Blog

Como perder o medo da tecnologia para modernizar seu consultório


Você é médico e tem fobia de tecnologia? Não sabe manipular as funções básicas de um computador e sequer controlar o mouse? Hoje, os consultórios, as clínicas e os hospitais têm o mundo cibernético como importante aliado para múltiplas funções em todos os setores.


A informática tornou-se ferramenta indispensável não só para o controle da agenda e das consultas, mas também para a gestão administrativa e financeira, além da disponibilização de aplicativos para todas as especialidades e da utilização da robótica em cirurgias de alta precisão.


Portanto, é importante que você enfrente o medo, tendo em mente que a informatização do seu consultório/clínica somente lhe trará benefícios. Você não enfrentou inúmeras dificuldades até se formar? Você não estudou e acabou aprendendo aquela disciplina que parecia do outro mundo? Pois agora chegou a vez de deixar de lado os temores!


A seguir, confira algumas dicas para conter a ansiedade e perder o medo.


Facilite o seu trabalho e o da sua secretária


Em muitos consultórios/clínicas, os médicos preferem nem chegar perto de um computador, optando por delegar todas as funções para a secretária. Mas, você não pode ficar na dependência de uma secretária polivalente. Com os softwares de gestão disponíveis hoje, de interface amigável e altamente intuitivos, você logo perceberá que vai ganhar tempo ao utilizar o Prontuário Digital durante as consultas. Além de a secretária ter tempo para exercer suas funções plenamente, mas podendo socorrê-lo em situações que você não saiba resolver.


Não tenha medo de perder seus dados


Além do treinamento de todo pessoal e da atenção para com o serviço de suporte, é fundamental que o responsável pelo setor de informática de sua empresa realize, ao final de cada dia, o backup de toda a documentação gerada durante o atendimento. Em todos os setores, desde o controle da agenda até a parte financeira, passando pelo Prontuário Digital. O backup diário vai resguardar os dados e proporcionar tranquilidade para reiniciar os trabalhos a cada dia.


Prefira softwares com interface amigável


Cada vez mais os desenvolvedores têm criado softwares com interface amigável e mais intuitiva, com o trabalho de designers e outros profissionais procurando facilitar a vida dos usuários. Mais um motivo para não ter medo antecipado.


Conte com ajuda


Tudo que é novo, a princípio, pode assustar. Mas, a partir do momento em que você passa a entender e dominar aquilo que lhe era desconhecido e provocava medo, tudo se transforma e as tarefas do dia a dia se tornam uma rotina. Basta ter paciência e uma boa orientação sobre a correta utilização do computador. Para tanto, existem inúmeros cursos disponíveis, desde o básico até questões mais avançadas. Ou, se você preferir, contrate um professor particular. Você não foi capaz de assimilar e aprender outros conhecimentos? Trabalhar com o computador é apenas mais um desafio. Anime-se!


Com treinamento tudo fica mais fácil


Quando você adquire um software de gestão, todos na clínica têm que passar, obrigatoriamente, por um processo de treinamento. É necessário conhecer o sistema que tem em mãos para que faça uso correto dele, agilizando o trabalho diário e ganhando com isso tempo. Ao reduzir custos, consequentemente, aumenta sua produtividade. Isto se reflete positivamente na qualidade do trabalho, colaborando sobremaneira para que a clínica/consultório tenha uma boa imagem perante seus pacientes e a sociedade.


Atenção à qualidade do atendimento


O computador está com problemas? Algum problema com o software de gestão?


Ao escolher o sistema para sua clínica/consultório, você precisa olhar com bastante atenção qual é a qualidade do atendimento prestado pelo suporte. Para não ficar em situação difícil, esteja atento para os dias e horários de funcionamento da empresa.


Dica


Sem a implantação de um software de gestão, é extremamente difícil, hoje, encontrar e solucionar problemas nos documentos de sua empresa. Gasta-se tempo e dinheiro com a utilização de inúmeras planilhas e diferentes bancos de dados até se chegar às causas para combatê-las de imediato. Para ficar livre disso, é essencial contar com uma plataforma que se ajuste ao tamanho da sua clínica/consultório. Um bom software é o remédio certo, devendo ser administrado corretamente para que sua empresa cresça forte.


Para a gestão de consultórios conheça o ProDoctor Cloud. Para pequenas clínicas conheça o ProDoctor Plus e para clínicas e policlínicas conheça o ProDoctor Corp.


Para mais detalhes de como escolher um software de gestão clique aqui




Compartilhe