Blog

Vantagens do Prontuário Digital do Paciente

Atualizado em 07/03/2019

Vantagens de utilizar o Prontuário Digital do Paciente

Utilizar o Prontuário Digital do Paciente pode trazer muitos benefícios para o seu dia a dia!


Perder ou trocar fichas com os dados cadastrais e clínicos de pacientes pode gerar grandes problemas para as clínicas e consultórios. Pode deixar evidente a desorganização, representando uma demanda maior de tempo para se encontrar o erro. Além de, é claro, dar aos pacientes uma péssima impressão de descaso e negligência para com eles. Mas, você poderá estar a salvo destas situações constrangedoras.


Utilizar um bom software de gestão tornou-se indispensável para que as clínicas e os consultórios apresentem o máximo de desempenho, poupando tempo de seus profissionais e proporcionando o melhor atendimento. Isto está diretamente ligado à manutenção e ao crescimento do seu empreendimento.


O Prontuário Digital do Paciente traz inúmeras vantagens para a secretária e para o médico, que poderão potencializar suas atividades diárias. Confira, a seguir, os benefícios da implantação deste sistema, otimizando o desempenho das tarefas diárias sua clínica/consultório:


Vantagens de utilizar o Prontuário Digital do Paciente


Vantagens de utilizar o Prontuário Digital do Paciente


1- Organização e espaço


Nada de pilhas de papéis e pastas ocupando espaço físico! Todos os dados dos pacientes estarão disponibilizados em um único lugar e poderão ser acessados rapidamente e com poucos cliques. De maneira padronizada e legível, todas as informações cadastrais e médicas, com a anamnese, tratamentos e procedimentos realizados e medicamentos receitados estarão devidamente resguardados com segurança e integridade.


O prontuário digital permite guardar milhares de prontuários sem ocupar espaço em seu estabelecimento e os custos com manutenção são mínimos, ou até mesmo inexistentes.


2- Agilidade e disponibilidade


O processo é feito rapidamente através do acesso permitido por um botão, com a liberação de todos os dados clínicos com a simples digitalização do nome do paciente. Os prontuários digitais apresentam uma disponibilidade que permite serem acessados simultaneamente por médicos e secretárias que estejam em diferentes locais, sempre que desejado.


Assim, o prontuário digital vai muito além da simples eliminação da papelada, pois o intercâmbio de informações entre os médicos é uma realidade alimentada pelo acesso de dados críticos em segundos para o tratamento do paciente.


3- Legibilidade e correção


O nível de confiabilidade cresce quando você vê todas as informações preenchidas corretamente na tela do computador, sem os eventuais garranchos e as letras ilegíveis dos papéis, além do erro no preenchimento de campos.


4- Flexibilidade


Cada usuário pode customizar seu prontuário, configurando e padronizando todos os processos conforme a sua necessidade. Poderá, por exemplo, usar seus próprios modelos de anamneses e evoluções ou criar formulários com os campos desejados e utilizar seus próprios cabeçalhos personalizados de impressos.


5- Consistência


O preenchimento de dados é um processo sujeito ao erro humano. A utilização da tecnologia evita a inclusão de dados duplicados e ambíguos, proporcionando segurança e ganho de tempo.


6- Integração


Todas as informações relativas aos pacientes estarão concentradas em um único lugar. Este recurso possibilita ao usuário obter determinada informação, filtrar dados e gerar relatórios. Permite exportar apenas as informações que precisar e, conforme o software utilizado, este poderá ser integrado a outros programas e equipamentos utilizados no seu dia a dia.


7- Segurança


Se você adota uma rotina bem estruturada de ‘backups’, não perderá nenhuma informação constante do Prontuário Digital do Paciente. Seja qual for a situação adversa com o seu equipamento.


8- Confidencialidade


Ao utilizar um software médico, você pode configurar o nível de acesso e modificação de cada usuário. Também poderá controlar permanentemente as evoluções das informações, gerando, por exemplo, auditoria de acessos indevidos.


Já implantou algum sistema de prontuário digital do paciente em sua clínica e/ou consultório? Saiba que o ProDoctor Plus e o ProDoctor Corp contam com um completíssimo prontuário totalmente integrado à agenda de consultas e o faturamento do profissional.