Blog

Concursos públicos para médicos: como funcionam? Vale a pena?

Concursos públicos para médicos: como funcionam? Vale a pena?


Em inúmeras profissões, o sonho da estabilidade com um emprego no serviço público cresce na medida em que o Brasil convive com uma alta taxa de desemprego.


Na Medicina, não é diferente, sejam pessoas recém-formadas, que já estão no mercado há algum tempo e até mesmo quem está à beira de receber o diploma e convive antecipadamente com o drama da acirrada competição no mercado.


Porém, para alcançar uma vaga em qualquer opção, é necessário estudar muito, dedicando longos períodos aos livros e abdicando muitas vezes do lazer.


Muitos médicos estão de olho nos concursos, cientes de que o serviço público é um dos maiores empregadores de mão de obra de Medicina no País, contabilizando aproximadamente 215 mil profissionais na rede pública de atendimento.


Além destes 53,75% do total dos médicos atuando no Sistema Único de Saúde (SUS), existem outras alternativas, de contratação temporária (sem concurso público).


Programa Mais Médicos


O Programa Mais Médicos (PMM), do Governo Federal, que oferece oportunidades temporárias de até três anos nas regiões onde existe carência destes profissionais. Confira aqui o Edital Nº 12, de 27 de novembro de 2017 (Adesão de médicos ao Projeto Mais Médicos para o Brasil).


Especialidades médicas mais visadas


As especialidades com a maior quantidade de profissionais no Brasil são:



  • Pediatria

  • Ginecologia e Obstetrícia

  • Cirurgia Geral

  • Clínica Médica

  • Anestesiologia

  • Medicina do Trabalho

  • Cardiologia

  • Ortopedia e Traumatologia

  • Oftalmologia

  • Radiologia

  • Diagnóstico por Imagem


Benefícios dos Cargos Públicos para os Médicos


Concursos públicos para médicos


Estabilidade e segurança significam garantia e tranquilidade para os profissionais concursados.


Além disso, os salários oferecidos geralmente são superiores aos encontrados no mercado e seus benefícios também são mais interessantes, pois os médicos que trabalham em instituições públicas têm direito a férias remuneradas, 13º salário, aposentadoria integral e outras vantagens que praticamente inexistem para o profissional na iniciativa privada.


Alguns Concursos Públicos para Médicos


Concursos públicos para médicos


Existem inúmeras oportunidades em cargos públicos para os médicos e os concursos oferecem salários que vão de R$ 1.200 a R$ 20.000, distribuídos em todas as regiões do Brasil.


Rede SARAH


A Rede SARAH, com hospitais de reabilitação, é considerada uma boa opção para seguir carreira na Medicina. O trabalho é regulamentado pela Consolidação das Leis do Trabalho.


A renomada instituição é vista, também, como excelente local para que o médico desenvolva seus conhecimentos e seu trabalho, além do crescimento pessoal. Para saber mais sobre o processo de seleção, clique aqui.


Ebserh


Outro concurso público bastante procurado é o da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que acena com salários considerados razoáveis para os médicos que desejam trabalhar em hospitais universitários federais.


É importante frisar que, apesar de a remuneração não ser um grande atrativo, o concurso contempla os objetivos de quem deseja estar ligado aos hospitais-escola e ter o ensino da Medicina no seu cotidiano. Para mais detalhes sobre os Editais e Processos Seletivos, clique aqui.


INSS


Além destes, entrar para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é um sonho para muitos, com o detalhe de que abrange conhecimentos e atividades mais voltados para a Medicina do Trabalho, ainda que não exija especialidade.  Para obter detalhes acerca dos concursos previstos para 2018, clique aqui .


Alternativa muito bem vista, também, são os concursos para preencher vagas de médico-legistas.


De olho na Internet


 Concursos Públicos para Médicos


É importante que você esteja atento e realize buscas constantes na Internet. Esta é a maneira mais prática e rápida para conseguir informações, ressaltando que é preciso olhar cuidadosamente a idoneidade dos sites, optando pelos oficiais e seguindo conselhos de profissionais e amigos.


E, sim, reserve uma dose especial de tempo e paciência, para vasculhar com atenção as publicações do “Diário Oficial da União”, pois ali você encontrará todos os concursos públicos da esfera federal. Já para os concursos estaduais e municipais, é preciso olhar os diários relacionados com cada repartição pública.


Também existem os sites específicos que trazem a lista de concursos e editais, com link para as oportunidades disponíveis.C onfira nos links alguns concursos com vagas abertas para Médicos em todo o Brasil que serão realizados no decorrer de 2018: jcconcursos.uol.com.br e www.concursosnobrasil.com.br


#EuConcursado – Concursos Médicos


Além disso, na página #EuConcursado – Concursos Médicos, no Facebook, a Editora Sanar promove contato direto com todos os profissionais de Medicina no Brasil. As postagens diárias permitem o intercâmbio entre os interessados, com a disseminação das oportunidades através de profissionais, colegas acadêmicos e amigos.


Mediante inscrição, nela você encontrará também informações sobre concursos e residências, podendo receber notícias via e-mail sobre os editais dos concursos abertos e previstos, mais questões comentadas e vídeo aulas gratuitas.


 




Compartilhe