Blog

Como atrair pacientes com o marketing digital


Com sua eficácia comprovada, o marketing digital é hoje uma poderosa arma para impulsionar o desenvolvimento dos negócios e o setor de Saúde está antenado com esta realidade. Em um mercado de competição acirrada, clínicas, consultórios e hospitais, como qualquer empresa, precisam sobreviver, não escapando desta necessidade.


Apresentar um diferencial é o grande desafio que se impõe para sobreviver, ganhar corpo e nome até se tornar referência. Valer-se da comunicação é uma arma fundamental e, para que o seu negócio apareça e todos saibam quem é você, além da simples e eficiente propaganda boca a boca, com a indicação de pacientes e de amigos, é imprescindível marcar presença na internet.


Orientação profissional


Você não tem tempo, mas não é necessário ser um expert e nem mudar de profissão. Mas, deverá ter ao seu lado profissionais competentes, sérios e de confiança para desenhar e colocar em ação uma estratégia de marketing, que o colocará como referência na sua especialidade médica.


Confira, a seguir, alguns pontos importantes que você precisa ter sempre em mente:


1- Tenha um site atraente


Concursos Públicos para Médicos


Este é o ponto inicial de sua empreitada. Nele, deverão estar, apenas, informações sobre sua vida profissional, com o seu currículo e as titulações. Nada de conteúdo pessoal, vida particular. A meta é apresentar o seu trabalho, a clínica/consultório, com informações diretas e objetivas acerca dos serviços que você oferece, os recursos que dispõe, com a localização geográfica e o horário de atendimento.


2- Foque em conteúdos que ajudem seus pacientes



Apenas as informações necessárias e úteis, que possam ajudar seus pacientes atuais e futuros a tomar decisões. Coloque seus conhecimentos científicos e sua experiência médica à disposição de todos, compartilhando através de artigos, dicas e ainda respondendo suas dúvidas.


3- Tenha um blog e mantenha-o sempre atualizado


Aperfeiçoamento médicodiário


Este é um passo importante e que deve ser visto com bastante atenção. Ao produzir um conteúdo digital, você deve preparar um material rico em informações, a fim de que sua fidedignidade e seriedade sejam reconhecidas. Isto fará com que o seu site se posicione bem, aparecendo nos lugares de destaque quando procurado nos motores de busca, especialmente o Google.


Relembre: por que você escolheu a Medicina como profissão? Então, revele esta sua paixão, sua vontade de servir e procurar a cura, minimizar a dor dos pacientes através do Blog. Escreva, principalmente, sobre suas áreas de pleno domínio. E, também, promova debates e discussões sobre os temas em que possa demonstrar todo seu conhecimento e experiência. Isto reforçará o reconhecimento público, propagando-se nas redes sociais e fazendo com que o seu nome se torne rapidamente uma referência, sendo sempre lembrado e procurado na internet.


4- Esteja nas redes sociais


Aplicativos para Médicos Obstetras


A utilização do Instagram, Facebook, Linkedin, Twitter e outras redes sociais deve ser muito bem explorada. Entretanto, o profissional precisa estar atento com relação a excessos, a fim de evitar que um pequeno vacilo traga consequências desagradáveis, com aborrecimentos que possam colocar sua imagem em risco, com ameaça de perda da credibilidade e da honra.


5- Torne-se um médico 2.0


Relatórios Médicos


Um médico 2.0 é aquele profissional sempre antenado com as tecnologias disponíveis no mercado e que tem presença relevante na internet. Confira dicas de ferramentas de tecnologia para você trilhar esse caminho, como aplicativos, softwares de gestão, marketing digital, etc, clicando aqui.  


6- Lembre-se que o paciente também é um cliente


Boa relação médico-paciente


Não se trata de mercantilismo, mas as instituições de saúde são empresas que precisam conquistar clientes permanentemente, para se manterem ativas no mercado. Atrair os clientes através de uma campanha de marketing faz parte de uma estratégia que tem como meta sustentar o negócio, a fim de que possam oferecer para os pacientes um tratamento médico de qualidade. Além da conquista, é importante fidelizar o cliente/paciente, com uma estratégia amparada no relacionamento entre as partes.


7- Marketing não é ludibriar



Os clientes/pacientes estão cada vez mais exigentes e cientes dos seus direitos. O mercado seleciona naturalmente, eliminando quem deseja ludibriar o cliente. O marketing digital, utilizado com consciência ética e aliado ao atendimento qualitativo, apenas demonstra sua importância para que o hospital, a clínica, o consultório e o nome do profissional sejam sempre lembrados. Como sempre acontece com as grandes marcas.


Conclusão


Em um cenário cada vez mais competitivo, o médico tem procurado não apenas estar atualizado com relação aos conhecimentos necessários para exercer bem sua profissão. Cada vez mais é preciso estar atento e cuidar da sua imagem, construindo ao seu redor uma aura de credibilidade. Isto inclui não só competência, mas também qualidades essenciais para que seja reconhecido pelos pacientes, cada vez mais exigentes. Assim, torna-se imperioso detectar os fatores que podem ser prejudiciais à sua imagem e de seu consultório ou clínica




Compartilhe