Blog

Você já pensou em destinar parte do seu Imposto de Renda para projetos sociais?


Seu humanismo vai além da Medicina? Você é daqueles (as) que gostam de ajudar ao próximo? O que você pensa acerca da ideia de destinar parte do seu Imposto de Renda (IR) para algum fundo ou projeto social?


Você não pagará menos imposto pela ação, mas parte de seu imposto devido poderá ser destinada para um fundo ou projeto. Assim você pode exercer sua cidadania e ainda contribuir para o bem-estar da comunidade, beneficiando principalmente as pessoas mais necessitadas.


Embora o ano-calendário de 2017 tenha se encerrado no dia 31 de dezembro, é possível, durante a Declaração de Ajuste Anual, destinar 3% do IR devido para os fundos de apoio à criança e ao adolescente. É importante ressaltar que a base de cálculo para o valor a doar é o Imposto de Renda devido, e não o valor a pagar ou o imposto retido na fonte.


O cálculo é feito automaticamente pelo programa do IR, bastando acessar a ficha "doações diretamente ao Estatuto da Criança e do Adolescente". Vale lembrar que, como o teto de doações para os fundos é de 6%, caso o contribuinte já tiver doado integralmente durante o ano-calendário, não poderá fazê-lo durante a declaração.


Legislação



Desde 1990, através do Estatuto da Criança e do Adolescente, é permitido que a Pessoa Física que faz a Declaração Completa do IR destine até 6% do imposto devido aos fundos municipais, estaduais ou nacional de apoio à criança e ao adolescente. Já a partir de 2003, a legislação possibilitou que, através do Estatuto do Idoso, o mesmo valesse para ações ligadas à Terceira Idade. Além disso, você poderá apoiar projetos de cultura, audiovisual e esporte aprovados pelas respectivas leis de incentivo dos ministérios.


Orientações



O ideal é que você consulte sempre seu contador, mas é importante ressaltar que as entidades com projetos aprovados e devidamente credenciadas pelos fundos ou leis de incentivo fornecem informações para os contribuintes interessados em fazer doações. Geralmente, os sites dos fundos reservam espaços para cadastro e impressão das guias para pagamento do valor que lhe será destinado. Esteja atento e guarde sempre o comprovante da doação efetuada, assim como os dados do fundo beneficiado, uma vez que são indispensáveis quando você for fazer a Declaração de Ajuste Anual, na ficha "doações efetuadas".


Sem “malha fina”



Procedendo da forma mencionada no item anterior, você não corre nenhum risco de cair nas garras do Leão. Se você preencher corretamente as informações da entidade beneficiada na Declaração de Ajuste Anual ("doações efetuadas"), do outro lado, os fundos também repassarão à Receita Federal todas as doações que receberam e a sua estará lá.


Imposto de Renda do Bem



O movimento foi criado para informar, auxiliar, incentivar e ajudar os contribuintes que pagam Imposto de Renda a destinarem parte dele para ações culturais e esportivas que promovem transformação social. Se você quer ser um agente da mudança, acesse o site e descubra pelo simulador quanto pode destinar e escolha aonde seu IR deverá ser investido através de um dos projetos disponíveis no portal. Todos estão regularmente aptos ao incentivo fiscal e todo o valor investido será devolvido em sua restituição ou será abatido do Imposto de Renda a pagar.


Se você tiver dúvidas ou quiser maiores esclarecimentos a respeito das Leis de Incentivos, entre em contato através do e-mail: faleconosco@irdobem.com.br ou pelos telefones: (51) 3779.0810 - 3737.0809


Alguns projetos sociais


“Doutorzinhos em Ação”



Este projeto de ação social em Porto Alegre (RS) reúne uma equipe de voluntários dentre médicos, enfermeiros, pacientes, familiares e funcionários das unidades hospitalares. Seu objetivo é proporcionar um pouco de descontração e alegria, quebrando a aura de tristeza e frieza dos ambientes de saúde. Os recursos obtidos através da Lei Rouanet são usados para manter o projeto, contribuindo com a formação dos voluntários já atuantes e novos, a fim de proporcionar o atendimento a um maior número de hospitais.


Além de criar um ambiente positivo, que contribui para a recuperação dos enfermos, o projeto traz consigo a filosofia de que “uma atividade de qualidade em humanização deve inspirar o profissional de saúde a investir na qualidade do encontro com o paciente e valorizar seu lado saudável, agregando valor a seu exercício profissional”.


Sempre em duplas e com cerca de 70 “Doutorzinhos”, eles visitam durante três horas os hospitais de domingo a domingo. E seguem uma rotina: a mesma dupla, nos mesmos dias e horários da semana no mesmo hospital. Cerca de 10 mil pessoas, entre pacientes, acompanhantes e equipe hospitalar, são impactados com as visitas a cada mês.


Kinder



A Kinder é um centro de integração destinado para crianças especiais, sendo a única instituição que não é hospital em que os “Doutorzinhos” atuam, em uma parceria que existe há cinco anos. Além de atuar junto às crianças no intuito de colaborar no processo de cuidado, a Kinder oferece todo seu espaço para a formação e o treinamento dos “Doutorzinhos”. Para conhecer mais, clique aqui.


Leitura inclusiva



O projeto Rede de Livros e Leitura inclusiva tem como objetivo promover e realizar ações de leitura inclusiva para que pessoas com deficiência visual tenham oportunidades diversificadas de acesso ao livro e à leitura. Outra meta é fortalecer o vínculo com bibliotecas, escolas e organizações sociais de 11 cidades do Brasil.


Além disso, pretende ampliar o acervo acessível disponível para pessoas com deficiência visual com a produção de 70 títulos em formatos acessíveis Braille, Falado e Digital Acessível Daisy, que serão disponibilizados para acesso gratuito na biblioteca online da Fundação Dorina, com distribuição para instituições de todo o País.


Alguns resultados: 9 mil livros nos formatos Braille, Falado e Daisy distribuídos gratuitamente; 3 mil bibliotecas, escolas e organizações públicas e privadas beneficiadas com acervo acessível; aproximadamente 150 mil pessoas com deficiência visual foram beneficiadas localmente com a distribuição do acervo acessível. Para ter maiores informações, acesse o site clicando aqui.




Compartilhe