Blog

Como parar de fumar? Alguns aplicativos podem ajudar!


O Dia Nacional de Combate ao Fumo foi instituído em 29 de agosto pela Lei Federal 7.488 de 1986, inaugurando a normatização voltada para o controle do tabagismo como problema de saúde coletiva no Brasil.


A campanha de 2018 segue o tema do Dia Mundial Sem Tabaco, que alerta para as 2 milhões de mortes por doenças cardiovasculares causadas pelo tabagismo.



A Comissão Científica de Tabagismo da SBPT divulgou um release sobre o papel da atividade física na prevenção dos sintomas da síndrome da abstinência de nicotina, com evidências científicas, entrevistas, referências e reflexões para ajudar as pessoas a se planejarem para deixar de fumar de maneira mais eficiente e também possibilita aos médicos traçar estratégias que promovam mais qualidade de vida para o paciente


As caminhadas ou corridas regulares promovem mais liberação de endorfina e dopamina, que irão restaurar o equilíbrio orgânico e dar forças para enfrentar os sintomas da falta do cigarro, em especial nas duas primeiras semanas de abstinência.


Além disso, ao respirar o ar puro, de forma ritmada, o indivíduo elimina mais rápido o monóxido de carbono (gás que vem junto com a fumaça do cigarro) e aumenta os níveis de oxigênio na circulação.


Alguns dados do tabagismo




  • 1,4 bilhão de pessoas são fumantes no mundo, dessas 20 milhões são mulheres;

  • Tabagismo é a principal causa evitável de doenças, invalides e morte prematura;

  • É o fator de risco para 6 entre 8 principais causas de morte;

  • Fumar causa cerca de 55 tipos diferentes de doenças

  • 5 milhões de mortes por ano no mundo

  • 200 mil mortes por ano no Brasil (23 por hora)


Ao parar de fumar



  • Em 20 min, a pressão arterial e os batimentos cardíacos voltam ao normal;

  • Em 8 horas, os níveis de monóxido de carbono se normalizam;

  • Em 24 horas, o risco de ataque cardíaco é reduzido;

  • Em 3 dias, os brônquios relaxam e a capacidade de respirar aumenta;

  • Em 2 a 12 semanas, a circulação volta ao normal;

  • Em 1 ano, o risco de doença coronariana, que causa obstrução dos vasos sanguíneos, cai pela metade;

  • Em 10 a 15 anos, o risco de doença coronariana se iguala ao de quem nunca fumou;

  • Em 15 a 20 anos, o risco de câncer é semelhante ao de quem nunca fumou.


Não existe quantidade segura


Assim como outros derivados do tabaco, o cigarro não possui uma quantidade segura de consumo. Apenas na fumaça são encontrados, por exemplo, mais de 4.700 substâncias tóxicas, algumas cancerígenas.


Dois exemplos são o alcatrão e a nicotina, sendo que esta última atua como estimulante do sistema nervoso central, elevando a pressão sanguínea e a frequência cardíaca, além de diminuir o apetite e desencadear náusea e vômito. Por sua vez, o alcatrão, constituído por várias substâncias, está ligado a doenças cardiovasculares e ao câncer, por exemplo.


Como parar


Se paneje, peça ajuda ao seu médicos, avalie os momentos em que mais tem vontade de fumar, adote novos hábitos, permaneça positivo.


Aplicativos que ajudam a parar de fumar


Aplicativos que ajudam a parar de fumar


São recorrentes as frases “tentei parar de fumar várias vezes e não consegui” e “parei um bom tempo, mas não resisti”. E você, quantas vezes tentou parar de fumar? Mas... parar de fumar não é impossível.


O Ministério da Saúde aponta dois caminhos: a Parada Imediata, que recomenda como opção número 1, quando a pessoa determina uma data e a partir daí não fumará mais nenhum cigarro; e a opção número 2 - Parada Gradual, método que apresenta duas formas: Reduzindo o número de cigarros ou Retardando a hora do primeiro cigarro.


O fundamental é que, após a decisão, a pessoa tenha autocontrole e força de vontade, comunicando familiares e amigos.


Para isto existem vários aplicativos que podem ajudar a obter sucesso. Como parar? A tecnologia ajuda!


1 - Zero Cigarro


O Aplicativo Zero Cigarro é uma ferramenta efetiva para o tratamento do tabagismo e de apoio à cuidadores (familiares e amigos de tabagistas) pois foi construído a partir de estudos internacionais sobre m-cessation, das principais técnicas para cessação do tabagismo, e da experiência de especialistas no tratamento da dependência química.


O programa te ajuda a se preparar para parar de fumar, a chegar a zero cigarro, e a prevenir recaídas. Tudo isto é feito  através de mensagens práticas, educativas e motivacionais, orientações para emergências, feedbacks exclusivos de acordo com a sua evolução e do apoio da comunidade e de especialistas.


Disponível para Android e iOS


2 - QuitNow!


Muitos consideram o aplicativo QuitNow! a ferramenta mais completa disponível no mercado. Permite saber o tempo exato que passou desde que a pessoa tomou a decisão, quanto dinheiro poupou e quais são as repercussões no seu corpo, com indicadores baseados na Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o processo de melhora da saúde.


Em tempo real, traz estatísticas específicas sobre quanto tempo o indivíduo (dias, horas e minutos, o que pode ajudar a diminuir a ansiedade) fumou pela última vez, mostrando a quantidade de cigarros não fumados, o tempo salvo e, com o passar dos dias, como prêmio, uma lista de conquistas são desbloqueadas uma por uma, motivando a pessoa para alcançar sua meta.


Possibilita que uma rede de usuários troque informações e um ajude o outro conversando entre si, obtendo ajuda, dicas e truques de outras pessoas, sempre no seu próprio idioma (tem mais de 40 opções), sem se expor, embora também possa compartilhar suas dúvidas e conquistas no Facebook, Twitter ou qualquer outra rede social.


Disponível para AndroidiOS, Windows Phone e Facebook


3 - Stop! Quit Smoking – LITE


Aplicativo que utiliza um sistema envolvendo a economia de tempo e dinheiro como fórmula motivacional ao se reduzir e parar com o consumo do cigarro. Permite a criação de uma lista de desejos com coisas que poderiam ser compradas com tal economia e compartilhar as realizações com os amigos via Facebook e Twitter.


Além disso, um botão de pânico cumpre a parte de alerta-terror ao exibir imagens mórbidas e disponibilizar artigos científicos para ajudar a manter distância da tentação de fumar.


Disponível para Android


4 - MyQuit Coach


Com este aplicativo a pessoa pode criar um plano personalizado com suas próprias motivações que, caso seja necessário, ajusta-se automaticamente. Ele faz o acompanhamento diário do consumo e permite saber a quantia que está indo embora a cada tragada.


A pessoa pode optar por receber alertas sobre seu orçamento, ganhar prêmios e ter acesso a dicas, fatos e textos motivacionais preparados pela Livestrong.com.


Disponível para iOS


5 - Quit Smoking: Cessation Nation


Recomendado para aqueles que acabaram de deixar o vício, mostra quantos cigarros a pessoa deixou de fumar, quanto dinheiro economizou e quais foram as melhorias para sua saúde. Se a vontade apertar, para driblar a tentação existe um joguinho para distrair.


Disponível para Android


6 - Meu último cigarro


Este aplicativo, como outros, também mostra uma série de estatísticas, mas todas embasadas e com argumentação no conhecimento médico. Traz um leitor de nicotina e de crises de ânsia e um medidor de monóxido de carbono no sangue, além de disponibilizar exemplos motivacionais e fatos médicos diariamente.


Faz um comparativo que permite prever o aumento de expectativa de vida, risco de ataque cardíaco e câncer de pulmão.


Disponível para iOS


7 - Quit Smoking


Foi projetado para que o usuário se afaste gradativamente do vício, criando estatísticas a partir dos dados fornecidos pelo próprio usuário. Os gráficos revelam quantos cigarros foram fumados durante o dia, o limite de unidades recomendadas e o tempo desde a última vez que a pessoa pegou em um deles, além da quantidade de dinheiro economizado.


O aplicativo ajuda a reduzir gradualmente a quantidade de fumo no corpo até que a pessoa decida acabar de vez com o vício. É considerado ideal para todos os fumantes que não conseguem dar aquele "Basta!" repentino. Quando o usuário sentir muita vontade de fumar, deverá pressionar o botão vermelho "Smoke" e preencher o nível de necessidade e estresse que está sofrendo. Então, o programa fará o cálculo de um tempo e perguntará se a pessoa pode esperar.


Disponível para Android


8 - Pare de fumar em 60 dias


Três dias após o usuário fumar normalmente, o aplicativo recolherá informações e analisará os hábitos tabagistas, fazendo a seguir um alerta para que a pessoa saiba quantos cigarros poderá fumar naquelas 24 horas.


O programa avisa quando os cigarros acabarão e qual o intervalo de tempo entre as vezes em que a pessoa fumou, inclusive lembrando sobre o esquecimento de registrar os cigarros.


Disponível para iOS


9 - Smoke Free, stop smoking help


Seus desenvolvedores basearam-se em dados científicos e recorreram a diversas técnicas para que o usuário deste aplicativo deixe o tabaco e mantenha-se assim por muito tempo.


O app possibilita que a pessoa veja a evolução, calcule quanto poupou e certifique como sua saúde melhorou. Permite registrar quando sente desejo de fumar e obter sugestões sobre como agir diante da tentação. Os dados de todos os utilizadores são utilizados que os responsáveis possam melhorar ainda mais o programa.


Disponível para Android iOS


10 - Craving to Quit


Software que tem como base um programa desenvolvido pela Universidade de Yale (Estados Unidos) e que promete deixar o dependente livre do cigarro em 21 dias. O programa apresenta para a pessoa que quer se libertar objetivos diários customizáveis, reflexões noturnas e lembretes.


Também faz o acompanhamento de quantos cigarros a pessoa fuma e dos exercícios que realiza.


Disponível para iOS


11 - UCSF/SFGH Stop Smoking


Foram 13 anos de estudo entre pesquisadores da Universidade da Califórnia, em San Francisco (Estados Unidos), e do Hospital Geral de San Francisco, até que se chegasse a este aplicativo que relaciona tempo sem cigarro, humor e os exercícios que a pessoa precisa fazer em vez de fumar.


O dado importante é que o próprio fumante determina quando quer parar e, com isto, se prepara para o dia final.


Disponível para iOS


12 - Kwit


Concebido conforme  o funcionamento de mecanismos e técnicas de games, destina-se às pessoas que desejam parar de fumar ou que deixaram o fumo há pouco tempo. Atua como agente motivador, objetivando aumentar a participação e reforçar o compromisso em deixar de fumar, contando com a predisposição humana aos jogos.


Ao longo do jogo, receberá pontos e recompensas, podendo partilhar os avanços alcançados com amigos. Também terá acesso a estatísticas úteis e que são atualizadas diariamente, como o tempo que já passou desde que deixou o vício, o dinheiro poupado e o número de cigarros que não fumou.


São 60 sucessos que precisará desbloquear, e alguns deles trará informações sobre os benefícios que o organismo tem quando a pessoa deixa o tabaco. Quando o usuário tiver vontade de fumar, deverá agitar o iPhone para ver um cartão de motivação com um conselho, ou um exercício, que lhe permitirá resistir à tentação


Disponível para iOS e Windows Phone 


13 - Mindfulness Meditation App to cessation smoking


Aplicativo que ajuda o usuário a trocar o vício do tabaco pelo hábito da meditação, baseando-se em estudos da Universidade de Yale (EUA). Segundo os desenvolvedores, a pesquisa revelou que 30% das pessoas que decidem parar e meditam conseguem evitar o cigarro na primeira semana, enquanto entre quem usou métodos tradicionais a taxa é de apenas 6%.


Disponível para iOS 


 




Compartilhe