Blog

Plataformas de busca para médicos: devo me cadastrar?

Plataformas de busca para médicos: devo me cadastrar?


Explorar e utilizar todo o potencial que a internet oferece tem sido uma excelente estratégia utilizada pelos médicos para expor o seu nome, de sua clínica/consultório e dos serviços que presta para possíveis pacientes em todo o planeta.


Além das intervenções no Facebook, Tweeter e demais redes sociais, os profissionais da área de Saúde – e não só os médicos – têm investido em outra área.


Há alguns anos, um novo filão surgiu e tem apresentado grande crescimento, chamando a atenção, principalmente, de médicos e dentistas, além dos estabelecimentos de saúde.


Sites específicos têm sido utilizados para abrigar os profissionais que pretendem ver o seu nome visível, principalmente quando os mecanismos de busca o colocarem na cabeça de um resultado, por exemplo, "médicos cardiologistas em São José dos Campos".


Veja abaixo sobre dois deles:


Sites de cadastro de médicos


1 - HelpSaúde


Esta plataforma HelpSaúde pode ser utilizada pelos médicos, pessoalmente ou através de sua clínica/consultório, por hospitais e qualquer prestador de serviço.


Seus empreendedores deixam claro que não têm como objetivo influenciar na escolha de um profissional, indicando um ou outro nome. Ao reunir uma base de dados que ultrapassa 1 milhão de prestadores de serviços médicos, disponibiliza online uma extensa ponte entre os pacientes e os médicos, que têm seus respectivos perfis profissionais expostos.


A conquista do cliente – lembre-se de que este é um negócio como qualquer outro – se dá a partir do momento em que o paciente inicia sua busca na grande vitrine. Ali, ele encontrará uma infinidade de opções para fazer sua escolha: seja pela formação profissional, experiência, pela proximidade geográfica ou pelo conhecimento demonstrado através das respostas dos médicos às questões postadas pelos pacientes.


O serviço é totalmente gratuito para os pacientes. Para os médicos e estabelecimentos de saúde, o HelpSaúde oferece a possibilidade de se destacarem dentro do site, de modo a absorverem mais do grande tráfego de pacientes. Em troca disso é cobrada uma mensalidade.


Funcionamento


Basicamente, funciona como o sistema de busca do Google. Ao acessar o HelpSaúde, o paciente iniciará sua procura digitando palavras para especificar um ou vários parâmetros, como o nome do médico ou clínica/consultório/hospital, plano de saúde ou especialidade. Em seguida, basta clicar em “Buscar”.


Alguns exemplos: Pediatra no Rio de Janeiro, Endocrinologista em Belo Horizonte, Oncologista em Manaus, Hospital Albert Einstein em São Paulo, Santa Casa de Misericórdia em Juiz de Fora. A procura passa por filtros e, assim, o paciente aprofunda a pesquisa para saber se o especialista atende por convênio e qual deles, ou se apenas de maneira particular.


O HelpSaúde é gerido pelos próprios empreendedores e recebeu dois aportes de investimento da Astella Investimentos em 2011 e da Kaszek Ventures em 2012.


2 - Doctoralia


Esta é outra boa plataforma onde o médico poderá fazer o seu “comercial”.  Os acessos às informações contidas no Doctoralia ultrapassam 5 milhões de usuários a cada mês, com seu cadastro abrigando 387.877 profissionais e 66.172 centros médicos.


O Doctoralia traz informações sobre a formação profissional e a competência de cada médico, além de sua experiência em Exames e Procedimentos e Doenças, com seu respectivo telefone. O paciente que for agendar uma consulta via e-mail deve informar que sua fonte de informação foi o site.


Também deixa claro se o profissional, clínica/consultório e demais prestadores de serviços médicos atendem através de convênio ou apenas a particulares.


Caso o paciente desejar saber os preços de outros serviços ou tiver alguma questão sobre os preços, deverá entrar em contato com o profissional.


Anonimamente, os usuários enviam perguntas para os especialistas, sobre qualquer tipo de enfermidade, tratamento ou medicação, que são respondidas gratuitamente. O banco de dados traz mais de 78 mil respostas às questões e também estão disponibilizadas cerca de 360 mil opiniões sobre os médicos.


3 - Atenção, senhores médicos!


Antes de se cadastrarem, procurem se informar sobre a política de privacidade das plataformas. Procurem se assegurar acerca do total sigilo das informações, que não poderão ser compartilhadas com terceiros, impedindo assim que sejam utilizadas para efeitos comerciais.

Confira detalhes no link https://goo.gl/WBLy58




Compartilhe