Como informatizar consultório médico? - Blog ProDoctor
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Gestão de Clínicas e Consultórios Tecnologia na Medicina

Como informatizar seu consultório médico?

Já se tornou uma necessidade informatizar consultório médico nos dias atuais. Por isso, é importante rever seus conceitos e largar de vez a agenda de papel e prontuários físicos. Fazer contas na calculadora e preencher guias de convênios e receituários na mão devem ficar no passado e dar lugar à tecnologia. Sendo assim, veja como informatizar seu consultório com as melhores medidas e ferramentas!

Atualmente existem várias ofertas de software para informatizar seu consultório médico, que fazem todo o processo de informatização: facilitam e agilizam o agendamento e atendimento de pacientes e geram o faturamento de convênios. Além disso, o programa também realiza o controle de estoque e financeiro.


LEIA TAMBÉM:
Gestão de Consultórios: Tudo o que você precisa saber
Gestão de Clínicas: O guia definitivo


Por que adquirir um software de gestão para informatizar consultório médico?

Como informatizar consultório médico

Se você ainda tem essa dúvida, observe atentamente os trabalhos diários do seu consultório. Esteja alerta aos sinais, principalmente sobre a dificuldade da secretária em desempenhar suas tarefas. Repare também no dia a dia do seu atendimento, se está fluindo com tranquilidade e sem atropelos.

Além disso, avalie o nível de satisfação dos seus pacientes. Eles estão satisfeitos com tempo de espera? Eles sentem confiança no seu atendimento? Estes são pontos que, certamente, fazem toda a diferença.

Veja alguns dos benefícios que a informatização através de um software médico pode trazer para seu consultório

  • Centralização: Todas as suas informações reunidas em um só lugar.
  • Produtividade: Maior praticidade e rapidez para realizar as tarefas do dia-a-dia. Afinal, tempo é dinheiro!
  • Segurança: Elimine as fichas em papel que podem ser facilmente perdidas e danificadas (com água, luz, poeira, fogo, etc) e abra espaço para os dados digitais, que se tratados com os devidos cuidados, podem durar eternamente e garantem total integridade, confidenciabilidade e inviolabilidade.
  • Não ocupa espaço: Dados digitais não ocupam espaço físico. Você não precisará remanejar seu espaço para caber as pilhas e pilhas de papéis.
  • Padronização e estruturação das informações: Com a utilização de softwares as informações são armazenadas de forma totalmente padronizada e estruturada, o que facilita a manipulação das mesmas posteriormente (seja para recuperar informações, migrar informações de um banco de dados para outro, etc).
  • Acessibilidade: Informações digitais são mais rápidas de serem localizadas e acessadas.
  • Menor incidência de erros: Softwares podem diminuir a incidência de erros humanos nas tarefas cotidianas e com isso agregar maior confiabilidade e legibilidade às informações.

Como escolher o melhor software de gestão para informatizar seu consultório médico?

Como informatizar consultório médico

Você está começando a entender a importância de um programa médico para seu consultório, mas ainda não sabe por onde começar a escolher? Não se preocupe, isso é normal e vamos te ajudar! Primeiramente, você precisa responder as seguintes questões:

  • Quanto você deseja investir?
  • Quantos usuários irão utilizar o sistema?
  • Existem informações que você quer importar para o sistema? quais são elas?
  • Você e sua equipe precisarão de suporte e treinamento?
  • Por fim, seu estabelecimento é consultório, clínica ou policlínica?

A partir das respostas das questões acima, já será possível dispensar algumas opções de softwares. Se ainda existirem dúvidas, lembre-se, principalmente, de levar em consideração no momento da compra os seguintes critérios:

Requisitos mínimos exigidos

Você deve comparar os requisitos exigidos com os equipamentos e estrutura que você já possui em seu estabelecimento. É importante lembrar que alguns softwares exigem requisitos altos, o que pode gerar altos custos extras para se adequar!

Implantação

A empresa implanta o software? Dependendo do programa, a implantação pode ser complicada e trabalhosa, exigindo profissionais específicos para tal.

Treinamento

A empresa do software em questão oferece treinamento para sua equipe? Um bom treinamento é essencial principalmente para uma boa experiência com um software!

Suporte

Como é o suporte ao cliente? Certamente algumas dúvidas podem surgir a qualquer momento e é essencial garantir que quando você precisar, terá alguém para te auxiliar!

Realidade

A empresa tem um software específico para a sua realidade? Por exemplo, se você tem um consultório, o ideal é obter um programa para consultório. Nada de complexidade! Apenas com as funcionalidades que você realmente precisa. 


Sabemos que o processo de informatização do seu consultório não será simples e pode não ser tão rápido, mas com certeza valerá a pena. O futuro, cada vez mais se encaminha à automatização de processos que antes eram essencialmente realizados por humanos. Tempo e dinheiro podem ser poupados se uma informatização consciente e bem planejada for realizada em seu negócio!

E-BOOK: 6 DICAS PARA SER UM BOM MÉDICO 2.0

A tecnologia está presente em todo lugar. Que tal, então, utilizá-la no seu negócio?

Software para informatizar consultório médico, clínicas e policlínicas

Programa médico para informatizar consultório, clínica e policlínica

Programa médico para Consultório

Seu consultório médico precisa organizar sua agenda de consultas, registrar atendimentos de pacientes, prescrever medicamentos e gerar o faturamento adequado de particulares e planos de saúde de forma simples e rápida? Então, o ProDoctor Cloud Consultórios é a solução!

Mais que online, possui banco de dados na nuvem, que permite acesso de qualquer local e é multiplataforma, executando em iPhone, iPad, macOS e Windows de forma nativa e integrada.

Clique aqui para conhecer!

Programa médico para Clínica

Seu consultório ou pequena clínica precisa de mais controle, sem complexidade? Deseja organizar e controlar a agenda de consultas com funcionalidades extras, registrar atendimentos em prontuários digitais, prescrever medicamentos, faturar particular e para planos de saúde no padrão TISS, gerar repasses médicos e controlar estoque e financeiro? Então, O ProDoctor Plus é a sua ferramenta!

O banco de dados é local, está disponível para Windows, e possui aplicativo com agenda e prontuário para iPhone e iPad.

Clique aqui para conhecer!

Programa médico para Policlínica

Sua clínica ou policlínica precisa de controle sobre cada detalhe? Atender múltiplas especialidades, organizar e controlar a agenda de consultas, registrar atendimentos em prontuários digitais, prescrever medicamentos, faturar particular e para operadoras de saúde no padrão TISS, controlar repasses médicos, estoque e financeiro avançados? Então, o ProDoctor Corp é a ferramenta adequada para você!

O banco de dados é local, está disponível para Windows, e possui aplicativo com agenda e prontuário para iPhone e iPad.

Clique aqui para conhecer!

Você pode se interessar por