Blog

Aplicativos para médicos pediatras


Parabenizamos no dia de hoje todos os pediatras, profissionais que se dedicam à assistência biopsicossocial da criança, desde o seu nascimento até a adolescência, além de todas as orientações para seus familiares. A Pediatria surgiu como especialidade no final do século XIX, tendo em vista o registro de altos índices de mortalidade infantil, além da inexistência de profissionais especializados para cuidar de crianças.


O Dia do Pediatra foi concebido para celebrar a fundação da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), em 27 de julho de 1910, no Rio de Janeiro, pelo Dr. Fernandes Figueira. Até 1950, era uma sociedade basicamente carioca e sua nacionalização ocorreu no ano seguinte, com a filiação das Sociedades e Departamentos Estaduais de Pediatria.


No Brasil, a formação do médico pediatra compreende dois anos de residência médica em Pediatria Geral (aumentado para três anos em 24-07-2013, pela Comissão Nacional de Residência Médica). Conforme o desejo do profissional, esta trajetória pode ter continuidade por mais dois ou três anos de residência médica em uma especialidade pediátrica.


PROPED – Terapêutica Pediátrica


O Programa de Atualização em Terapêutica Pediátrica é desenvolvido pelo Sistema de Educação Continuada à Distância (Secad) em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e profissionais consagrados. Novos conteúdos são lançados a cada três meses e, ao final de um ano, o inscrito pode receber um certificado de até 120 horas que vale até 10 pontos na Comissão Nacional de Acreditação (CNA).


Aplicativos para médicos pediatras


1 - Pediatria Android


São 14 aplicativos em português e inglês, destinados a profissionais da Pediatria, estudantes de Medicina, Residentes e também às mães. O Pediatrics v4.41, por exemplo, permite acessar diversos resumos de artigos sobre Pediatria. Já o Amamentação é um aplicativo que permite registrar no dispositivo móvel o tempo e a duração das mamadas, alimentação suplementar e ainda criar resumos com informações do dia, semana ou mês.


2 - Escores Pediatria


Este aplicativo coleta mais de 70 escores de Pediatria. Disponibiliza o Teste de Apgar (com aviso de 5 minutos), Teste de Silverman, método Capurro e a nova Ballard Score para determinar a idade gestacional. Além disso, traz escalas para avaliar a dor, o padrão respiratório, o coma e o risco de úlceras, dentre outras funções. 


Disponível em português, espanhol, inglês e francês para Android.


3 – Pediatria


Este aplicativo apresenta diversas funcionalidades em um ambiente hospitalar e também para consultas, tendo como objetivo auxiliar os especialistas em Pediatria no seu trabalho diário. O app constituiu resultou da dissertação de mestrado do médico Rui Oliveira. Dentre as inúmeras funções destacam-se:


* “Dopamina - Dobutamina”: ao fornecer o peso do paciente, é apresentada uma tabela com a diluição e o ritmo para obter a perfusão desejada.


* “Fármacos em Neonatologia”: permite calcular as doses dos medicamentos mais utilizados em Neonatologia, já calculadas para o peso, a idade gestacional, a idade pós-natal, e outras condições específicas do recém-nascido.


* “Cálculo de doses pediátricas”: calculadora de dosagens de formas farmacêuticas, em solução oral, para idades pediátricas.


* “Percentagem de massa gorda”: com alguns dados antropométricos, obtém-se a percentagem de massa gorda corporal.


* “Altura estimada”: a partir da altura dos pais, obtém-se a altura final esperada para a criança.


* “Percentis de Antropometria”: permite obter os percentis de peso até aos 10 anos, comprimento/altura e Índice de Massa Corporal – IMC - até aos 19 anos, Perímetro cefálico até aos 5 anos. Permite também, usando as curvas de Fenton 2013, determinar os percentis de antropometria de prematuros ao nascer (até às 36 semanas) ou a sua evolução pós natal (até às 50 semanas de idade pós-menstrual).


Disponível para Android


4 - Prescrições Médicas em Pediatria


Este app foi lançado com o objetivo de fornecer um guia rápido de prescrições de medicamentos, tratamentos e condutas mais usadas para cada doença. De forma didática e voltada para o trabalho diário do pediatra, é um app bastante útil e prático, possibilitando ao médico consultar rapidamente alguns medicamentos e tratamentos mais usados em cada enfermidade. Abrange mais de 150 prescrições médicas em Pediatria, traz mais de 150 medicamentos pediátricos e disponibiliza as 35 calculadoras mais utilizadas em Emergência e CTI.


Disponível para Iphone.




Compartilhe