Blog

Dia Mundial da Saúde Mental


Sensibilizar a opinião pública para a questão da saúde mental como uma causa comum a todos no planeta é um dos principais focos no momento em que se celebra hoje o Dia Mundial da Saúde Mental. A data foi criada preconizando combater o preconceito e o estigma em torno da saúde psicológica, vencendo fronteiras nacionais, culturais, políticas e socioeconômicas.


Além de determinar que a saúde mental é uma questão prioritária, a Organização Mundial da Saúde (OMS) enfatiza que este não é um mero problema de saúde. Daí o esforço de mobilização através de seminários e múltiplos eventos em todo o mundo para discutir e buscar soluções acerca do tema.


A luta por direitos e dignidade daqueles que sofrem algum tipo de perturbação mental implica em concentrar esforços, para que aqueles que prestam cuidados de saúde mental e física possam atuar de maneira conjunta e cooperada.


Segundo a OMS, cerca de 31% a 50% da população brasileira pode vir a apresentar pelo menos um episódio de transtorno mental durante a vida.


Campanha 2018


A campanha do Dia Mundial da Saúde Mental vem com o tema "Jovens e Saúde Mental em um Mundo em Mudança".



Alguns eventos pelo Brasil:


Arapiraca - Alagoas


A Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação da Rede de Atenção Psicossocial, promoverá um evento em alusão ao Dia Mundial da Saúde Mental.


A programação, realizada no Clube do Servidor, começará às 9h30 com uma solenidade de abertura. Logo depois, o público presente poderá aproveitar algumas atividades recreativas coffe break e em seguida uma palestra sobre a saúde mental. A previsão é de que o evento encerre às 12 horas.


Saiba mais clicando aqui.


Salvador - Bahia


Nesta quarta, o psicólogo e especialista em Mindfulness, Eli Samuel, em workshop gratuito, a partir das 9h no Centro de Convivência Irmã Dulce dos Pobres, explica como a prática da Atenção Plena pode auxiliar as pessoas a não se anteciparem em preocupações futuras.


Saiba mais clicando aqui.


Cachoeiro - Espirito Santo 


A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio de sua Superintendência Regional, realizará o I Simpósio de Saúde Mental da Região Sul de Saúde, território que abrange 26 municípios, entre eles Cachoeiro de Itapemirim, onde acontecerá o evento.


Saiba mais clicando aqui.


Rio Branco - Acre


O governo do Acre tem promovido e realizado diversas ações de saúde mental ao longo do ano, por isso, em alusão à data, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), por meio da Divisão de Saúde Mental, realiza o Fórum Permanente sobre Drogas: Direitos, Prevenção e Cuidado em Rede e o Seminário de Violências, Sociedade e Conflitos, que faz parte do Seminário Internacional de Extensão Universitária da Universidade Federal do Acre (UFAC).


Saiba mais clicando aqui.


A importância do psiquiatra nesse processo


Agradecemos a todos os psiquiatras e demais profissionais de saúde por cuidar, ajudar e salvar essas vidas que sofrem de transtornos mentais. 


Aplicativos para médicos psicólogos. 



A luta pela prevenção na Fiocruz


Na Fundação Oswaldo Cruz (RJ), um jogo web também se soma à luta pela prevenção. Trata-se do Depression Rescue (nome provisório), criado pelo Núcleo de Jogos Digitais do Multimeios do Icict/Fiocruz, que enfoca a questão da depressão, um dos principais gatilhos do pensamento suicida. 


O aplicativo tem como objetivo identificar as pessoas com transtorno de espectro depressivo e tentar aproximá-las de uma rede de amigos, a fim de proporcionar-lhes suporte e para que possam ser encaminhadas a um profissional de saúde. Cada “partida” dura 2 minutos e ganha quem consegue ajudar o maior número de pessoas


Ferramentas que auxiliam na compreensão  do transtorno mental


Aproximadamente 1% das pessoas em todo o mundo vai sofrer de esquizofrenia, distúrbio cerebral, que geralmente vem acompanhado de ansiedade e depressão profunda, atingindo hoje aproximadamente 121 milhões de pessoas no planeta.


Existem atualmente algumas ferramentas que auxiliam na compreensão da esquizofrenia, como o Cura Depressão APK, desenvolvido no ano passado por Yoav Fael – Yoanna. Nele é possível ter detalhes sobre a depressão e iniciar programas de cura, abordando os seguintes tópicos: Depressão, Esquizofrenia, Ansiedade, O transtorno bipolar e Estresse.




Compartilhe