Blog

Como um software pode aumentar o faturamento do seu consultório/clínica


As inovações tecnológicas têm proporcionado inúmeros benefícios para o setor de saúde e grande parte da classe médica não só tem aderido aos softwares de gestão, como vários destes profissionais estão cada vez mais procurando aprofundar seus conhecimentos. Seja na própria área de informática ou busca de formas melhores e mais eficazes de administrar sua clínica/consultório.


Mas, muitos se deparam com um grande problema: como exercer a Medicina em sua plenitude, dedicando-se cada vez mais aos pacientes, se é preciso encontrar tempo para pensar nos negócios?


Além de disponibilizar uma Agenda eficiente e um Prontuário Digital do Paciente, que facilitam o trabalho diário da secretaria e do médico, um bom software de gestão também precisa contemplar o Setor Financeiro com um gerenciamento ordenado e sem erros.


1- Reduzir erros é economizar



Em uma clínica/consultório, quanto mais você conseguir reduzir a probabilidade de erro e ganhar tempo, melhor para o fluxo de todo o trabalho. Com uma Agenda inteligente, a secretária terá condições de ser ainda mais eficiente e ágil no desempenho de suas funções, com o agendamento correto de todas as consultas, reforçando a imagem da empresa diante dos pacientes.


Além disso, é preciso destacar a importância da eliminação dos papéis que consomem espaço para armazenamento e demandam tempo na procura de documentos. Lembrando ainda que a possibilidade de perda de documentos importantes do Prontuário Digital está descartada.


2- Tempo é dinheiro


Telemedicina Redução de custos


Sim, também durante o atendimento, é patente o ganho obtido com a informatização do consultório. O médico, a exemplo da secretária, também utilizará poucos toques na tela para fazer seu trabalho, com rapidez e precisão, podendo concentrar suas atenções ainda mais na consulta, estreitando assim a relação médico-paciente.


Alerta: não misture contas pessoais com as da clínica


É sempre bom ressaltar: nunca utilize o caixa da empresa como se fosse sua carteira ou sua conta bancária. Não utilize dinheiro da clínica quando precisar suprir uma despesa de casa. Da mesma forma, não utilize suas finanças pessoais para atender a demandas da clínica. Estas práticas atrapalham o controle financeiro da empresa e podem mascarar a real situação em que ela se encontra. E fique bastante atento ao nosso próximo tópico!


3- Rotina de contas


Como estabelecer o preço da consulta?


Os softwares de gestão foram concebidos para facilitar ainda mais a rotina de seu empreendimento. O perfeito gerenciamento de todas as contas a pagar e receber e o controle sistemático de todas as movimentações financeiras realizadas ajudam a manter em dia a saúde financeira da sua clínica/consultório. Ao permitir a emissão de relatórios e elaborar indicadores, você terá em mãos a realidade do seu negócio, proporcionando seu perfeito gerenciamento do negócio em termos de economia de custos, para que o empreendimento tenha pleno desenvolvimento.


4- Fluxo de caixa



É preciso contar com profissionais especializados na área e que seja de confiança, além de trabalhar com um bom software de gestão, que contemple o aspecto financeiro.


Trata-se de um ponto nevrálgico para a boa operacionalização de todo o sistema financeiro do consultório/clínica. Daí a necessidade de que todas as movimentações do dia a dia do seu negócio precisam ter um controle severo e organizado, cabendo ao responsável pela administração registrar todas as entradas e saídas.


Um bom software de gestão financeira proporciona rapidez no desenvolvimento de todos os processos internos da clínica, permitindo que a equipe aumente a produtividade. Com ele, todos os custos operacionais e a movimentação financeira da sua clínica/consultório serão analisados ao término de cada mês. Os relatórios e os gráficos permitirão ver o desempenho real do empreendimento. Assim, você poderá detectar quais os pontos fracos e ver onde estão os problemas para então procurar soluções. O software permite realizar projeções e estabelecer metas e diretrizes a serem cumpridas.


5- Aumento do faturamento



O aplicativo decreta a aposentadoria da calculadora, da caneta e do papel, auxiliando o faturista (ou a secretária) a realizar o trabalho de faturamento corretamente, conforme as determinações do padrão TISS, evitando a perda de contas. O software é importante para o controle sistemático das glosas geradas pelas operadoras de saúde, além de permitir a geração de relatórios sucintos e com diversos filtros configuráveis sobre todo o faturamento, exibindo os erros detectados no fechamento do faturamento detalhadamente na tela, a fim de serem imediatamente corrigidos. Com tudo isso, ganha-se tempo, o trabalho diminui, as ações são otimizadas e o faturamento aumenta.




Compartilhe