Blog

5 maneiras de modernizar o atendimento do seu consultório/clínica


Os anos de academia ficaram para trás e você mergulhou definitivamente na prática médica, mantendo sua atualização permanente para acompanhar a evolução científica. Agora, com sua clínica/consultório, precisa aliar seus conhecimentos e experiências com os avanços tecnológicos e as melhores práticas de atendimento aos pacientes para apresentar-se com um diferencial no mercado.


Qualidade e humanismo, acima de tudo, com rapidez e eficiência, uma vez que na correria da vida moderna todos dizem que não têm tempo a perder. Com um detalhe: os pacientes estão cada vez mais interessados em saúde e procuram se informar principalmente através da Internet. Adotar uma estratégia de atendimento nesse sentido é fundamental. Confira abaixo algumas dicas importantes:


1- Esteja sempre atento ao paciente


Contornando problemas


Um dos temas em voga é o estreitamento da relação médico-paciente. Além da atenção centralizada na sala de consulta, mantenha-se receptivo e disponibilize formas de contato para que o paciente possa falar com você quando necessário (mas sem permitir que haja invasão de privacidade). É normal que ele possa ter alguma dúvida sobre um ponto da consulta.


Este canal pode ser o que você julgar melhor, seja por e-mail, telefone, WhatsApp, SMS ou de um chat, caso tenha um site. É uma forma rápida de manter confiança e fidelidade ao seu trabalho, estimulando-o a colaborar para que o tratamento seja positivo e mais rápido, além de ter o seu reconhecimento como médico capaz e dedicado.


As opções são inúmeras diante dos recursos tecnológicos, que permitem, além de tirar as dúvidas, marcar consultas, conferir laudos e enviar mensagens de texto para lembrá-los das suas consultas ou avisar do resultado de exames.


2- Adote um software de gestão


Software de gestão de consultórios, clínicas médicas e pequenos hospitais


Este é um ponto de grande relevância, pois a organização é a chave para que seu consultório/clínica funcione de maneira correta e dinâmica. Ganhar tempo é essencial. Para você e para a secretária, assim como para os setores administrativo e financeiro.


É preciso adequar todos os processos, desde o momento da marcação de uma consulta, feita pessoalmente ou por telefone, eliminando burocracia e toda uma enxurrada de papéis que se avolumam e que podem ser misturados e/ou perdidos. Um único erro nessa papelada pode consumir horas de atraso e causar atropelos desagradáveis, como a troca de laudos médicos de pacientes, algo péssimo para a imagem da empresa.


A melhoria no fluxo dos processos garante maior qualidade e rapidez no atendimento, redução de custos e de erros, fim da desorganização, qualidade técnica, maior segurança e confiabilidade e também reforço na imagem do consultório/clínica.


Ao adotar um software de gestão é importante que você esteja atento aos requisitos básicos de sua empresa. Verifique suas reais necessidades, faça comparações entre os recursos disponíveis e opte por aquele que melhor se adequar ao tamanho e às exigências de sua clínica/consultório.


3- Mantenha presença na internet



Para além do consultório/clínica, a ciência médica fervilha na Internet, com uma infinidade de informações disponibilizadas de forma incessante. Médicos e pacientes participam de redes sociais e têm sites, compartilhando dúvidas e buscando respostas.


É impensável, no mundo de hoje e em um mercado cada vez mais concorrido, que seu consultório/clínica ainda não esteja marcando presença na rede mundial de computadores. Esta é uma forma prática e barata de mostrar para um público incalculável o trabalho de sua clínica/consultório, tornando-o mais conhecido e atraindo novos pacientes.


Se você não dispõe de tempo suficiente para isso, contrate um profissional reconhecido da área para criar o site, repassando para ele seus objetivos. Lembre-se de que deverá conter informações essenciais, como as especialidades e os exames oferecidos, o endereço e os contatos, além da divulgação do logotipo. Você pode optar por divulgar conteúdo próprio, com dicas de saúde para os pacientes, ou compartilhar links de referência médica, principalmente da sua especialidade.


4- Mantenha presença nas redes sociais



O Facebook é um importante canal que você poderá utilizar para divulgar sua clínica/consultório, mostrando seu trabalho, com a sua localização e a especificação das especialidades oferecidas. Você também poderá utilizar o conteúdo do site para divulgar notícias de interesse dos pacientes.


É importante destacar que esta presença deve ser marcada de forma profissional, séria, sem cair na divulgação de fotos e notícias da vida social que possam provocar algum tipo de dissabor futuramente, causando manchas em sua reputação.


Além disso, o Facebook disponibiliza diversas e boas ferramentas para as páginas, objetivando impulsionar as publicações, a fim de garantir maior visibilidade do conteúdo.


5- Modernize seus equipamentos


Telemedicina Morsch


Para tudo isso, você precisará também investir em melhorias técnicas, com a modernização dos equipamentos da sua clínica/consultório. Os equipamentos médicos têm evoluído de uma forma soberba e rápida, e os de última geração cada vez mais são requisitados pelos pacientes. O retorno pode ser lento, mas gradual e certeiro, uma vez que contribuirá de maneira significativa para o engrandecimento da imagem da empresa.




Compartilhe