Blog

Você está atento ao que seus pacientes não gostam durante a consulta?


Ambiente tumultuado, longa espera para atendimento e profissionais desatentos. Detalhes de uma situação nada boa, não é mesmo? Essas são coisas que os pacientes, definitivamente, não gostam. Chegar ao consultório/clínica e encontrar organização, perceber que há preocupação com pontualidade e ser tratado de maneira cordial, faz toda a diferença na impressão que os pacientes tem sobre sua marca. O ideal é que o a paciente chegue ao consultório/clínica e seja atendido de forma prática, conforme o horário marcado e que não espere demais para ser atendido.


Confira abaixo alguns motivos que deixam seus pacientes insatisfeitos e como evitá-los:


1- Atrasos! Seja 5 ou 30 minutos.



Quando você marca um horário e não cumpre, é como se estivesse dizendo: Não me importo com seu tempo. Calcule com cuidado e atenção o tempo necessário para realizar uma boa consulta, sempre priorizando a qualidade do atendimento a seu paciente e organize a agenda a partir desse ponto.


Otimize seu tempo! E para isso, conte com a ajuda de um bom software de gestão capaz de organizar e controlar sua agenda. Seja através do computador ou do celular. Você e sua secretária não perderão tempo procurando pelas fichas dos pacientes e conseguirão ver, com clareza, os horários para fazer encaixes, remarcações e até os horários de pico que precisam de mais atenção.


Alguns aplicativos de gerenciamento de tarefas também podem ser úteis, como o Evernote, Remember The MilkGoogle Calendar e Wunderlist (esse com a vantagem de conexão com as redes sociais).


Confira também o post Como gerenciar suas consultas para não perder o controle da sua agenda clicando aqui.


2- Desorganização



Exames, laudos, atestados e outros documentos que fazem parte da rotina do consultório devem estar em local de fácil acesso, organizados de maneira inteligente. É um ponto que faz diferença para fidelizar pacientes!


Existem vários softwares para gerenciamento de clínicas e consultórios médicos, que facilitam e agilizam o agendamento e atendimento de pacientes, geram o faturamento de convênios, além de realizarem o controle de estoque e financeiro, ou seja, organiza todos os setores do seu consultório/clínica.


Confira também o post 6 dicas de organização para você atender cada vez melhor clicando aqui.


3- Falta de cordialidade e atenção



Trate cada paciente com respeito e cordialidade. Invista no treinamento de sua equipe e ponha em prática um conceito que é fundamental nas relações humanas: dê ao outro o que você gostaria de receber.


Faça com que ele seja o centro das atenções desde o instante em que entrar no estabelecimento. Uma recepção calorosa e respeitosa é o que ele merece, além de todos os seus conhecimentos médicos.


Confira também o post Como conquistar e manter a confiança dos pacientes clicando aqui.


Dica: Realize pesquisa de satisfação


Questionário de satisfação do paciente


Ainda que os médicos acreditem que seus atendimentos começam na hora agendada, que o atendimento foi produtivo e que a secretária foi atenciosa, este não é o pensamento da imensa maioria daqueles que aguardam e muitas vezes se impacientam e se irritam com atrasos, falta de atenção e desdeixo.


Para acabar com estes constrangimentos, o ideal é aplicar uma pesquisa de satisfação após o atendimento. Seja via SMS ou em urna no próprio estabelecimento. Mas fazer por fazer não significa nada. Se a realização da pesquisa cria um conjunto de informações capazes de promover melhorias no atendimento, é importante que as ações corretivas sejam implementadas de imediato. 


Confira também o post Como elaborar uma pesquisa de satisfação com meus pacientes clicando aqui.




Compartilhe