Atualizações ProDoctor

Horário de verão: tudo o que você precisa saber sobre ele

Horário de verão: tudo o que você precisa saber sobre ele

Com o horário de verão acontecendo todo ano no Brasil, você certamente já deve ter se perguntado como foi instaurado o recurso por aqui. Utilizado pela primeira vez em 1931 pelo governo de Getúlio Vargas, o intuito era o de buscar uma maior economia em tempos de crise econômica mundial. Regulamentada, a alteração no fuso é lei desde 2008.

Em contrapartida a concepção de que muitos brasileiros pensam, o horário de verão não é uma criação nacional. A idealização partiu do político e cientista norte-americano, Benjamim Franklin, no ano de 1784. O primeiro teste foi adotado pela Alemanha, durante a primeira Guerra Mundial, país que precisava economizar nos gastos do carvão mineral.

Nesse artigo você vai encontrar:

– As funções do horário de verão

– Como funciona o horário de verão no Brasil

– Alterações do horário nos Softwares ProDoctor

Como funciona o horário de verão no Brasil?
              Como funciona o horário de verão no Brasil?

Abrangendo os estados das regiões centro-oeste, sul e sudeste, o objetivo adotado e desejado pelo ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), entidade privada sem fins lucrativos regulada pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) é reduzir o consumo da eletricidade em horário de pico de gastos, entre 18 e 21 horas, momentos em que o consumidor brasileiro está retornando para casa após um dia de trabalho.

Ligar o chuveiro elétrico, a TV e outros equipamentos eletrônicos faz com que aumente a demanda por energia elétrica. Dessa forma, o maior aproveitamento de energia natural faz com que as lâmpadas de casas, indústrias, ruas, espaços comerciais e espaços públicos sejam ligadas mais tarde, quando o pico de consumo baixou. Por consequência, evita-se uma sobrecarga do sistema de distribuição.

Essa mudança afeta os estados das regiões mais distantes do país em relação a linha do equador. Segundo o portal Mundo e Educação, o horário de verão é estabelecido a partir de outubro, quando os dias começam a ficar maiores que as noites. Geralmente, possui como data de início o terceiro sábado de outubro com término no terceiro sábado de fevereiro do ano seguinte.

Quais as novas datas do horário de verão 2018?

O atual presidente Michel Temer decretou no fim de 2017 o adiamento do início do horário de verão 2018 para novembro, em decorrência do primeiro (07/10) e segundo turno (28/10) das eleições.

O Ministério da Educação, em virtude do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), solicitou que o primeiro dia com hora modificada fosse o dia 18 de novembro, após as provas. Porém a solicitação não foi atendida e o início do horário de verão foi programado para o dia quatro de novembro. Com essa mudança, o período de horário de verão entre 2018/2019 será menor que os anos anteriores.

Por que os celulares adiantaram o horário de verão?

Na madrugada de domingo (21), clientes de operadoras de telefonia brasileiras informaram nas redes sociais que o relógio de seus celulares foram adiantados de forma automática. As reclamações partiram de usuários da Tim, Vivo, Claro, Oi e Nextel.

O problema também já havia acontecido na segunda-feira (15) onde usuários da Tim, apresentaram as mesmas complicações. Através da Sinditelebrasil ( sindicato que reúne as empresas de telefonia), as operadoras alegaram que alguns smartphones tiveram seus relógios adiantados automaticamente, sem nenhum ajuste feito por elas.

Curiosidades sobre o horário de verão

Desde sua data de implantação o horário de verão possui algumas características curiosas, tanto em sua utilização internacional como nacional. Listamos algumas, para quem ama ou odeia o horário de verão.

1- Com a chegada do novo horário, o corpo humano pode sofrer com essa mudança, levando alguns dias para se ajustar. No início do horário de verão, as pessoas podem apresentar mau humor, variações nos níveis hormonais, sonolência e falta de atenção. (fonte: The bauke Group)

2- Ocorrem mais acidentes no início do horário de verão. Uma pesquisa da Universidade de Colúmbia Britânica constatou que, na primeira segunda-feira após a mudança de horário, há um aumento de 17% nos acidentes de trânsito. (fonte: Wqnow)

3- Como neste ano, em 2006, o horário de verão foi atrasado por três semanas, tendo início em 5 de novembro, devido ao segundo turno das eleições presidenciais. O governo teve medo que o horário de verão causasse algum problema no funcionamento das urnas eletrônicas. (fonte: TRE)

4- Desde 1988 o horário de verão não é adotado em todo o território nacional. As regiões Norte e Nordeste ficam fora do programa por serem mais próximas à linha do Equador, onde os dias e as noites têm a mesma duração ao longo do ano. Pontualmente, alguns Estados são incluídos ou excluídos da regra. (fonte: UOL)

5- Mesmo sem horário de verão, as regiões Norte e Nordeste sofrem as causas dele e têm a programação de televisão adiantada em uma hora, uma vez que as emissoras seguem o horário oficial de Brasília. Algumas afiliadas das grandes redes de TV preferem atrasar a programação nacional em uma hora para garantir a transmissão local no horário normal. A TV Globo, por exemplo, transmite a novela das 19h após o Jornal Nacional, que é ao vivo. (fonte: Uol)

6- No horário de verão de 2017/2018 se economizou cerca de 41% menos do que com o período normal. (fonte: CPFL energia)

7- No mundo, cerca de 30 países adotam o horário de verão, principalmente no hemisfério Norte, porque, no verão, o sol costuma iluminar os países durante 22 horas diárias. (fonte: Wikipédia).

Como o horário de verão se integra as plataformas tecnológicas

Passos de como resolver o erro do horário de verão no Android

  1. Selecione “configurar” e, em seguida, vá em “sistema”;
  2. Na sequência, clique em “data e hora” e desative a opção “fuso horário automático”;
  3. Feito isso, toque em “selecionar fuso horário”, e escolha a opção “horário padrão de brasília”;
  4. Pronto, a hora será ajustada para a versão correta, em casos de mudança automática.

Informações: Portal meio bit.

Passos de como resolver o erro do horário de verão no iOS

  1. Em seu aparelho Apple, o primeiro passo é ir em “ajustes”;
  2. Logo em seguida, avance para a opção “geral” e depois em “data e hora”;
  3. Desmarque a opção “automaticamente”
  4. Selecione a cidade onde você se encontra (ex: Brasília) e pronto.

Informações: Portal Tech Tudo.

Veja o que altera no ProDoctor Cloud com o horário de verão

Dentro dos Softwares as definições de data e hora não possuem alterações. Entre as funções do programa, como datas e horários na agenda do médico, não há nenhum risco de modificações mesmo com o horário de verão.

Na versão com banco de dados na nuvem, o ProDoctor Cloud, exclusivo para consultórios, o horário é padronizado com as configurações dos agendamentos da empresa médica.

Vamos a uma situação: Você viaja para Londres, para um congresso e quer olhar as consultas marcadas de seus pacientes. A agenda segue normalmente o fuso horário correspondente ao local do consultório no país.

As diferenças irão acontecer na linha do tempo do paciente, de forma que não altere em nada a ordem cronológica dos eventos. Nas anamneses e evoluções, o profissional de saúde irá acompanhar o fuso horário de onde estiver.

Voltando à situação anterior, o médico continua em Londres e abre o prontuário de um paciente que foi atendido no mês passado, no horário de 09:35 am. Nesse caso, o profissional verá nas descrições do paciente que ele foi atendido no mesmo horário, porém agora nas descrições estará com o GMT -3 ( fuso de Londres em relação ao Brasil).

 Alterações do horário no ProDoctor Cloud

Na imagem acima,  exemplo do ProDoctor Cloud, o aparelho está no BRST (Horário brasileiro de verão), visualizando alguns registros gravados em GMT, GMT+1 e no mesmo horário local.

Segundo o desenvolvedor da ProDoctor Software S/A Rafael Nobre, a data informada pelo profissional de saúde pode ser alterada. Vale lembrar que a data de consulta do paciente irá se manter na agenda central da clínica. “Seguindo as orientações do SBIS (sociedade brasileira de informática em saúde), instituição que define que as datas e as horas devem possuir informações de quando foram cadastradas, no momento da consulta, o ProDoctor Cloud oferece como resultado uma maior internacionalização nos registros dos paciente.

Nos outros Softwares, ProDoctor Plus e ProDoctor Corp, com a instalação realizada na máquina do cliente as configurações seguirão as atualizações feita, de acordo, com o horário do computador. É importante observar as configurações feitas automaticamente ou não. Com a chegada do horário de verão se as atualizações forem imediatas, os softwares operam normalmente, seguindo o horário proposto.

Estamos sempre preocupados em melhor atender nossos clientes com nossos Softwares de gestão para Consultórios, Clínicas e Policlínicas. As inovações e serviços prestados simplificam o dia a dia do profissional de saúde. Para conhecer mais sobre eles, clique aqui.

Você pode se interessar por