Tecnologia na Medicina

Integração de Softwares: Cuidados importantes

integração de softwares

A integração de softwares é de grande importância no trabalho diário de uma clínica/consultório. Ela permite que as informações contidas em sistemas diferentes sejam disponibilizados para análise e gestão de toda a empresa.

Esta automação e conectividade em todas as áreas possibilita maior eficiência, ganho de tempo e eliminação de ruídos no processo de comunicação. Dessa maneira, você poderá atender os pacientes com menos preocupações, enquanto os gestores pensam em novas estratégias para o crescimento da empresa.

Pensando em ajudá-lo, a ProDoctor Software produziu em seu Blog este post, onde você poderá conferir os seguintes temas:

  • O que é integração de softwares
  • Por quê integrar?
  • Vantagem
  • Importância da integração de softwares
  • Cuidados necessários
  • Integração de softwares mal feita

Leia também:
É preciso software médico para fazer o controle financeiro?
Confirmação de Consultas: como evitar a ausência de pacientes


O que é integração de softwares

controle financeiro

A integração de softwares ocorre quando você tem um aplicativo com determinada funcionalidade que acessa o banco de dados de outro programa com o intuito de coletar informações e/ou gravá-las.

Por quê integrar?

Sozinho, um software pode não ter todas as funcionalidades que uma empresa precisa. Ou seja: um software não customizado. Em certos momentos torna-se necessário, então, trabalhar com um segundo software, que realizará as funções não disponibilizadas no programa principal.

Só para ilustrar: pense em uma clínica/consultório que tem atendimento telefônico. Primeiramente, o atendimento é feito de maneira eletrônica. É solicitado o CPF do cliente. O software da telefonia, integrado ao aplicativo de gestão médica, tenta localizar o CPF da pessoa no banco de dados.

Assim que encontra o registro, o software da telefonia pode exibir na tela do atendente humano os dados do paciente para quando a ligação, no sistema eletrônico, transferir a ligação para ele.

Vantagem

A grande vantagem da integração de softwares é que, além de poupar tempo, diminui o trabalho do atendente. E informações úteis poderão ser disponibilizadas. Só para ilustrar: ter em mãos a informação se o paciente já pode realizar novo atendimento de um exame que necessita de acompanhamento.

Importância da integração de softwares

integração de softwares

Trabalhar com um software com amplo reconhecimento no mercado é fundamental. Ao adotá-lo, você terá ganhos substanciais, obtendo por exemplo, maior controle sobre todos os processos da clínica/consultório e maior produtividade de sua equipe.

Além disso, os custos serão reduzidos, assim como os erros de gestão. Dessa maneira, não haverá prejuízo no atendimento de qualidade que você almeja, da mesma forma que o gerenciamento da empresa terá um fluxo de constante normalidade.

Cuidados necessários

novas tecnologias na medicina

Subentende-se que seja desvantagem uma integração de softwares que não seguir normas de segurança. Ou, que não for realizada por um profissional habilitado. Portanto, é preciso cuidados para evitar sérios problemas, uma vez que os dados do paciente poderão ser expostos, principalmente, se o software que for integrado estiver na nuvem.

Quando o software principal tem uma atualização, existe uma grande chance da integração parar de funcionar, por causa das prováveis mudanças provocadas pela atualização. Como resultado, o profissional que fez a integração terá que realizar os ajustes necessários para que a integração de softwares volte a funcionar.

Por exemplo: uma atualização no software pode criar, alterar e/ou excluir campos ou tabelas acessadas pelo software integrado. A mudança interrompe a comunicação entre os dois programas.

Integração de softwares mal feita

Uma integração de softwares mal feita pode provocar perda de dados ou a paralisação do software de gestão. Como o software integrado pode ter sido desenvolvido para também gravar informações no banco de dados de gestão, ele poderá alimentar informações incorretas.

Dessa maneira, o software de gestão estará sujeito a não conseguir interpretar os dados, gerando erro e, por conseguinte, o impedimento da utilização do software de gestão. Assim, todo o trabalho da clínica/consultório será paralisado.

Imagine, por exemplo, se as informações nos campos e/ou tabelas em um banco de dados foram configuradas para aceitar apenas números. Se acaso o software integrado grava letras, é até possível conseguir gravar. Todavia, o usuário receberá aquela indesejável mensagem de erro.

Como aproveitar ao máximo o seu software médico

Quer saber melhor os benefícios de um software médico e como ele pode ajudar a sua equipe? Baixe nosso material gratuito e fique por dentro do assunto!

Resumo

Conforme você pode comprovar, a integração de softwares é fundamental para o bom desempenho do trabalho diário em todos os setores de sua clínica/consultório.

Todavia, é imprescindível estar atento aos cuidados necessários, a fim de garantir a integridade, a privacidade, a confidencialidade e a segurança de todos os dados pessoais e do prontuário dos pacientes. E não apenas destes, mas também os da sua empresa.

Portanto, todas as funcionalidades de segurança devem seguir os padrões de autenticação e direitos dos usuários. É importante lembrar que são considerados requisitos fundamentais utilizar os recursos de criptografia e atender ao Transport Layer Security Protocol (TLS).

Você pode se interessar por