Blog

Tecnologia ajuda a acompanhar tratamento dos pacientes

Tecnologia ajuda a acompanhar tratamento dos pacientes


O avanço tecnológico tem proporcionado aos profissionais da área médica uma melhoria significativa em termos de qualidade e velocidade no atendimento aos pacientes em seu trabalho diário. Seja através dos aplicativos, que hoje contemplam todas as especialidades, ou através do crescimento exponencial da utilização dos smartphones, com sua verdadeira revolução digital, além dos tablets e dos desktops.


Tudo isso tem proporcionado uma exploração maior e eficaz das capacidades de transmissão de dados e de contatos, facilitando o acompanhamento dos enfermos em clínicas, consultórios e hospitais. Além de proporcionar uma sensível melhoria no relacionamento médico-paciente.


Benefícios dos aplicativos para os pacientes


Aplicativos para Médicos Obstetras


A explosão dos celulares popularizou e fez crescer em velocidade geométrica o desenvolvimento de aplicativos para a área de Saúde, permitindo múltiplas possibilidades de utilização dos aplicativos. Não só para os médicos, mas também para os pacientes, além de sedimentar e estreitar a base do seu relacionamento para, consequentemente, influir positivamente nos tratamentos.


Os apps possibilitam envio e troca de mensagens, seja de texto, voz ou imagens. É um importante canal que permite ao profissional acompanhar o tratamento, fornecer orientações em caso de dúvidas e compartilhar resultados de exames mesmo estando a quilômetros de distância do consultório. É importante ressaltar o cuidado em resguardar a questão ética e o sigilo de tudo aquilo que se passa no mundo virtual.


Pacientes com maior autonomia



Os aplicativos têm permitido aos pacientes controlar alguns parâmetros de sua saúde. Seja para ajudá-lo a se livrar do vício do cigarro ou auxiliar no controle de uma insuficiência renal.


É crescente, principalmente na Europa, a preocupação em assegurar ao paciente o máximo de informações acerca de sua enfermidade. O eurodeputado austríaco Oaul Rübig, do grupo do Partido Popular Europeu (Democratas-Cristãos), acredita que “os cidadãos poderão tomar as suas decisões sobre a sua própria saúde” e enfatiza a necessidade de o Parlamento Europeu “trabalhar na legislação de forma a proteger a privacidade”.


e-Health


O número de aplicativos de saúde móvel na Europa ultrapassa 100 mil, mas a importância da chamada e-Health está além da tecnologia. Marc Lange, da Associação Europeia de Telemática e Saúde, afirma que “relaciona-se com a alteração do comportamento de pacientes e dos sistemas de cuidados de saúde. O objetivo é transportar o local do cuidado de saúde, dos hospitais para casa, ou mesmo para os smartphones”.


Alguns aplicativos para seus pacientes



1 - Medicamentos


O aplicativo ProDoctor Medicamentos possui uma versão destinada ao pacientes, permitindo que esses tenham acesso as bulas, descubram os genéricos e similares disponíveis e muito mais. 


Seu conteúdo se caracteriza pela precisão e qualidade nas informações e na forma em que são apresentadas. Contém todos os medicamentos de Referência aprovadas pela Anvisa e conta hoje com mais de 6.100 bulas, que equivalem a mais de 15.500 apresentações.


Além disso, mantém o usuário sempre informado sobre cada novidade dentro do app, desde medicamentos novos adicionados até notícias relevantes do meio farmacêutico. Saiba mais sobre o aplicativo Medicamentos.


Está disponível para download nas plataformas Android e iOS.


2- Minhas Vacinas


Ferramenta gratuita lançada pela Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) que permite ao usuário criar cadernetas de vacinação digitais para toda a família, trazendo informações como calendário de vacinação e imunizantes para cada perfil.


Possibilita também realizar o cálculo da próxima dose, a partir da inserção da data da primeira vacina no sistema.


O app está disponível para smartphones e tablets com sistemas operacionais iOS e Android.


3 - Aplicativo Diário de Cefaleia


Valendo-se de um calendário, o usuário poderá detalhar dia, horário e intensidade das ocorrências, que podem ser um indício de enxaqueca. Além disso, o programa permite que seja sinalizada a região da cabeça na qual a dor foi mais forte, selecionando os fatores que podem tê-la desencadeado: alimentar, físico ou sensorial, dentre outros.


O paciente enviará um relatório completo ao seu neurologista, por e-mail ou impresso, relatando todos os episódios de crise ocorridos no período, facilitando o diagnóstico e permitindo um tratamento mais adequado.


Disponível para  iOS.


4 - Zero Cigarro


O Aplicativo Zero Cigarro é uma ferramenta efetiva para o tratamento do tabagismo e de apoio à cuidadores (familiares e amigos de tabagistas) pois foi construído a partir de estudos internacionais sobre m-cessation, das principais técnicas para cessação do tabagismo, e da experiência de especialistas no tratamento da dependência química.


O programa te ajuda a se preparar para parar de fumar, a chegar a zero cigarro, e a prevenir recaídas. Tudo isto é feito  através de mensagens práticas, educativas e motivacionais, orientações para emergências, feedbacks exclusivos de acordo com a sua evolução e do apoio da comunidade e de especialistas.


Está disponível para download nas plataformas Android e iOS.


Veja inúmeros outros aplicativos para médicos e pacientes.




Compartilhe