Blog

Como decorar as paredes do meu consultório?


A sobriedade na decoração e nas cores traz tranquilidade e conforto aos ambientes. Isso transmite uma sensação capaz de favorecer o bem-estar e a recuperação do paciente. Além disso, o bom gosto deve rimar com o equilíbrio.


Arquitetura e decoração caminham juntas, mas é preciso também cumprir à risca as normas de higiene e segurança. Isto, em todos os ambientes do estabelecimento, desde a recepção até o consultório médico e as salas de exames.


Confira, a seguir, algumas sugestões para que você possa proporcionar aos seus pacientes um ambiente de conforto e tranquilidade.


1 – Saiba escolher as cores certas


Cartela de cores consultório ginecologia


A psicologia das cores é utilizada principalmente pelos adeptos do Feng Shui que desejam ter harmonia e tranquilidade ao elaborar a decoração de seus lares. É reconhecido que as tonalidades transmitem diferentes energias, pois as cores definem o mundo ao nosso redor. Em um estabelecimento de saúde não é diferente.


Recomendável: Prefira tons claros como: Azul, Verde, Marfim, Mocassim, Madeira, Amarelo creme, Amêndoa, Bronze, Castanho e Salmão. Essas cores deixam o local tranquilo, aconchegante, com sensação de acolhimento, bem-estar e paz. 


Não recomendável: Nada de cores berrantes como: Laranja, Vermelho, Pink, Fúcsia, Violeta, Magenta, Urucum, Verde lima e  Verde Paris. Elas podem agredir os olhos e provocar agitação nos pacientes.


Cores mais fortes, como o vermelho e o preto, podem ser utilizadas em objetos decorativos e nos quadros nas paredes, quebrando a monotonia e trazendo mais alegria para o local.


2 - Decore de acordo com sua especialidade



Não se esqueça de dar uma atenção especial e combinar bem a decoração do local com a sua Especialidade. Por exemplo, se você é médica ginecologista, pode abusar dos adesivos de parede de flores, borboletas e corações, além de colocar quadros com frases positivas como objetos de decoração. 


3 – Use seus diplomas para enfeitar


Diplomas e fotos pessoais consultórios médicos


Nada de exibicionismo, o ideal é que as informações contidas nos diplomas referenciem a capacitação e a sua experiência, proporcionando plena consciência e confiança aos pacientes. Portanto, evite poluir as paredes com uma exposição exagerada de diplomas e títulos recebidos. O ideal é que sejam colocados à vista apenas os certificados da Graduação e da Residência Médica, além do título de membro da Sociedade da sua Especialidade. É importante destacar que os Conselhos de Medicina permitem a divulgação de apenas duas.


Também é relevante expor alguns cursos importantes que tenha feito no exterior. Conforme a sua trajetória, é aconselhável que, ao longo do tempo, seja feita uma renovação, trocando os mais antigos pelos mais atuais.


4 – Cuidado com fotos de familiares



Continua valendo a receita anterior: evite o excesso. A exposição da vida particular é algo que o médico sempre deve avaliar com a máxima cautela.


5 – Para os pediatras as dicas são um pouco diferentes


Decoração Sala de Espera Clíncia de Pediatria


Se você é pediatra, tenha em mente que a visita das crianças pode ser uma experiência traumática. Para isso não acontecer, você pode contar com uma boa decoração. Crie um ambiente alegredescontraído e que proporcione conforto. É preciso distrair as crianças, evitando que a espera delas se transforme em agonia.


Planeje não apenas pensando nas cores, mas também nas formas. Utilize a pintura de bichinhos, animaizinhos e papéis de parede divertidos. Recorra às cores alegres para a pintura como um todo. O teto pode ser decorado com estrelas fluorescentes, tanto na recepção quanto na sua sala.


Fizemos um post exclusivo para decoração de consultórios e clínicas de Pediatria. Clique aqui para acessar.


Conclusão


A máxima de que “a primeira impressão é que fica” muitas vezes prevalece e é bom estar atento a isto. O fato das pessoas constatarem que existem organização e capricho na “porta de entrada” favorece e traz conforto e a sensação de que o atendimento será conforme o desejado.


Fizemos um post contendo 7 dicas de arquitetura e decoração, de modo geral, de consultórios e clínicas . Para acessar, clique aqui.




Compartilhe