Blog

O que é gestão integrada? Saiba o que é e a diferença que ela pode trazer para sua clínica


Agenda, rotina e faturamento. Essas palavras te deixa preocupado? O dia a dia de uma clínica é feito de trabalho e planejamento. Contar com a ferramentas certa para sua administração é fundamental para crescer e se destacar no mercado. E isso pode ser resumido em duas palavras: gestão integrada. Ela permite, com auxílio de um software de gestão, administrar todos os departamentos da clínica de forma organizada, ágil e eficiente.


Como implementar a Gestão Integrada na minha clínica?



Implementar a gestão integrada na sua clínica não é tarefa fácil, mas é essencial! No início deste processo todos os colaboradores da clínica terão que se dedicar para adequarem a esta gestão, mas depois de implementada, ela só trará benefícios. Confira como implementar:


1- Reúna com sua equipe


Reúna sua equipe para analisarem a causa dos problemas e das queixas, tanto da equipe quanto dos pacientes. Dessa forma será possível traçar um plano de melhoria e esclarecer os pontos em que a gestão integrada pode agir de maneira corretiva. Após este passo, todos devem estar conscientes das mudanças e do quanto precisarão se dedicar para que o trabalho se desenvolva para as correção efetivas e sem atropelos.


2- Contrate um software de gestão para clínicas


Muito mais que escolher um sistema de gestão de clínicas, é escolher a empresa que o fornece. É importante que você esteja atento a alguns pontos como: reputação e confiabilidade da empresa, estrutura de atendimento (implementação, treinamento, parametrização, suporte...) quanto tempo ela está no mercado, o quanto ela se preocupa com seus clientes e diversos outros pontos.


Também é muito importante verificar se o software de gestão atende as suas necessidades. Investigue as funcionalidades, facilidade de uso, se é customizável, preço, condições de pegamento e outras variáveis que julgar importante. 


Confira o post que fizemos sobre Como escolher um software de gestão para sua clínica clicando aqui.


3- Treine sua equipe


É essencial que, em todos os setores da clínica, os colaboradores estejam devidamente treinados e capacitados para exercerem suas respectivas funções. No caso específico da agenda, a(s) secretária(s) deve(m) estar atenta(s) para que as consultas sejam marcadas com a devida atenção, confirmando todos os dados com o paciente, seja por telefone ou pessoalmente. Para isto, deverá(ão) conhecer bem o software de gestão adotado, a fim de utilizar todos os seus recursos da melhor forma e com agilidade.


Vantagens da Gestão Integrada



1-Informações do paciente com registro rápido e de fácil acesso


A adoção do prontuário digital agiliza todo o trabalho de um estabelecimento de saúde, evitando perda de tempo com uma procura árdua em pilhas de papel, que podem estar desorganizadas, rasurados e/ou rasgados, além da possibilidade de perda de documentos.


Com o prontuário digital, você pode tornar algumas informações obrigatórias, facilitando o preenchimento e a padronização do registro. Essas informações serão armazenadas em um banco de dados, podendo ser consultadas a qualquer momento para facilitar e agilizar o atendimento.


2- Faturamento simplificado


Quem dedicou horas e horas para fechar planilhas financeiras sabe o quanto a praticidade é importante. Com um bom software de gestão, você registra as contas dos pacientes, tem controle de todas as contas a pagar e a receber e ainda gera automaticamente o arquivo XML , um documento digital, totalmente esquematizado e padronizado pela TISS contendo todas as informações de faturamento das atividades que os médicos realizaram para enviar para as operadoras.  Tudo de forma segura, sem dor de cabeça.


3- Recepção organizada e ágil


Ter um controle eficiente do próprio tempo é fundamental. Gerenciar a agenda não é mais missão impossível. Por meio do software de gestão, você pode observar em tempo real quais os pacientes estão aguardando atendimento, quais já foram atendidos, quais são encaixes, quais são retorno e outros diversos status.


Confira o post que fizemos sobre Você está atento ao que seus pacientes não gostam clicando aqui.




Compartilhe