Blog

Por quê utilizar um software para controlar o estoque da minha clínica?


Ter o controle do estoque é de suma importância para a sobrevivência e o desenvolvimento de consultórios, clínicas e hospitais, pois pode provocar perdas de material e de finanças. No gerenciamento e manutenção de estoques ocorrem diversos erros, mas eles podem ser evitados utilizando um bom software


Confira abaixo como um software pode ajudar a controlar seu estoque: 


1- Controla todo o ciclo de vida dos produtos


O passo inicial deve ser adquirir um bom software de gestão, capaz de gerenciar toda a logística do seu negócio. Consciente de que a organização influencia diretamente nos resultados financeiros, você só tem a ganhar com este investimento, pois o sistema permitirá administrar desde a aquisição e armazenamento dos produtos utilizados em toda a instituição de saúde até a sua estocagem, compreendendo aí o cadastramento, manutenção, retiradas e reposições.


Ao utilizar um software de gestão que tenha total integração com os demais setores da clínica, o controle do estoque poderá proporcionar uma economia de até 50% no custo do atendimento na saúde.


2- Evita desperdícios 


O uso de um software dará aos administradores uma visão real e diária de todo o material utilizado, desde os materiais médicos e medicamentos até os insumos utilizados na copa e cozinha, como alimentos e produtos de limpeza. Com ele, você terá uma perfeita visão dos gastos, das necessidades e do estado de conservação. Com isso, evitará os desperdícios e conterá as perdas, eliminando o prejuízo.



  • controla toda a movimentação de medicamentos sob a moderação da ANVISA

  • permite gerar o rastreamento de medicamentos por lotes e validades

  • impede que itens que não devem ser faturados sejam lançados em contas médicas de pacientes

  • permite a configuração de estoque mínimo e estoque de reposição para cada item


3- Reduz os gastos


A racionalização do trabalho, proporcionada pelo software, representa economia de gastos e apresenta resultados positivos. Esta otimização lhe dá a certeza de que acertou na decisão de adotar um sistema de gestão.



  • organiza itens por grupos personalizáveis

  • permite cadastro de locais de armazenamento personalizados

  • faz acertos no estoque, permitindo ainda a criação dos seus próprios motivos de acerto

  • permite a transferência de itens entre locais de armazenamentos

  • exibe todas as movimentações realizadas para um item, através da Ficha Kardex

  • permite o cadastramento de fornecedores e fabricantes

  • facilita o controle de lotes e validades de cada item

  • integrado ao módulo de financeiro


4- Deixa de perder faturamento por não cobrar pelos insumos utilizados.


Gerentes e administradores das instituições de saúde precisam ficar em alerta quanto à necessidade de adotar um software de gestão. Um bom sistema pode ser a resposta para suas dúvidas e dores de cabeça provocadas pelas contas que não fecham e sobre o desperdício provocado pela desorganização na falta de previsões no controle do estoque. Você pode alcançar um grau de excelência na gestão do controle de estoque, resta decidir: que tal apostar na tecnologia em benefício de sua clínica/consultório/hospital?



  • emite relatórios completos de inventários, movimentações, itens a vencer, entradas, entre outros

  • possibilita a cobrança de materiais e medicamentos totalmente no padrão TISS exigido pela ANS

  • oferece cadastro para qualquer item, desde medicamentos até materiais, OPME e gases

  • permite a total parametrização dos valores, códigos e formas de faturamento adotados para cada item

  • possibilita o lançamento direto dos itens nas contas médicas de pacientes

  • permite a importação dos valores e códigos direto da BRASÍNDICE


Escolha um software  que integra com os outros setores da empresa


Software de gestão de consultórios, clínicas médicas e pequenos hospitais


O que antes você poderia não considerar tão relevante acaba revelando sua importância no final do mês. O uso de um bom software integra toda a empresa e, com a informação sendo disponibilizada para todos os setores, o responsável pelo gerenciamento terá uma ampla visão sobre o que realmente precisará comprar para repor o estoque. Esta integração permitirá que o administrador/gerente tenha em mãos a atualização constante do estoque, possibilitando verificar e analisar todos os dados com rapidez e segurança.


Conheça o software ProDoctor Corp


O ProDoctor Corp é uma solução fácil de usar, implantada com rapidez e totalmente parametrizável, que se adapta perfeitamente às necessidades de clínicas e policlínicas.


Além do estoque, o software possui Agenda de consultas, Prontuário do Paciente, Faturamento, Financeiro, Recepção e outras diversas funcionalidades. Saiba mais sobre ele clicando aqui.




Compartilhe