Como escolher a localização do consultório - Blog ProDoctor
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Gestão de Clínicas e Consultórios

Como escolher a localização do consultório

Localização do consultório

O sonho de ter um consultório se materializa ao escolher a localização do consultório. Trata-se de um passo muito importante e que precisa ser estudado com carinho e atenção aos detalhes, tendo como foco principal o seu público-alvo. Também é de grande relevância observar que o seu consultório também é uma empresa, que necessita sobreviver e crescer em um mercado cada vez mais competitivo. Sua localização vai influir diretamente em seus resultados.

  Leia também: Como abrir o primeiro consultório

Como escolher a localização do consultório

1 – Facilidade e conveniência

Nossa primeira dica de como escolher a localização do consultório é pensar na facilidade de acesso. É preciso pensar sempre no paciente, em sua conveniência, já a partir do trajeto que o conduzirá até a clínica, optando por um local com fácil acesso de transporte público ou pelo que tenha estacionamento próprio ou próximo ao local.

A facilidade no deslocamento do passageiro é um fator importante para que esteja tranquilo e dissipe temores acerca de sua doença. O ambiente acolhedor e agradável do local fará com que esta sensação se prolongue até a consulta.

Este tópico também é relevante para você, que já trabalha em outra clínica. Leve em consideração a necessidade de se deslocar e os problemas diários no trânsito, escolhendo um ponto que fica próximo.

2 – Quem são seus pacientes/clientes?

A localização do consultório está diretamente ligada às pessoas que precisarão dos seus conhecimentos médicos. Portanto, é necessário conhecer, pensar e estar pronto para atender suas necessidades e preferências. Se, em sua maioria, for atender jovens e adultos, o ideal seria escolher sua base em uma região mais central ou próxima de centros comerciais.

De outro lado, se o público-alvo for os idosos, torna-se fundamental optar por um local mais tranquilo, com facilidade de estacionamento, além de oferecer um bom acesso para aqueles que tiverem dificuldade para se locomover, com rampas e/ou elevadores.

3 – Muito ou pouco espaço?

Outro fator importante e que precisa ser bem planejado, conforme a especialidade médica, a fim de oferecer conforto para sua demanda de clientes. O estudo de ocupação deve abranger todos os espaços, desde a recepção e área de circulação até a sala para atendimento do paciente, com local reservado para a realização dos exames.

Esteja atento às normas legais da Vigilância Sanitária (ANVISA), a fim de obedecer as regras específicas relativas à estrutura física de um consultório médico. Com certeza, isto te dará tranquilidade e poupará de qualquer possível problema no futuro.

4 – Horário de funcionamento

Esteja atento a isto, esteja você na condição de inquilino ou proprietário. Se o imóvel for alugado, leia com cuidado todas as normas e condições do locador. Analise as condições para julgar se são benéficas para você e também para os pacientes. Pense no que pretende em termos de desenvolvimento de sua carreira para estabelecer o tempo que permanecerá no local.

Se estiver localizado em um prédio ou condomínio, observe atentamente seu horário de funcionamento.

  Leia também: 7 dicas de arquitetura e decoração de consultórios e clínicas

5 – Bom senso

Na escolha do local apropriado, é preciso também saber quem são seus “vizinhos”. Você já pensou no absurdo de ter seu consultório ao lado de um presídio ou estar rodeado de botequins? É óbvio que seus pacientes vão observar isto. Podem considerar você um ótimo médico e sua secretária muito atenciosa, a clínica muito limpa, etc. e tal. Mas, com certeza dirão, ou no mínimo pensarão que as redondezas e as pessoas que frequentam a área são esquisitas.

Existe aí, toda uma carga de sentimentos que passam pela cabeça do seu paciente. E isto vai se refletir, com certeza, no seu bolso. É necessário, pois, bom senso na escolha, com um olhar crítico, como se você fosse o cliente.

6 – Peça opinião

Se estiver inseguro com relação às suas observações acerca da região que está prestes a escolher, solicite informações para outras pessoas. Quem frequenta a área? Qual o poder aquisitivo do bairro? Como é sua infraestrutura em termos de transporte coletivo e de segurança? Desconfie sempre, mas com as indicações de pessoas sérias, você terá mais elementos para embasar sua decisão e não cair em nenhuma “roubada” do estilo “o barato sai caro”.

7 – Visibilidade

A definição do local é importante também em termos de visibilidade na sua região. Se estiver em um ponto mais movimentado, se tornará logo conhecido, além das pessoas que ali frequentarem terem um acesso mais fácil à clínica. O local de escolha do ponto para o consultório, basicamente, determina a visibilidade que você terá na região.

O importante é não se esconder. Além disso, com uma placa indicativa atraente, as pessoas que transitarem logo fixarão na mente o seu nome e do estabelecimento, podendo ser, inclusive, fonte de informação para outas pessoas.

8 – Uma imagem de seriedade

Fechando nossas dicas de como escolher a localização do consultório: seriedade! Pense na importância daquilo que pretende repassar para seus clientes e possíveis pacientes. A escolha de um local adequado, de bom gosto e com facilidade de acesso será seu cartão de visitas. Está relacionada diretamente com sua imagem, aquela que deseja passar para as pessoas, refletindo autoridade, confiança e respeito.

Você pode se interessar por