Blog

Que tal começar 2018 com agenda cheia?


Vários fatores contribuem para o crescimento de uma clínica/consultório. Desde o primeiro atendimento e o conforto proporcionado pelas instalações físicas até a atenção na sala de espera e a realização da consulta, além da utilização de equipamentos de alta tecnologia. Tudo isto contribui para envolver as pessoas, fidelizando os pacientes e proporcionando ao estabelecimento criar uma imagem positiva e com potencial para conquistar novos clientes. Com qualidade e ética.


Sim, seu consultório/clínica é um negócio como outro qualquer e que precisa estar à frente, uma vez que a concorrência na área da saúde é cada vez maior. A seguir, confira alguns tópicos para você começar bem 2018.


1 – Atendimento personalizado


Fidelize seus pacientes


Existe algo mais gratificante do que ser reconhecido e tratado pelo nome quando você vai a uma clínica/consultório? Desde a secretária e colaboradores até o médico! Isto evidencia a importância que o estabelecimento reconhece em cada paciente, lhe conferindo um tratamento humano e deixando claro que dá maior importância às pessoas do que aos números. O tratamento personalizado revela a preocupação da clínica/consultório em proporcionar atenção, qualidade e um estreitamento na relação médico-paciente.


2 – Parceria no tratamento


Quando o paciente decide abandonar o tratamento


O estreitamento da relação médico-paciente está na ordem do dia, tornando-se um pressuposto básico saber ouvir. Deixe que o paciente externe todas as suas angústias, preocupações e temores. Não tenha pressa em fazer o diagnóstico, prescrever a receita e encerrar a conversa. Ouça, para depois falar, troque ideias e responda os questionamentos, procurando fazer com que o paciente se sinta especial, tenha confiança em você, acredite e colabore para o sucesso do tratamento.


3 – Fora das consultas


Aplicativos para Médicos Obstetras


Caso seja requisitado fora dos horários das consultas, demonstre disponibilidade para tirar dúvidas, alimentando uma aproximação, mas também estabelecendo limites para que não haja invasão de privacidade. A tecnologia tem sido um ponto de apoio fundamental para o aprimoramento das relações entre médicos e pacientes. Todavia, esteja atento à utilização das redes sociais e siga sempre os preceitos do Conselho Federal de Medicina. Não se exponha e tampouco seus pacientes.


4 – Marketing digital



Você dispõe de vários canais para expor suas ideias e disseminar seu conhecimento científico, sem exibicionismos e vaidades. A fidelização e a conquista dos pacientes estão ligadas diretamente à sua imagem. Escreva artigos, faça pequenos posts, participe de chats, responda às perguntas dos pacientes e sempre dê dicas para que possam ter uma vida mais saudável. Torne-se uma referência em sua especialidade, pois assim será lembrado para proferir palestras e participar de seminários e demais eventos, sendo obviamente sempre lembrado pela mídia. Uma coisa puxa a outra, podendo canalizar mais pacientes para sua clínica/consultório.


5 - Gestão de qualidade


software de gestão para consultórios, clínicas médicas e pequenos hospitais


Um bom software de gestão otimiza suas consultas, proporcionando melhor desempenhando em todo o trabalho da clínica/consultório. Uma rotina desenvolvida sem atropelo e erro, com um atendimento rápido e eficiente, possibilita ter um precioso ganho de tempo. Tudo isto reflete na boa imagem pública do empreendimento, com a plena satisfação dos pacientes se transformando em propaganda gratuita, que pode atrair novos clientes.


6 - Estabelecimento de parcerias


Médicos Parceiros


Sempre que possível, fortaleça o seu relacionamento com os colegas da classe médica, que poderão indicá-lo para algum paciente quando houver necessidade. Também é importante estar em contato com clubes, associações, academias e escolas que também poderão indicar novos clientes.


7 – Cartão atualizado


A importância dos cartões de visita para os médicos


Não se esqueça de atualizar o seu cartão, procurando fazer algo moderno e atrativo graficamente, com as informações básicas sobre você e seu consultório/clínica. Renove o material impresso e deixe em ,academias, clubes, escolas, associações e clubes.


8 – Recuperando clientes


Boa relação médico-paciente


Dê uma atualizada em sua agenda e veja que desapareceu das consultas. Procure saber se estão bem e qual o motivo do “sumiço”. Sua secretária poderá fazer o contato telefônico ou através de um e-mail devidamente personalizado e bem redigido. Ofereça descontos, caso a reclamação seja em função do valor da consulta.




Compartilhe