Observatório da Medicina: novo portal de conhecimento da Fiocruz
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Tecnologia na Medicina

Observatório da Medicina: novo portal de conhecimento da Fiocruz

Observatório da Medicina: conheça o novo portal de conhecimento da Fiocruz

Em comemoração ao dia nacional do médico, no dia 18 de outubro, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) lançou a plataforma digital – Observatório da Medicina. A organização que carrega como lema a atuação de uma instituição a serviço pela vida, visa atender não apenas as demandas da sociedade, mas também o fornecimento de conteúdo e material ao profissional de saúde. 

Assista ao vídeo institucional da Fundação Oswaldo Cruz.

A fundação iniciou sua história em 25 de maio de 1900, com a criação do Instituto Soroterápico Federal, na Fazenda de Manguinhos – zona norte do Rio de Janeiro. Com uma longa trajetória na preocupação com o desenvolvimento da saúde pública no país, a instituição aprimorou o serviço a população. Além disso, foi responsável pela reforma sanitária que erradicou a epidemia da peste bubônica e a febre amarela no estado carioca.

Ultrapassando muros, a Fiocruz com expedições científicas adentrou de norte a sul do país. Além das ações propostas até os dias atuais, o instituto foi peça chave para a criação do Departamento Nacional de Saúde Pública, em 1920. Centenária, a entidade desenha uma trajetória pelo país, sendo hoje um dos principais pólos de referência de saúde no Brasil e fora dele. Com um escritório em Moçambique, na África, a referência da organização atravessou fronteiras e alimenta conquistas pelo caminho.

Conheça a trajetória da Fiocruz.

O que é o Observatório da Medicina (ObMed)?

O novo espaço criado para atender aos profissionais de medicina, é conduzido por professores, pesquisadores e pós-graduandos que analisam e norteiam a profissão médica. O espaço virtual busca, sobretudo, atender as questões e dúvidas sobre as práticas, as transformações, impactos sociais, culturais, tecnológicos, econômicos, laborais e o sistema de saúde no Brasil.

Captando as principais transformações médicas contemporâneas, como a grande implementação da tecnologia, Inteligência artificial e a interferência da gestão e do mercado da atuação profissional, a junção de tecnologia e saúde se faz presente no portal.

Em uma entrevista concedida a Fiocruz, o Médico, Doutorando do programa de Pós-graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS) e idealizador da ferramenta Luiz Vianna, afirma que um grupo de profissionais capacitados operam para o melhor material fornecido ao público e o tratamento de assuntos centrais e atuais da área.

O objetivo é problematizar questões da medicina atual, suas origens e consequências e, quem sabe, ousar prever seus futuros caminhos olhando para além de seu próprio plano conceitual e prático. Sem se furtar ao debate, por vezes volátil e pontuais, de cada um destes e outros tópicos em que se sentir provocado, a intenção do Observatório é escalar o complexo monte multicultural, político e econômico de onde possa observar, estrategicamente, o território onde ocorrem as inter-relações que constroem a Medicina. Nosso grupo alimentará os boletins a partir dessa análise” explicou, Vianna.

Dica de leitura: O que é a inteligência artificial?

O que encontro na plataforma?

O que encontro na plataforma?

No Observatório é possível se inteirar das questões médicas, em seções que darão conhecimento, cultura, áreas de ensino para tirar dúvidas, aplicações políticas e práticas com foco na realidade brasileira.

O campo de estudo apresenta “Pesquisas e artigos”, “Mídias”, “Notícias” e “Boletins”. O gerenciamento e coordenação das categorias ficará responsável pelos pesquisadores Sergio Rego, Ligia Bahia e Nelson Sousa e Silva, respectivamente.

Categorias

Pesquisa e Artigos

Na categoria “pesquisas e artigos” o usuário poderá absorver os conteúdos publicados para a formação acadêmica e científica do profissional de saúde. Durante a semana, será postados estudos e pensamentos acerca da medicina contemporânea, apresentando discussões e reflexões na área.

Conheça a aba, clicando aqui.

Boletins e Notícias

Com publicações mais atuais e com maior periodicidade, na categoria “boletins” e “notícias” será possível encontrar informações e dados sobre os acontecimentos futuros da medicina. Além disso, o espaço serve como meio para o conhecimento de eventos, mesas-redonda, seminários e entre outros.

Um grande número de pesquisadores ficam a cargo da produção, podendo criar conteúdos autorais ou compartilhar informações publicadas de outros portais de saúde. Nos boletins, o ObMed ainda oferece as subcategorias ensino, políticas e práticas.

Conheça as abas, para boletins clique aqui e para notícias aqui.

Mídias

Os assuntos por aqui contam com materiais extras e focado nos conteúdos audiovisuais. Produções de vídeos, exibição dos seminários, uso das ferramentas do aplicativos na web e promoção da interatividade entre o público e a organização do site.

Conheça a aba, clicando aqui.

Contatos e informações do site

O intuito do observatório é fornecer o aberto conhecimento, a fim de garantir à sociedade o acesso gratuito e público aos materiais e assuntos postados. As obras intelectuais são produzidas por toda a equipe e colaboradores da Fiocruz.

Para a obtenção dos elementos, basta conferir pelo portal gratuitamente e sem a necessidade de cadastros. A sede da organização fica situada a rua Leopoldo Bulhões, 1420, sala 320. Manguinhos. Rio de Janeiro – RJ.

Informações pelo telefone (21) 2598-2855, no site da instituição ou do ObMed.

Você pode se interessar por