequadas, na prevenção de cegueira noturna/xeroftalmia, como auxiliar nas anemias carenciais e antioxidante.

Quando não devo usar este medicamento?

Esclerovitan não deve ser tomado por pacientes parkinsonianos em uso de levodopa pura, não associada a inibidores da descarboxilase, pois a vitamina B6 inibe a ação terapêutica da levodopa isolada. O produto também não deve ser usado por pessoas com alergia a qualquer um dos componentes.

Considerando que a vitamina A em doses superiores a 10.000Ul/dia pode ocasionar deformações em fetos, como precaução, Esclerovitan não deve ser tomado por mulheres grávidas.

A Vitamina E é contraindicada em casos de hipoprotombinemia devido à deficiência de vitamina K e contraindicada em casos de anemia ferropriva.

O que devo saber antes de usar este medicamento?

Gravidez e lactação

Considerando que a vitamina A em doses superiores a 10.000Ul/dia pode ocasionar deformações em fetos, como precaução, Esclerovitan não deve ser tomado por mulheres grávidas.

Se no transcurso do tratamento, em mulheres durante a fase fértil da vida, a menstruação não aparecer, suspender imediatamente o uso de Esclerovitan e comunicar o fato ao médico assistente.

Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informar ao médico se está amamentando.

Ingestão concomitante com outras substâncias

Mulheres em uso de anticoncepcionais devem utilizar doses menores de Esclerovitan, uma vez que esses agentes aumentam o nível sanguíneo de vitamina A.

A ingestão juntamente com alimentos não interfere na absorção do medicamento.

Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento.

Atenção portadores de doença celíaca ou síndrome celíaca: contém glúten.

Atenção diabéticos: contém açúcar.

Quais os males que este medicamento pode me causar?

Vitamina A

A utilização de doses de vitamina A iguais ou superiores a 1.000.000Ul/ dia, durante três dias, ou 50.000Ul/dia, durante 12 ou mais meses, pode provocar intoxicações aguda ou crônica pela vitamina A, que se manifestam por dor de cabeça, perda de apetite, enjoo, vômitos, pele seca e escamosa, queda de cabelos, boca ressecada com rachaduras nos cantos dos lábios, inchação, cansaço, desânimo, sonolência, aumento ou diminuição das regras, sangramentos (inclusive debaixo da pele), visão dupla, convulsões, dores nas articulações e sensibilidade aumentada à luz.

Vitamina B6

Neuropatia sensorial ou síndromes neuropáticas quando tomada em doses de 50mg a 2g por dia por tempo prolongado, progredindo desde andar vacilante e pés entorpecidos até adormecimento e desajeitamento das mãos; este quadro é reversível. Pode inibir a lactação por supressão da prolactina.

Vitamina E

Fadiga, fraqueza, náuseas, tontura, cefaleia, visão turva, flatulência, diarreia, dermatite, aumento da mama em homens e mulheres.

Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis.

Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

Conservar em temperatura ambiente (entre 15°C e 30°C). Proteger da luz e umidade.

Prazo de validade: O produto tem prazo de validade de 24 meses, a partir da data de fabricação indicada na embalagem.

Não utilizar o medicamento se seu prazo de validade estiver vencido, pois alteram-se as concentrações das vitaminas, diminuindo sua eficácia.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Como devo usar este medicamento?

As drágeas devem ser ingeridas com um pouco de líquido, sem mastigar.

Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

Não interromper o tratamento sem o conhecimento de seu médico.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

O laboratório não forneceu essas informações na bula original.

Como este medicamento funciona?

Vitamina A

Anticoagulantes cumarínicos ou indandiônicos podem causar hipoprotombinemia (queda da de proteína sanguínea). Colestipol, colestiramina, óleo mineral, neomicina oral ou sucralfato podem interferir na absorção de vitamina A. A vitamina E pode aumentar a absorção de vitamina A, aumentar sua armazenagem no fígado. O uso de anticoncepcionais orais pode aumentar as concentrações plasmáticas de Vitamina A.

Vitamina B6

O uso concomitante de vitamina B6 pode reduzir os níveis séricos de fenobarbital e fenitoína. Não deve ser tomado por pacientes parkinsonianos em uso de levodopa pura, não ocorre quando associada a inibidores da descarboxilase, pois a vitamina B6 inibe a ação terapêutica da levodopa isolada. Cloranfenicol, etionamida, hidralazina, imunossupresores (como adrenocorticoides, azatioprina, ciclofosfamida, ciclosporina, clorambucila, corticotrofina, mercaptopurina), isoniazida, ou penicilina podem causar anemia ou neurite periférica por sua ação antagônica à piridoxina. Estrogênios ou anticoncepcionais orais contendo estrogênio podem aumentar as necessidades de piridoxina.

Vitamina E

Pode prejudicar a resposta hematológica em pacientes com anemia ferropriva. Grandes quantidades de hidróxido de alumínio podem precipitar os ácidos biliares no intestino delgado superior, reduzindo assim a absorção de vitaminas lipossolúveis. Anticoagulantes cumarínicos ou indandiônicos podem causar hipoprotombinemia (queda da de proteína sanguínea). Colestiramina ou óleo mineral podem interferir na absorção de vitamina E. Doses elevadas de ferro podem interferir na sua absorção e aumentar seus requisitos diários.

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

O laboratório não forneceu essas informações na bula original.

Consulta de bulas e demais informações sobre medicamentos Consulta de bulas e demais informações sobre medicamentos

Gostaria de ter todas as informações sobre os medicamentos sempre ao seu alcance? Temos a solução para você:

  • Mais de 7.700 bulas completas para o profissional de saúde (Equivalente a 19.900 apresentações)
  • Contém 100% dos medicamentos Referência aprovados pela ANVISA
  • Apresenta os genéricos e similares de cada medicamento Referência.
  • Não ocupa espaço no seu dispositivo

Não perca mais tempo! Tenha mais agilidade e segurança no seu dia a dia! Se quiser saber mais sobre o Medicamentos, clique aqui.

Para iOS e Android Baixe o aplicativo Medicamentos na App Store Baixe o aplicativo Medicamentos na Google Play

Para Mac e Windows Baixe o aplicativo Medicamentos na App Store Baixe o aplicativo Medicamentos para Windows 10 WinXP e Vista | Win7 e 8