Aqui você encontra as informações básicas do medicamento Fosfato Sódico de Prednisolona. Para ler a bula completa do profissional de saúde e consultar mais detalhes, baixe o aplicativo Medicamentos!

Atenção: O ProDoctor Medicamentos não possui nenhum vínculo e/ou contato com qualquer laboratório farmacêutico ou farmácia. Informações sobre preços, planos de desconto, representantes, locais de distribuição ou reclamações sobre os produtos devem ser encaminhadas diretamente ao laboratório em questão. Agradecemos a compreensão.

Fosfato Sódico de Prednisolona

Fosfato Sódico de Prednisolona

Genérico

Farmacologia

Princípios Ativos

Fosfato sódico de prednisolona

Grupos Farmacológicos

Hormônios suprarrenais Corticosteroides (Glicocorticoides sistêmicos) Anti-inflamatórios esteroides

Indicações Terapêuticas

Artrite reumatoide Inflamações em geral Insuficiência suprarrenal (Doença de Addison) Doenças autoimunes Imunossupressão Neoplasias (Leucemias ou Linfomas) Corticoterapia Edema cerebral Asma brônquica (Bronquite asmática) Reumatismos em geral Alergias Colagenoses em geral Doenças dermatológicas Distúrbios respiratórios Oftalmopatias Lúpus Doenças hematológicas Edemas em geral Distúrbios neurológicos

Laboratório

Biosintética Biosintética

Apresentações

Solução Oral 3mg/mL

Bula

Para quê este medicamento é indicado?

O fosfato sódico de prednisolona é um medicamento com atividade predominantemente glicocorticóide, tendo ação imunorreguladora, antiinflamatória e de reposição desse hormônio.

Quando não devo usar este medicamento?

Contraindicações e precauções

O fosfato sódico de prednisolona não deve ser utilizado quando há alergia ao fosfato sódico de prednisolona ou a qualquer outro componente do medicamento ou nas infecções fúngicas sistêmicas.

É muito importante que você informe seu médico dos problemas de saúde que você tem ou teve.

Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento.

Este medicamento pode causar problemas nos ossos, como osteoporose. Informe seu médico em caso de dor ou problema nos ossos ou se você tem risco aumentado de desenvolver osteoporose. Se seu filho está usando este medicamento, informe seu médico se você acha que seu filho não está crescendo adequadamente.

Durante a terapia com fosfato sódico de prednisolona, evite contato com pessoas doentes ou com infecções porque você pode ficar doente mais facilmente. No caso de febre, calafrios, dor de garganta ou qualquer sinal de infecção ou se for exposto a catapora (varicela) ou sarampo, procure imediatamente seu médico.

Cuidados devem ser tomados em pacientes com história de infestação por parasitas, por ameba, pela possibilidade de ativação da doença, ou por oxiúros; bem como pressão alta, miastenia gravis, presença ou história de úlceras, insuficiência dos rins.

Informe seu médico caso tiver qualquer estresse físico ou emocional extra, pois pode ser necessário alterar a dose do medicamento por um pequeno período.

Garanta que seu médico ou cirurgião-dentista saiba que você está utilizando este medicamento. Este medicamento pode afetar o resultado de testes dermatológicos.

Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser necessário diminuir lentamente a dose do medicamento antes de parar completamente.

Se os sintomas não melhorarem ou piorarem, informe seu médico.

Os corticosteróides podem mascarar alguns sinais de infecção e novas infecções podem aparecer durante o tratamento.

Quando em terapia com corticosteróides, os pacientes não devem ser vacinados contra varíola. Algumas imunizações não devem ser feitas em pacientes sob corticoterapia, especialmente em altas doses, pelos possíveis riscos de complicações neurológicas ou ausência de resposta imune.

Crianças e adultos sob terapia imunossupressora são mais sensíveis a infecções. A catapora (varicela) e sarampo, por exemplo, podem ter um curso mais grave e até fatal. Em indivíduos que não tiveram infecções por esses agentes, deve-se ter o cuidado especial de evitar a exposição aos mesmos. Medicamentos imunossupressores podem ativar focos primários de tuberculose.

O uso deste medicamento é exclusivamente oral. O uso por vias de administração diferentes pode levar à não obtenção do efeito desejado e à ocorrência de reações desagradáveis.

Não há recomendações especiais para pacientes com insuficiência nos rins ou com insuficiência crônica no fígado.

Pode ser necessário aumentar a dose no hipertireoidismo para atingir os níveis terapêuticos adequados.

Não tome remédio sem o conhecimento do seu médico, pode ser perigoso para a saúde.

O que devo saber antes de usar este medicamento?

Gravidez e lactação

Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informar ao médico se está amamentando.

O uso de prednisolona na gravidez, lactação ou em mulheres com potencial de engravidar, requer que os benefícios da medicação justifiquem o risco potencial para a mãe e seu filho.

Lactação: o fosfato sódico de prednisolona é excretado no leite materno em baixos níveis, portanto, medidas de cautela devem ser tomadas.

Crianças nascidas de mães que receberam corticosteróides durante a gravidez, devem ser cuidadosamente observadas.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
 

Quais os males que este medicamento pode me causar?

Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis.

Informe seu médico imediatamente se você apresentar qualquer um destes sintomas: dor nos ossos, tontura, batimento cardíaco acelerado, febre, calafrios ou dor de garganta, dor de cabeça, problema na vista, dor ou inchaço nos olhos, fraqueza, cãibra ou dor muscular, formigamento nas mãos, braços, pernas ou pés, manchas rosas, vermelhas ou roxas na sua pele, ganho rápido de peso, tremores, dor forte no estômago, náuseas, vômitos, fezes pretas ou vermelhas, falta de ar, pensamentos, sentimentos ou comportamentos não usuais.

Se apresentar estes sintomas menos graves, informe seu médico: alterações no período menstrual, ganho de peso ao redor do pescoço, na parte superior das costas, seios, rosto ou cintura, aumento do apetite, aumento do crescimento de pêlos, aumento do suor, alterações de humor ou problemas para dormir, rosto inchado ou redondo.

Se apresentar outros sintomas que você ache que são causados por este medicamento, informe seu médico.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance de crianças.

Ingestão concomitante com outras substâncias

Pergunte ao seu médico antes de utilizar qualquer outro medicamento, incluindo medicamentos sem prescrição médica, vitaminas ou fitoterápicos.

Garanta que seu médico saiba se você também está utilizando fenobarbital, fenitoína, efedrina (inclusive anorexígenos), rifampicina, ciclosporina, anfotericina B, digoxina, estrógeno (inclusive anticoncepcionais) ou cetoconazol.

Informe seu médico se você também está utilizando um “afinador de sangue” tal como varfarina, medicamentos para dor ou artrite (antiinflamatório não-esteróide como ácido acetilsalicílico, ibuprofeno), diurético (hidroclorotiazida), medicamentos para diabetis mellitus (insulina, gliclazida, metformina) ou medicação para miastenia gravis (pirodostigmina).

Informe seu médico antes de tomar qualquer vacina enquanto estiver recebendo esta medicação.

Onde, como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

O medicamento deve ser armazenado na embalagem original até sua total utilização. Conservar o medicamento em temperatura ambiente (entre 15 e 30°C). Proteger da luz e umidade.

Prazo de validade

Desde que respeitados os cuidados de armazenamento, o medicamento apresenta uma validade de 24 meses a contar da data de sua fabricação. Não devem ser utilizados medicamentos fora do prazo de validade, pois podem trazer prejuízos à saúde. Verifique se o produto está lacrado e em boas condições de armazenamento.

Como devo usar este medicamento?

Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

Interrupção do tratamento

Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

O laboratório não forneceu essas informações na bula original.

Como este medicamento funciona?

O laboratório não forneceu essas informações na bula original.

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

O laboratório não forneceu essas informações na bula original.

Consulta de bulas e demais informações sobre medicamentos Consulta de bulas e demais informações sobre medicamentos

Gostaria de ter todas as informações sobre os medicamentos sempre ao seu alcance? Temos a solução para você:

  • Mais de 7.700 bulas completas para o profissional de saúde (Equivalente a 19.900 apresentações)
  • Contém 100% dos medicamentos Referência aprovados pela ANVISA
  • Apresenta os genéricos e similares de cada medicamento Referência.
  • Não ocupa espaço no seu dispositivo

Não perca mais tempo! Tenha mais agilidade e segurança no seu dia a dia! Se quiser saber mais sobre o Medicamentos, clique aqui.

Para iOS e Android Baixe o aplicativo Medicamentos na App Store Baixe o aplicativo Medicamentos na Google Play

Para Mac e Windows Baixe o aplicativo Medicamentos na App Store Baixe o aplicativo Medicamentos para Windows 10 WinXP e Vista | Win7 e 8